sábado, 17 de setembro de 2011

Atrasos

Então... a minha ideia era dar entrada no processo, no máximo, até o fim deste mês. Maaaaaaaaas.. além dos pepinos do dia a dia ("Preciso que você mude seu horário pra cobrir o fulano", grita minha chefe no corredor, enquanto eu estou indo, digamos, devolver um pouco da água que bebi ao ecossistema), consegui marcar uma horinha pra renovar o visto americano no fim deste mês. Então, dá-lhe preencher formulários e juntar documentação. Fora isso, fiz a solicitação da declaração de horas cursadas na Aliança Francesa e eles me informaram que leva de 15 (!) a 20 (!) dias pra ficar pronta!! Fico imaginando se por acaso a declaração é escrita com ouro em pó, ou se quando você a abre ela canta Edith Piaf, ou ainda se é que nem aqueles jornais do Harry Potter, onde talvez a diretora pedagógica da EF apareça se mexendo, sorrindo e falando o número de horas que eu estudei lá. Vai entender.



E, pra completar, ainda não consegui a declaração da minha experiência como tradutor durante o ano de 2009. Já fiz o pedido, já recebi o "ok, vamos providenciar", mas o documento que é bom ainda nada. Eu resolvi mesmo que vou tentar imigrar como tradutor, então esse documento passa a ser algo muito importante pra mim. Mas enfim, nem vou pensar em ficar deseperado, porque as coisas seguem como devem seguir.

3 comentários:

  1. Boa Sorte e força. Espero que vc consiga logo esses documentos para dar entrada no processo.
    Falando em comprovação de horas da Aliança, eu não sei como farei pra comprovar minhas horas de francês. Porque faço aula com professor particular e ele disse que não pode me dar atestado porque não tem curso de Letras. Ele é francês...acho que só fazendo prova, como o ielts né ?

    abraços e boa semana;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Catherine!
    Olha, não sei te dizer se no processo federal você precisa de uma declaração formal ou do resultado de uma prova. No processo por Québec, basta uma declaração do professor particular, não importando se ele é formado em Letras ou não. Até onde sei, minha professora não é formada em Letras e ela já dá aula há algum tempo, sempre fornecendo aos alunos uma declaração ao término das aulas. Já li em algum lugar que a única exigência é que haja um número de contato do professor.

    Boa sorte!
    Abraço!
    Doug

    ResponderExcluir
  3. beleza. vou tentar me informar direitinho sobre isso.
    obrigada pelo comentário no blog !

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com

    ResponderExcluir