quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Pra baixar a bola

O equilíbrio rege o universo! Quem me conhece sabe que eu não me acho nem um pouco. Eu adoro idiomas, fico feliz quando me elogiam por algum motivo (como no caso do post anterior), mas nunca fico achando que acabou o serviço ou que vou chegar e abalar Bangu. Mas, ainda que fosse assin, o universo trata de colocar tudo nos eixos, como logo abaixo ficará evidente.

Hoje tive aula particular com a minha professora québecoise. Após o rolo do início do ano com a escola mágica, resolvi fazer aula particular pra não ficar o semestre inteiro sem ter um contato mais direcionado com o francês. Então, eis que hoje, depois de termos chegado à conclusão que seria bom eu treinar mais o ouvido nessas últimas aulas que vamos ter, ela põe um vídeo pra eu assistir. Eu lá, todo empolgado, pronto pra me maravilhar e surpreender com a minha compreensão do trecho de um filme quebequense. Imaginaram isso? Agora imaginem um burrico olhando para um palácio. Pronto. Era eu. O povo falando ensandecidamente, e eu pegando um "en général" aqui, um "ça va bien?" ali. Uma gota de suor começa a escorrer pela têmpora esquerda. Devo ter ficado tenso e rígido como  fio de TV a cabo roubado, porque a professora olhava pra mim, olhava pro monitor, olhava pra mim e soltava um "tu comprends?" de vez em quando. Eu sorria aquele sorriso banguela.

No final, ficou evidente que compreendi em linhas gerais, mas que faltou bastante detalhe, e várias coisas passaram batidas. Então, trabalhamos um pouco em cima do vídeo e, na hora de eu ir embora, ela se despediu quase me consolando, dizendo "il faut pratiquer". E é verdade. Il faut mesmo.

2 comentários:

  1. Olá!
    Olha, não desanime porque o sotaque québécois é difícil mesmo! As pessoas que moram em Montréal já são difíceis de entender, imagine a galera do interior? Pra quem ainda tá aqui no Brasil é praticamente impossível... Hehehe...

    Mas quando praticamos o negócio começa a fluir. Aqui em casa tentamos assistir pelo menos um filme québecois por semana e quando não dá eu assisto um dos documentáriozinhos aqui desse site: http://www.109-tv.com/archives.php

    Vale MUITO à pena assistir, ainda mais porque eles tem apenas 25 minutos cada um. =)

    Boa sorte pra gente!
    Abarços,
    Lídia.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lídia!
    Não, pode deixar que desanimar é algo que eu não pretendo fazer!! É difícil, sim, mas ainda bem que não é impossível!

    Valeu muito pela dica do site, é exatamente o tipo de coisa que eu acho que vale a pena fazer como exercício. Já tá nos meus favoritos!

    ResponderExcluir