segunda-feira, 2 de março de 2015

Encontro de imigrantes e De Volta para o Futuro

Nesse último fim de semana, teve um encontro de imigrantes aqui em Brasília! Eu gosto bastante desses encontros, porque é uma maneira não só de conhecer gente nova, mas de conhecer gente que viveu, está vivendo ou vai viver coisas semelhantes as que estou vivendo agora. A gente se vê um pouco em quem está nos primeiros estágios do processo e também naqueles que estão alguns passos à frente nessa caminhada da imigração. Conheci pessoalmente o Filipe, do blogue Dream on Canada, e a Agnes, do Coxinha Resfriada. Gente boa, como todos os que foram e que espero rever em breve!

Além desse, outro evento marcou meu dia de uma forma que eu nem suspeitava. Como bom nerd que sou, não podia perder a oportunidade de ir assistir "De Volta para o Futuro" no cinema! Sim, já vi o filme inúmeras vezes, já decorei todas as falas em inglês e na dublagem da Sessão da Tarde da década de 90, mas não me canso de assistir! E, me diz, como é que eu ia perder a chance de ver o filme na tela grande, já que eu não assisti na estreia original em 1985 porque, bem, na época os únicos filmes que eu tinha condições de acompanhar - e olhe lá! - eram os dos Trapalhões!




Então, combinei com alguns amigos, além da minha irmã. E os olhos brilharam ao ver o "Steven Spielberg presents" no início, os pelos do braço se eriçaram quando o Marty McFly acelerou o DeLorean para fugir dos terroristas líbios rumo ao passado ao som da inesquecível trilha sonora, sorrisos iam e vinham ao ver os pequenos detalhes que alterariam os eventos do futuro/presente do personagem... e quando a banda começou a tocar "Earth Angel" no baile em que o Marty estava tentando de tuuuuudo pra fazer os pais se apaixonarem e, com isso, assegurar sua existência, eu me dei conta que eu não podia estar em melhor companhia: minha irmã, que me acompanhou na infância e grande parte da adolescência como uma sombra, minha amiga de muitas e muitas horas, boas e ruins, que serviu de atriz principal para as minhas filmagens improvisadas com a filmadora do meu pai, que se empolgava com filmes, gibis e vídeo games basicamente porque me via empolgado com eles. Ali estava eu, com ela, sentados lado a lado, comemorando os 30 anos de um filme que sempre está nas minhas listas cinematográficas, que sempre esteve presente na nossa infância e adolescência. E me dei conta, também, que aquele momento já era uma espécie de despedida. Despedida da infância, da adolescência, e desses momentos em que a gente compartilha algo que, às vezes, só tem grande peso e importância pra gente mesmo, que só a gente consegue sentir, mas que faz com que a gente se sinta mais vivo e grato por tudo.

Então, não tive dúvidas: quando o Doc Brown subiu à Torre do Relógio para tentar religar os fios que tinham se soltado, e enquanto o Marty disparava com o DeLorean pela rua, correndo contra o tempo (paradoxos de um filme sobre viagem no tempo) para tentar estar no local e momento exatos para tentar voltar para casa, passei o meu braço pelo da minha irmã e acompanhamos tudo ainda mais próximos, como se estivéssemos vendo pela primeira vez. Coração disparados, pelos eriçados mais uma vez, o sorriso de quem sabe exatamente o que vai acontecer, mas não consegue deixar de se empolgar. Quando o raio atingiu o relógio da torre, o circuito se fechou - e também uma parte do meu ciclo com a minha irmã.

Saímos do cinema felizes da vida, voltamos para casa comentando detalhes que passaram despercebidos nas inúmeras Sessões da Tarde e outros que só vemos mesmo com a idade  a experiência. Ela não sabe o quanto aquilo significou pra mim, mas agradeci muito a ela e a tudo e todos os responsáveis por permitirem eu m despedir da minha irmã de um jeito tão único, tão próprio, tão nosso.

Te amo, irmã. Distância não é nada. Para onde quer que sigamos, não precisaremos de estradas.

À bientôt!


8 comentários:

  1. Bom demais, meu parceiro!

    Aproveite este momento, pois é merecido!
    Grande abraço e boa viagem.

    ResponderExcluir
  2. Que massa! Adoro esse filme também. Esta no cinema só de Brasília?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não, está em vários cinemas da rede Cinemark. Só que os dias e horários são bem limitados. A sessão mesmo que eu peguei foi 23:40 e era a única sessão do filme naquele dia.

      Abraço!

      Excluir
  3. Foi bom demais conhecer vocês!!!!!!

    Boa viagem Doug!!!! e boa sorte! até breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão, Agnes!! Até breve mesmo, boa sorte com o processo de vocês!

      Abraço!

      Excluir
  4. Queria muito ter um encontro de futuros imigrantes, mas acho que ou não tem gente da minha região imigrando ou não querem se misturar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tentou convocar o povo, Rita? Às vezes, o pessoal só precisa de um empurrãozinho :)

      Boa sorte com o processo!
      Abraço

      Excluir