sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Elogio de nativo!

Então, voltando um pouco para os posts mais, cotidianos, se é que posso chamar assim, eu tô fazendo um curso regular agora na Aliança Francesa. Por motivos vários, peguei uma turma que é só um dia por semana. A parte ruim é que o contato com o livro, a interação com outras pessoas aprendendo a língua e o peteleco na orelha quando esqueço de fazer biquinho acontecem só uma vez por semana. Mas isso é atenuado, em parte, por mim mesmo, já que procuro ler e ouvir um pouco de francês todo dia. A parte boa é que são quatro horas praticamente ininterruptas de francês na veia, o que já me fez até começar a pensar um pouco em francês - mas só depois de umas duas horas de aula direto hehehe.

Mas enfim, eu sou apaixonado por idiomas, já falei isso, e não teria problema em passar minha vida aprendendo todas as línguas do planeta... desde que me pagassem pra isso, claro. Afinal, amor (ou paixão, no caso) e uma cabana não fazem o meu estilo. Enfim, eu gosto realmente de me esforçar, de correr atrás, de entender por que se fala tal coisa em tal língua ou como se expressa determinada ideia em outra língua. Isso é natural pra mim, faz parte dos meus interesses. E é sempre bom quando não tô esperando nada e aí alguém que manja muito de uma língua chega pra mim e diz: "você fala muito bem!". 
 
E foi exatamente o que aconteceu ontem na aula! Meu professor - que é parisiense da gema - chegou pra mim na hora do intervalo e falou que eu já falo muito bem, que eu articulo muito bem as palavras e que não tenho sotaque português nenhum (acho que ele exagerou um tanto aí... afinal, aprendo francês há pouco mais de um ano, e sou brasileiro, então é meio difícil eu não ter sotaque NENHUM). Mas enfm, franceses não são exatamente conhecidos por dizerem pra estrangeiros que eles falam francês bem, então eu tendo a acreditar que ele falou a verdade hehehe. Fiquei mega-feliz e ainda mais motivado pra continuar os estudos! Já tô querendo até pagar de gostoso e comprar livro em francês hehehehe

2 comentários:

  1. Parabéns doug, francês não é fácil e como nunca tinhamos precisado arranhar a garganta para falar complica mais ainda, principalmente nas palavras que tem muitos "rs".
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. eu sei como um elogio por mínimo que seje dá mais motivação. só de ouvir que você melhorou, já é muito pra gente. continue se esforçando que vc chega lá...eu tb tenho aula com um parisiense aqui na minha cidade. Bom domingo !

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com

    ResponderExcluir