quinta-feira, 12 de abril de 2012

Processo de Manitoba - breves informações e relato

Com o processo de imigração por Québec fechando as portas na cara de todo mundo tornando-se mais restrito, os candidatos a imigrantes começam a olhar para outras opções, inclusive na Latvéria fora do Canadá. 

Como muitos sabem, muitas (se não todas) as províncias canadenses possuem seus próprios programas de imigração, assim como o Québec. O do Québec é o mais conhecido e divulgado porque, até bem pouco tempo, era bem mais aberto e o que mais opções dava a quem não tinha, digamos, todas as qualidades exigidas para pular daqui pra lá. Mas, com as recentes restrições e mudanças, é bom saber que há outras opções. 



Um processo que foi divulgado há relativamente pouco tempo, este ainda dentro de terras canadenses, é o da província de Manitoba. Não cheguei a ler a fundo sobre os requisitos para o processo, mas, em resumo, seria assim: você, cortando o leitinho das crianças bancando do seu próprio bolso, faria uma viagem exploratória à província. Nela, reuniria informações, principalmente sobre o mercado de trabalho local relativo à profissão que pretende exercer lá, além de outras como custo de vida, bairros e etc, e, ao final da viagem, seria entrevistado por um oficial do governo. Com base na conversa que vocês tiverem, ele pode ou não aprovar a sua imigração pra lá.

Esse é um processo ainda pouco conhecido, até porque não só é necessário fazer uma boa pesquisa antes (ou seja, realmente saber em quais cidades você poderia exercer sua profissão sem maiores problemas), como também é aconselhável contatar empresas até mesmo antes da tal viagem, a fim de garantir umas palavrinhas com quem pode ser seu empregador por lá. Isso sem falar, é claro, que a viagem toda é bancada por você mesmo, incluindo tudo mais que você fizer por lá. Tem gente que acha isso o pior, já que você, no fim das contas, só tem uma garantia de ser entrevistado no final, ou seja, não tem tabelinha de pontos pra somar e ver se suas chances são maiores ou menores. Mas enfim, se for pra comparar, tem gente que paga todo o processo do Québec, faz uma ou mais viagens pra lá pra conseguir pontos (dentre outras coisas) e, no final, também não tem garantia nenhuma, já que (como muita gente esquece e como fomos devidamente lembrados há pouco tempo), o processo muda e a decisão final é do governo canadense.

Bom, quem quiser saber mais pode dar uma olhada nos links abaixo:

Site do processo de imigração para Manitoba: http://www.immigratemanitoba.com/
Relato de alguém que conseguiu passar no processo (em inglês): http://www.sacanada.org/topic/16381-manitoba-exploratory-visit-for-pr-route/


7 comentários:

  1. Esse processo eu acho que se o houver mais mudanças no processo de Quebec, muitas pessoas vão optar pelo processo de Manitoba, eu possa ser um deles, ainda estou estudando francês para iniciar o processo em 2014, caso haja mais mudanças vou optar pelo processo de Manitoba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, acho que o importante é saber que existem outras opções e se inteirar sobre elas. Se um caminho não serve, outro pode servir.

      Excluir
    2. Isso é vdd! meu objetivo é em 2014 começar o processo com o intuito de ir para a Cidade de Montreal, ou Ville du Québec, caso ocorra mais mudanças e eu não consiga ir para o processo do Québec, esse é uma outra opção que pode ajudar muito ^^

      Excluir
  2. Valeu pela visita é pelas felicitações.

    Esse processo por Manitoba é uma opção heim. Não saindo Québec essa pode ser a porta de entrada.

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar desse processo tbm mas não me aprofundei na pesquisa.
    Ah, adorei o novo Layout do blog, mas o texto nos comentários (azul), não dá pra enxergar nadinha.

    Abração!!!

    ResponderExcluir