quarta-feira, 10 de abril de 2013

Etapa Federal: Quarto Passo

Traduções recebidas, formulários preenchidos, fotos tiradas... então é hora de dar o último passo da etapa federal.

Mais uma vez, lembro a quem estiver lendo estas linhas que o processo pode ter sofrido alterações desde que o post foi escrito. Então, mantenha-se atualizado acessando o site oficial.

Quarto passo: pagamento da taxa e envio



É, fofuchos, acharam que iam se livrar de abrir a arca do tesouro pra entregar mais umas moedas de ouro? Ledo engano! Agora vem a parte que faz o cartão de crédito gritar.

A taxa para análise do seu pedido de imigração está, atualmente, em CAN$ 550,00, o que, pelo câmbio de hoje, dá quase R$ 1.100,00. Antes que você prenda a respiração, aviso que isso é só para uma pessoa. Se você tem cônjuge, companheiro(a), filhos(as), vai ter que somar mais uma graninha aí.

Antigamente (isso é, até há alguns meses), a única opção para efetuar o pagamento das taxas era preenchendo um formulário específico e enviando-o junto com a papelada. Aí, depois de esperar o pessoal receber o seu pacotão, um belo dia você veria, na fatura do seu cartão de crédito, a cobrança da taxa, o que indicaria que seu processo foi finalmente aberto. Hoje em dia, além do formulário, há também a opção de fazer o pagamento pelo site do próprio Ministério da Cidadania e Imigração do Canadá. Você faz um cadastro rápido e, depois de acessar sua conta, é redirecionado para um site onde pode fazer o pagamento diretamente. O melhor: o recibo já sai na hora e você deve imprimi-lo para que acompanhe a sua papelada. O único porém dessa nova modalidade é que, aparentemente, você fica um pouco à deriva, sem saber quando exatamente seu processo foi aberto, já que a cobrança na fatura do cartão era um indicativo da época. Então, no fim das contas, fica a seu critério pagar antes e mandar seu grimório já com o recibo ou preencher o formulário e aguardar a cobrança na fatura. Independente disso, em algum momento o governo do Canadá vai te enviar um e-mail dizendo que seu processo foi aberto.

Com a taxa paga e todos os formulários e documentos preenchidos, o próximo passo é organizar tudo num envelope e despachar. A lista de verificação (que pode ser encontrada aqui, juntamente com os outros formulários desta etapa) é de grande ajuda nessa hora. Você vai conferindo documento por documento e marcando a caixinha correspondente na coluna TQQ (Travailleur Qualifié - Québec). É importante atentar para quais documentos devem ser originais e quais cópias: há uma indicação em cada documento.

Com tudo preenchido, você deve ainda escrever seu nome, data de nascimento e data em que a foto foi tirada no verso de 05 das 06 fotos que você tirou (ainda me pergunto o por que de tanta foto... dá pra fazer um vudu violento ou espantar muita barata). O verso da sexta foto deve ficar em branco.

E, comprovando que o corte de custos veio para ficar, você deve ainda providenciar duas etiquetas postais. Em uma delas, deve estar seu endereço em português; na outra, a mesma coisa, só que em inglês ou francês.  Legal, né?

Isso tudo feito, você coloca tudo num envelope, lacra, mistura o creme de leite e as cerejas em calda e põe no correio. Pronto! Simples, não? Serve três porções.

E depois? Bom, aí você tem de sentar e esperar. Seu pacote vai viajar até Sydney, na Austrália no Canadá, e, se tudo der certo (ou seja, se os formulários foram preenchidos corretamente, se não faltou nenhuma assinatura, se os documentos necessários estão todos lá, incluindo o comprovante da taxa ou o formulário de pagamento da dita cuja, etc), depois de algum tempo seu processo federal será aberto e você receberá um número para poder acompanhar. E aí... mais espera.

E é isso. Hoje, quase um mês depois de ter recebido meu CSQ, mandei os documentos da etapa federal. Vamos torcer para que chegue direitinho lá no Canadá, que não falte nada e que eles abram meu processo. Não tenho ilusões de que vai ser rápido, então não vai haver muito para fazer a não ser continuar as pesquisas e o francês. E vamo que vamo!

2 comentários:

  1. Cada etapa uma emocao!!ainda semana passada estava conversando no metro com uma amiga e fazendo uma restrospectiva das dificuldades e alegrias neste processo.Soh uma observacao:estah valendo muito a pena!!Desejo a vc muita felicidade, perseveranca e paciencia!A felicidade estah a porta!!Ab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom ouvir isso de alguém que já está nas terras do norte!! Espero poder falar o mesmo um dia!

      Grande abraço!

      Excluir