sexta-feira, 30 de março de 2012

Governo canadense vai devolver parte dos processos federais


Pois é. Lembra aquela história de que seria bem difícil o governo canadense tomar uma medida tão drástica quando devolver processos que já estão lá aguardando análise? Então, já não é mais tão difícil assim.

Conforme pode ser conferido nos links abaixo, foi justamente isso que o governo canadense acabou de anunciar. Processos federais (não da parte federal do processo por Québec) enviados antes de 2008 e que ainda não tiveram resposta serão devolvidos, juntamente com as devidas taxas. A explicação oficial apresenta dois pontos principais: primeiro, a necessidade de adequação ao orçamento deste ano e ao previsto para os próximos exercícios. Não é novidade que a economia do Canadá, assim como de boa parte do mundo, está enfrentando dificuldades, e o corte de gastos planejados pelo governo atingiu também os processos de imigração. Com a decisão de devolver os processos enviados antes de 2008, o governo espera poder economizar daqui para a frente na análise dos processos.

O segundo ponto alegado é que, como as regras para o processo federal mudaram em 2008, e como isso já está fazendo quatro anos, as pessoas que submeteram seu pedido de imigração antes de 2008 provavelmente já não se enquadram no "novo perfil de imigrante" que o Canadá deseja. Assim, em vez de se arriscar a mandar muita gente pra lá e esse povo todo acabar fritando hamburger mesmo tendo Ph.D., o governo optou por devolver os processos de todos eles.

Nem faço ideia de como devem estar se sentindo as pessoas que estão nessa situação. Em alguns países, a fila de espera para a imigração para o Canadá chega a seis ou sete anos. Imagina agora, depois de todo esse tempo, você descobrir que simplesmente desonsideraram tudo e que, se você quiser, vai ter que começar tudo de novo.

Aliás, é bom ressaltar isso: há pessoas que não poderão entrar no processo justamente porque a lista de profissões admitidas pelo processo federal muda a cada ano. Assim, candidatos que podiam submeter tranquilamente sua documentação em 2006 ou 2007 talvez não possam mais fazê-lo de acordo com a mais recente lista de profissões aceitas. Ou seja, para algumas pessoas, realmente o processo federal chegou a um fim - sem alegria. Nos outros casos, os candidatos podem entrar novamente no processo, seguindo as regras atuais.

Comentei ontem ou anteontem numa das listas de discussão de que participo que, no fim das contas, a gente nunca tem garantias de nada, muito menos de conseguir ou não passar incólume por todo o processo. Há e sempre houve o risco (minimizado por muitos) de que o governo canadense resolva mudar as regras no meio de jogo. É horrível para quem redirecionou o foco da vida para isso, mas é prerrogativa deles, e é por isso - mais uma vez - que é bom lembrar: plano A e B não serve só pra entrevista pro Québec. É preciso ter planos para o Brasil também, ou para imigrar para outros países, caso as coisas não saiam do jeito que queremos.

E, sim, tem gente que não quer ouvir isso, mas... se aconteceu algo como isso no federal, pode muito bem acontecer no provincial. Sem pânico, claro, mas é bom saber que nada é impossível.

Fontes com mais detalhes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário