terça-feira, 13 de agosto de 2013

De volta! (parte... sei lá qual parte seria)




Então, meus caros, finalmente estou de volta (se o universo não inventar alguma outra situação pra me colocar). Estou instalado na minha nova humilde residência, o que - espero! - me garanta pelo menos mais um ano e meio de tranquilidade no quesito "teto sob o qual ficar".

Uma das primeiras coisas que fiz, depois de assinar o contrato, foi mandar uma carta para o consulado do Canadá aqui em São Paulo avisando sobre o novo endereço. Como está escrito em quase todo lugar que nem o consulado, nem o BIQ, nem ninguém confirma o recebimento de nada que você manda, eu mandei a carta com Aviso de Recebimento, que já recebi de volta e está devidamente arquivado com toda a papelada do processo.

Como falei antes, no dia 18 de junho recebi um e-mail do CIC informando o número do processo e, em outras palavras, dizendo "não ligue pra gente, deixe que a gente liga pra você". Bom, saber que meu processo chegou lá em Sydney, que abriram, verificaram que estava tudo certo e me deram um número pra acompanhar me deixa satisfeito. E falo isso porque, se você começar a ler blogs pela Internet afora, verá que há verdadeiras histórias de terror ligadas ao processo de imigração, principalmente envolvendo a parte provincial. Diante de gente que teve até que pagar outra inscrição de provas de proficiência por causa de perda ou extravio de documentos, eu só posso me sentir EXTREMAMENTE grato por ter tido de enfrentar pouquíssimos percalços pelo caminho até agora - e tê-los resolvido facilmente!

Infelizmente, não é o caso de muita gente. Principalmente agora, com as novas regras. Pensem... uma pessoa muito próxima a mim passou um ano e meio se dedicando a um curso específico, que conferiria vários pontos no processo, tendo de equilibrar vida pessoal, profissional e as aulas.. tudo para chegar agora, no último dia primeiro, logo depois de ter terminado o tal curso, e descobrir que os pontos milagrosos viraram fumaça. Resultado: ela está tendo de esfriar a cabeça e apostar as fichas nas provas de proficiência, que fará agora no segundo semestre. Não é fácil. Em um dia, você tem mais que o necessário para ser aprovado. No dia seguinte, estão faltando pontos e pode ser que você não tenha onde obtê-los. É de desanimar qualquer um. Por isso, na minha humilde opinião, quem está, de fato, no processo, seja na etapa provincial, seja na federal, deveria se sentir aliviado e não desesperado. Sei que a espera é cansativa, a falta de informações é enorme, a greve atual faz a gente querer arrancar os cabelos (e eu não tiro a razão de ninguém por isso)... mas, gente, de vez em quando acho que faz bem também lembrar que ESTAMOS no processo!!! Corremos atrás a tempo, fizemos o que tínhamos de fazer, mandamos antes que certas regras fechassem ainda mais as portas, passamos por aquela porta que está cada vez mais fechada e estamos no caminho! Tem gente que não conseguiu entrar ainda, por mais que venham se esforçando. Outros não vão conseguir entrar nunca.

Aos poucos estou voltando também para a francisação online. Tive que adiar várias atividades por causa da mudança e estou super-atrasado em relação ao que já deveria ter feito. Mas, enfim, estou encarando o curso como uma ferramenta de ajuda, não como um objetivo de vida. Sem dúvida gostaria de estar me dedicando mais, e espero fazer isso agora que o perrengue da mudança acabou, mas parei com essa sangria desatada de "ter" de fazer tudo pra ontem. Afinal de contas, o próprio processo é lento e doloroso; não preciso tornar ainda mais doloroso acumulando carga que pode muito bem ser distribuída. Estou retomando meus estudos pessoais aos poucos (já que minha última tentativa em escolas de línguas foi agora no primeiro semestre, e eu, sinceramente, desisti de escolas) e encaixarei a francisação nesse tempo.

Fora isso, tenho poucas novidades. Agora é que vou voltar a reservar um tempo para pesquisas em relação ao processo. Na verdade, acompanhei por cima as últimas alterações nas regras e tenho visto que, em relação ao pedido de exames médicos, o pessoal que teve o processo aberto em novembro/2011 está recebendo de forma esporádica. Além disso, para a noooooooooooooooooooooooossa alegriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiaaa, o tempo médio de processamento da etapa federal subiu de 22 para 25 meses. Enfin, mes amis, eu estava chutando que no início de 2015 eu estaria me preparando pra receber o visto, mas agora tá mais pro fim de 2015 - e olhe lá!

C'est tout. Bonne chance à tous et à bientôt!




Nenhum comentário:

Postar um comentário