segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Encontro em SP e mudanças à vista

Para quem pretende dar entrada no processo de imigração nos próximos anos, é bom dar uma olhadinha no link abaixo. Parece que, a partir de 2015, o processo de imigração para o Canadá ficará mais parecido com o da Austrália. Se me lembro bem e não estou confundindo, nesse tipo de processo os candidatos preenchem um formulário com várias informações que fica disponível para os empregadores do país consultarem, contatarem e etc. No caso de uma empresa querer contratar alguém de fora, o visto é emitido e o imigrante poderá solicitar a cidadania posteriormente.


Como sempre, isso será bom para uns e ruim para outros. Todo mundo sabe que o Canadá vem fechando a porta para tornar o processo de imigração mais útil para eles (= evitar pessoas que não têm formação ou profissões compatíveis com a demanda da província e/ou que acabem pulando para outras províncias ou mesmo outros países), e isso se reflete na lista de profissões que foi estabelecida de uns anos pra cá e na alteração da pontuação que essas profissões recebem. Ainda assim, pessoas cujas profissões têm demanda relativamente baixa - e que, mesmo assim, podem dar entrada no processo atualmente - talvez não consigam mais ir paras as terras do norte por esse caminho. Tudo vai depender, no fim, de quanto a sua profissão está sendo requisitada por lá. Por outro lado, o atraso que consome a vida de todo cidadão de bem que participa do processo de imigração provavelmente tende a acabar. Então, avalie bem as suas chances, motivações e todos os outros aspectos, você aí, que ainda vai dar entrada no processo de imigração, e tenha em mente essa possível mudança a partir de janeiro de 2015.

Mudando de assunto, no último domingo rolou um encontro de futuros imigrantes aqui em São Paulo. Não coloquei nada no blog porque eu mesmo vi muito em cima da hora, achei até que ficaria de fora. Mas deu tudo certo e ficamos ontem das 10 às 15 horas batendo papo, dando risada e chorando as pitangas da demora nos processos de cada um. Teve gente de todos os estágios: pessoas no provincial, pessoas no federal, prioritários que estão esperando CSQ há eras, gente que ainda não deu entrada em nada... enfim, foi muito legal poder ter contato com pessoas que estão vivendo mais ou menos a mesma situação. Às vezes, a gente se sente tão alienígena com essa história de ir embora pra outro país quando todo mundo à sua volta está com os pés bem fincados nesta realidade aqui que parece até que você está numa viagem alucinógena. Bom, no próximo encontro colocarei os dados aqui, caso alguém queira participar (ou vocês podem acompanhar pelo fórum da Comunidade Brasil Québec, que foi um dos lugares onde a chamada foi feita).

Bonne chance à tous et à bientôt!

6 comentários:

  1. Olá Doug! tudo bem?
    Tenho acompanhado os blogs de imigração, mas acabo quase nunca comentando...Sou do FSW 2013 e tenho tentado escrever um blog tb. Poxa, da próxima vez posta sobre o encontro sim...eu mesma só vi no sábado e não dava mais tempo de ir :(
    Abraços e boa sorte pra nós! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia, tudo bem e você?
      Pode deixar, da próxima vez espero estar mais antenado e divulgar aqui também com alguma antecedência.
      Abraço e boa sorte! : )

      Excluir
  2. Olá Doug!

    Que pena não fiquei sabendo do encontro, seria interessante ouvir outras pessoas de diferentes processos. O pc do trampo não abre o site - nice.

    Sobre o processo a partir de 2015, se depender da demanda da minha profissão estou perdida.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Izabel!

      Sim, realmente é bem legal a gente conhecer outros no mesmo barco. A gente, às vezes, parece estar ilhado no processo hehehe.

      Espero, então, que você não dependa desse processo de 2015!

      Abraço e boa sorte!

      Excluir
  3. Sobre o processo a partir de 2015 de acordo com o texto, somente no processo federal é que serão aplicadas essas mudanças....pelo menos por enquanto....
    Acho que para o processo provincial essas mudanças não sejam aplicadas já em 2015... é oque eu penso e espero rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Carlos, por enquanto, só será válido para o Federal.. o receio é que esse modelo de imigração seja adotado pelas províncias também. Aí a coisa fica séria hehehe.

      Excluir