quinta-feira, 11 de abril de 2013

Francisation en ligne

E eis que hoje, ao abrir minha caixa de e-mails, vi um do MICC sobre a francisação on line! Já tinha ouvido falar, mas também sabia que tinha gente que nunca recebia o convite, independente do nível de francês atingido e/ou demonstrado na entrevista. Então, nem estava achando que ia receber nada, mas... bem, chegou! : )

Pelo pouco que vi, você se inscreve e tem de ser aceito primeiro. Não sei se há algum critério a ser avaliado fora se você tem ou não o CSQ. O e-mail fala que é pra você desconsiderar o e-mail se você é francófono. Mas... o que eles querem dizer exatamente com isso? Alguém que fala francês como língua materna? Alguém que vive em um país cuja língua principal é o francês? Alguém que fala fluentemente, ou está num nível avançado? Alguém que recebeu "F" na entrevista? Tudo isso? Nada disso?

Para saber ao certo, só tentando (ou se alguma alma boa que ler essas linhas se dispuser a esclarecer). De qualquer forma, não farei a inscrição de imediato, pois semana que vem saio de férias e, por mais que eu goste de estudar idiomas, não estou com planos de ficar na frente do computador 6 horas por semana (é esse o tempo que o e-mail diz que vou precisar para seguir o curso) para me dedicar a isso. Quando voltar, se tudo certo, aí nós vamos ver com quantos biquinhos se faz um curso de francês quebeca!

4 comentários:

  1. Olá Doug, eu já estou fazendo a francisação, estou amando, o conteúdo, as atividades são excelentes e estimulantes. Semana que vem terei a minha primeira aula on line com a minha tutora. Eu me inscrevi diretamente pelo site e no mesmo dia recebi um e-mail autorizando a francisação para mim. Eles são bastantes receptivos e responde aos nosso questionamentos numa maior rapidez.Meu esposo também recebeu o "F" na entrevista e mesmo assim ele se matriculou e está fazendo também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, gente, muito obrigado pelas informações! Ótimo saber que ganhar um "F" na entrevista não te impede de fazer o curso. Eu, particularmente, acho que toda e qualquer aprendizagem que pudermos ter neste momento, seja da língua, seja da cultura, mercado de trabalho e outros assuntos, é bem-vinda. Assim que voltar de férias, farei minha inscrição, e torçamos para que eu seja aceito também!

      Excluir
  2. já tem idéia de quando vc vai pro Quebec ?
    o "F" na entrevista é bom ? Muito bom ?

    boas férias !!

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Catherine!

      Não, ainda não tenho ideia porque acabei de mandar a documentação da etapa federal. Como o prazo estimado está batendo nos 2 anos, acho difícil eu estar por lá antes de 2015.

      O "F" na entrevista significa que você foi classificado como francófono, ou seja, tem capacidade de compreender e se expressar em francês, ainda que não domine o idioma plenamente (mas não faço ideia dos critérios deles para determinar isso). Acho que é mais pra fins estatísticos, porque um "F" no CSQ não dá emprego pra ninguém hehehe.

      Abraço!

      Excluir