terça-feira, 10 de abril de 2012

J'adopte un pays!

Muita gente já conhece essa série, produzida pela Radio Canada Internacional, mas acho sempre válido comentar, até porque todos os dias surgem novos interessados em imigrar. Nela, acompanhamos os últimos passos no Brasil e os primeiros passos em terras canadenses de um casal brasileiro, o Patrick e a Valéria. Da despedida da família à obtenção do primeiro emprego, passando pela exploração da cidade e o encontro com nativos, o aprendizado e a dificuldade do inglês e do francês, a gente acompanha em cada episódio.



Acho essa série legal por dois motivos: a gente tem uma ideia (bem vaga, mas ainda assim uma ideia) do tipo de situações que provavelmente vamos encontrar por lá e também vemos a evolução dos dois, tanto na questão do idioma (eu particularmente acho louvável o salto que os dois deram no francês após três meses de Canadá) como na ambientação. 

A série é relativamente antiga. Comparado com as recentes mudanças na imigração, quando eles foram o processo era quase um chá com bolachas (e aqui não vai nenhum demérito aos dois, é simplesmente um comentário em relação aos obstáculos impostos com as últimas mudanças), mas o bom é justamente que o foco da série é na adaptação lá no Canadá. Enfim, acho que sempre vale a pena assistir, eu mesmo gosto de rever de vez em quando. São vinte episódios, se você abrir o vídeo no YouTube pode encontrar os outros facilmente na lista do lado direito.

À bientôt!

2 comentários:

  1. Obrigado pela força Doug!

    Pois é, estou ainda na luta por aqui para concluir os documentos necessários, e fiquei surpreso com a nota. C1 é algo que ainda estou bastante distante de chegar, mas com certeza vai me garantir muitos pontos no processo!

    Essa serie que você postou é realmente muito bacana. Queria eu ter enviado os documentos nesta época de chá com biscoitos. rs..

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Hehehe mas acho que tudo tem sua hora. E esse C1 vai te ajudar e muito! Boa sorte ae!

    ResponderExcluir