quinta-feira, 12 de abril de 2012

Processo de Manitoba - breves informações e relato

Com o processo de imigração por Québec fechando as portas na cara de todo mundo tornando-se mais restrito, os candidatos a imigrantes começam a olhar para outras opções, inclusive na Latvéria fora do Canadá. 

Como muitos sabem, muitas (se não todas) as províncias canadenses possuem seus próprios programas de imigração, assim como o Québec. O do Québec é o mais conhecido e divulgado porque, até bem pouco tempo, era bem mais aberto e o que mais opções dava a quem não tinha, digamos, todas as qualidades exigidas para pular daqui pra lá. Mas, com as recentes restrições e mudanças, é bom saber que há outras opções. 



Um processo que foi divulgado há relativamente pouco tempo, este ainda dentro de terras canadenses, é o da província de Manitoba. Não cheguei a ler a fundo sobre os requisitos para o processo, mas, em resumo, seria assim: você, cortando o leitinho das crianças bancando do seu próprio bolso, faria uma viagem exploratória à província. Nela, reuniria informações, principalmente sobre o mercado de trabalho local relativo à profissão que pretende exercer lá, além de outras como custo de vida, bairros e etc, e, ao final da viagem, seria entrevistado por um oficial do governo. Com base na conversa que vocês tiverem, ele pode ou não aprovar a sua imigração pra lá.

Esse é um processo ainda pouco conhecido, até porque não só é necessário fazer uma boa pesquisa antes (ou seja, realmente saber em quais cidades você poderia exercer sua profissão sem maiores problemas), como também é aconselhável contatar empresas até mesmo antes da tal viagem, a fim de garantir umas palavrinhas com quem pode ser seu empregador por lá. Isso sem falar, é claro, que a viagem toda é bancada por você mesmo, incluindo tudo mais que você fizer por lá. Tem gente que acha isso o pior, já que você, no fim das contas, só tem uma garantia de ser entrevistado no final, ou seja, não tem tabelinha de pontos pra somar e ver se suas chances são maiores ou menores. Mas enfim, se for pra comparar, tem gente que paga todo o processo do Québec, faz uma ou mais viagens pra lá pra conseguir pontos (dentre outras coisas) e, no final, também não tem garantia nenhuma, já que (como muita gente esquece e como fomos devidamente lembrados há pouco tempo), o processo muda e a decisão final é do governo canadense.

Bom, quem quiser saber mais pode dar uma olhada nos links abaixo:

Site do processo de imigração para Manitoba: http://www.immigratemanitoba.com/
Relato de alguém que conseguiu passar no processo (em inglês): http://www.sacanada.org/topic/16381-manitoba-exploratory-visit-for-pr-route/


7 comentários:

  1. Esse processo eu acho que se o houver mais mudanças no processo de Quebec, muitas pessoas vão optar pelo processo de Manitoba, eu possa ser um deles, ainda estou estudando francês para iniciar o processo em 2014, caso haja mais mudanças vou optar pelo processo de Manitoba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, acho que o importante é saber que existem outras opções e se inteirar sobre elas. Se um caminho não serve, outro pode servir.

      Excluir
    2. Isso é vdd! meu objetivo é em 2014 começar o processo com o intuito de ir para a Cidade de Montreal, ou Ville du Québec, caso ocorra mais mudanças e eu não consiga ir para o processo do Québec, esse é uma outra opção que pode ajudar muito ^^

      Excluir
  2. Valeu pela visita é pelas felicitações.

    Esse processo por Manitoba é uma opção heim. Não saindo Québec essa pode ser a porta de entrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas quase certeza que você passa no do Québec.

      Excluir
  3. Já ouvi falar desse processo tbm mas não me aprofundei na pesquisa.
    Ah, adorei o novo Layout do blog, mas o texto nos comentários (azul), não dá pra enxergar nadinha.

    Abração!!!

    ResponderExcluir