quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Adiando os exames

(Outra sugestão para o título do post: "Como as pessoas que estão esperando entrevista, CSQ, pedidos de exames, etc vão querer me apedrejar em praça pública por não ir embora logo")

Bom, se você acompanha o blog há algum tempo, deve ter notado que eu não estive fazendo vudu com esterco de cabra roendo as unhas de ansiedade para que o processo fosse pra frente. É claro que, sim, eu queria (e quero) que ele continue indo bem, mas sempre soube que ele demoraria eras, e não fiquei desesperado por ver os meses passando e o processo no limbo. De verdade. Tava até calmo e tranquilo.

Pois bem. Parece que minha calma e tranquilidade foram exageradas. Agora que o pedido de exames médicos chegou, muita gente está correndo para o laboratório mais próximo para se livrar desta penúltima etapa e poder aguardar ansiosamente o pedido de passaportes. Só que.. bom... eu não.

Como falei no post anterior, o pedido de exames médicos me pegou de surpresa. Até o fim do ano passado, eu achava que, na melhor das hipóteses, teria notícias do consulado entre o fim deste ano e o início do ano que vem. As pessoas me perguntavam e eu falava: "ih... só ano que vem e olhe lá". Quando vi a notícia sobre a diminuição no número de processos de imigração, achei que talvez eu tivesse notícias no meio deste ano. Mas eis que recebi meu pedido na última segunda, e toda a minha calma foi para o espaço.

Explicando melhor: como eu estava calmo e tranquilo, me comprometi com várias coisas aqui em São Paulo este ano que, se não são impossíveis de serem mudadas, serão, no mínimo, trabalhosas e me trarão algum prejuízo financeiro em caso de eu debandar. Meu plano era passar 2014 inteiro aqui, continuar juntando uma graninha e, em dezembro, picar a mula para Brasília e aguardar o fim do processo lá, chez mes parents, curtindo a vida boa e sendo mimado. Assim, além de ter tempo para finalizar tudo com tranquilidade aqui em São Paulo, eu teria alguns meses para ficar com a família e concluir as pesquisas do que fazer inicialmente (como transferir dinheiro, onde ficar lá em Montreal, etc). Estava contando ir mais ou menos em maio de 2015, achando que estaria bonitinho dentro do prazo de um ano. Rá!

Agora as coisas mudaram. A partir do momento em que eu fizer os exames (e contando que eles estejam ok, claro), terei um ano para entrar no Canadá e concluir o processo (o famoso landing). Para fazer e enviar os exames, tenho 60 dias, que já estão correndo desde o dia 27/01. Digamos que eu faça xixi no potinho no início de março e dê tudo certo. Isso significa que terei até o início de março de 2015 para entrar no Canadá, o que me faria pousar por lá ainda no inverno, sem lenço, com alguns documentos, e com algum casaquinho da C&A (sou simples, gente!) que decerto me garantiria só algumas horas de vida.

Outra possibilidade seria eu fazer logo os exames, mandar os passaportes assim que solicitado e, em algum momento entre maio e outubro deste ano, fazer o meu landing para que o prazo pare e eu já seja considerado residente permanente. Até algum tempo atrás, pelo menos, algumas pessoas faziam o landing, ficavam lá no Canadá um mês para dar entrada nos documentos e voltavam ao Brasil para finalizar pendengas, mesmo sem ter ainda a carteira de residente permanente. Daí, para voltar ao Canadá, era necessário solicitar ao consulado do Canadá no Brasil um documento de viagem que substitua a carteira de residente permanente para fins de viagem. Não sei se isso ainda é feito, não sei se há prazo mínimo ou máximo para ficar fora e nem se é só isso aí mesmo. Ainda tenho que pesquisar.

O que acho que vou fazer, no momento, é adiar os exames para o fim de fevereiro ou início de março para ganhar mais um mês de prazo. Daí depois eu vejo o que é melhor fazer. Uma coisa é certa: por mais que eu tenha entrado no processo para ir para o Canadá, nunca foi minha intenção ir de qualquer jeito. A imigração, pra mim, começa depois do landing, então não quero fazer nada no desespero pra ir logo. Ao mesmo tempo, pensar que daqui a uns três meses talvez eu já pudesse estar abraçando meu novo país... ô, vontade!!!!

À bientôt!

4 comentários:

  1. Não julgo sua situação, meu amigo!

    Todos nós passamos por certa agonia em algum momento desse processo, e até mesmo por sua demora, nos planejamos por longos períodos de tempo para viver ainda no Brasil, pois afinal, a vida não pára.

    Eu estou aqui naquela peleja, esperando algo acontecer com relação ao CSQ, que já somam 1 ano e 7 meses de espera. Apesar de ter a expectativa de chegar no Canadá apenas no segundo semestre de 2015, ver as coisas sem andar dão aquela sensação de que há algo de errado. rs..

    Mas se tiver condições, faça o landing, dê uma volta como "turista" e volte para Brasília para aproveitar a família. Assim você faz duas coisas bacanas, já resolve os documentos canadenses, e já chega "a ponto de bala" para o real início dessa saga da imigração. rs..

    Boa sorte em sua decisão!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Eu estou pensando mesmo nisso, Filipe. Se for possível mesmo fazer o landing, ficar um mês por lá pra dar entrada nos documentos canadenses e voltar, há uma boa chance de que eu faça isso! Eu queria que, quando eu entrasse no avião, já estivesse indo de uma vez, mas... bom, planos existem para serem mudados, né? Hehehe

    Valeu pela força e continuo torcendo para que desenrolem seu processo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Doug, decidimos quem nem você, fazer os exames em 10/03....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, vocês acreditam que marquei os exames pro mesmo dia??? Desse jeito, vamos ser vizinhos hehehe

      Excluir