quarta-feira, 8 de abril de 2015

Entrei na McGill! :)



Tá bom, não é como se eu tivesse sido aceito pra um curso de graduação ou pós. Não tive de enfrentar milhares de candidatos e mostrar o meu valor. Não foi preciso sacrificar nenhum tributo. Afinal, é só um curso de inglês e acho que, pra não entrar, só se as vagas tiverem sido ocupadas ou se você não puder pagar.

Mas, ainda assim... entrei!! Como venho falando há um tempo, meu foco neste primeiro ano vai estar voltado para os idiomas. Para trabalhar na minha área ou voltar para a faculdade, o inglês e o francês têm de estar tinindo, não importa meu  nível de ansiedade. E, em se tratando do inglês, dentre as dezenas de opções que existem para aprender ou melhor o idioma, eu escolhi o curso da McGill.

Por quê?

Tive excelentes de referências de pessoas que já fizeram o curso. Todas, de vários níveis, disseram que aprenderam muito com o curso. Além disso, é um curso intensivo: vai me deixar quase seis horas por dia, de segunda a sexta, em contato direto com o idioma, fora os trabalhos, as leituras e lições de casa pra fazer. E, como se não bastasse, ele ainda é aceito pela própria McGill como prova de proficiência no idioma (tá, convenhamos, que é o mínimo, né? Se eles oferecessem um curso de proficiência e, no final, exigissem um IELTS da vida pra entrar na faculdade, não daria muita credibilidade). Ou seja, se eu resolver voltar de verdade pros bancos da faculdade e tentar entrar na McGill, é menos um requisito a cumprir.

Pra entrar, foi bem simples. Primeiro, fiz um cadastro que me deu acesso ao formulário de inscrição. Nele, além de dados pessoais, você informa também o curso que quer fazer, qual o trimestre em que vai começar (inverno, verão ou outono) e insere outras informações, como escolaridade e status no país (para residente permanente, os preços são mais em conta). No fim, você envia o pedido e faz o pagamento da taxa de inscrição, que custa 80 moedas de ouro canadenses e não é reembolsável, independente da decisão.

Depois disso, você espera uns dias e recebe um e-mail ou uma carta (no meu caso, foram os dois) dizendo que eles receberam o pedido de inscrição e solicitando que você mande os documentos necessários e faça o pagamento da tuition, que é como se fosse o valor do módulo ou trimestre, e que pode variar dependendo de o curso ter créditos ou não, e de quantos créditos você vai pegar. No meu caso, o curso não tem créditos (até onde vi), então o valor é fixo por módulo. Em relação aos documentos, me pediram só o passaporte, a confirmação de residência permanente e o certificado de conclusão do ensino médio ou diploma da faculdade. Pude enviar o passaporte pelo próprio sistema de inscrição da McGill, mas a confirmação de residência e o histórico só por correio ou por e-mail.

Aí, foi meio que um revival de curta duração do processo de imigração. Conjugar o verbo attendre, tentar não ficar obcecado com o negócio (porque, pra mim, é fundamental começar a estudar algum dos idiomas o mais rápido possível), entrar todo dia no sistema pra ver se tinha alguma alteração... e o pior é que, mesmo que o sistema indique que você foi aceito, só a cartinha formal deles serve como um comprovante legítimo de aceitação. Alguns proprietários de apartamentos, por exemplo, aceitam melhor a ausência de histórico de crédito na hora de alugar se você for estudante - mas aí você tem que comprovar que é estudante, seja com uma carta de aceitação ou com a carteirinha da universidade.

Duas semanas depois, volto eu de mais um passeio à biblioteca (tô pensando em morar lá, será que aceitam que eu fique de vigia em troca de abrigo?) e me deparo com o envelopinho da McGill me esperando debaixo da porta. Abri com cuidado, mas afobado, e lá estavam o recibo do meu pagamento e a carta de aceitação!




Veio também o local, a data e o horário do meu teste de nivelamento, que vai me permitir saber em qual dos módulos vou começar (e, assim espero, terminar tudo em menos tempo). A admissão vale por um ano. Se eu não concluir o curso nesse período, tenho de fazer um novo pedido de admissão.

Com isso, comecei a sentir pra valer que as coisas estão andando! Vou dar o gás para sair de lá com o inglês tinindo e deixar mais uma etapa pra trás! Agora preciso saber o que fazer em relação ao francês, mas acho que só depois do teste de nivelamento pra eu ter uma noção mais próxima da realidade...

Se alguém tiver interesse, taí a página do curso.

À bientôt!

8 comentários:

  1. Caminhando e cantando e seguindo a canção! So far so good rs..

    Mas a pergunta que não quer calar: quanto custa essa brincadeira de estudar inglês em um lugar modesto como a McGill? rs..

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Filipe! Seu comentário me fez lembrar que eu ia colocar o link pro curso no fim do post e esqueci.. vou já ajeitar isso. Mas, enfim, o curso custa 1690 moedas de ouro canadense por módulo, o que dá uns 11 dólares por hora/aula, se não estou enganado. É uma graninha boa pra desembolsar, então espero que seja bom mesmo!

      Abraço!

      Excluir
    2. Parabéns!!! Pelo visto tudo está se ajeitando. Estava olhando os valores de alguns cursos lá e a diferença de valores entre RP e estudantes é absurda.

      Excluir
    3. Valeu, Diogo! É, devagarzinho as coisas começam a entrar nos eixos.

      E, sim, praticamente em qualquer universidade aqui, pra maioria dos cursos, é muito mais negócio (em termos financeiros) ir pra universidade como residente permanente do que como aluno estrangeiro. Mais de 10.000 dólares (por ano!) de diferença, em diversos casos.

      Excluir
  2. Legal, legal! Nos diga quais são suas impressões conforme você vai avançando!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pó dexá! Espero ter tempo pra isso. Agora, tô até ocioso demais pro meu gosto, mas a mamata logo acaba.

      Excluir
  3. Parabbéns Doug!!!!

    Isso vai lhe abrir várias portas!!!

    Congrats Man!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, meu caro!! Espero que sim, é um dos objetivos (além de vencer um tanto da introversão).

      Abs!

      Excluir