segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Montagem do dossiê para a entrevista - Parte 1

Então, gente, comecei a montar o dossiê para a entrevista. Isso ao mesmo tempo em que tento treinar o ouvido ouvindo rádios de notícias em francês, relendo apostilas dos cursos que fiz e pesquiso sobre os assuntos mais frequentes que surgem na entrevista. Vai ser pauleira!!!

Por enquanto, só separei a documentação que foi pedida na lista que veio com o e-mail de confirmação: são eles

1. Passaporte;

2. Certidão de nascimento;

3. Diplomas, históricos e boletins do 2º grau e da faculdade;

4. Declarações de vínculo empregatício (estou levando a declaração que meu chefe fez no ano passado, mas devo pedir outra mais próximo à entrevista; os contracheques que foram enviados na época em que enviei o dossiê, mais os dos seis últimos meses; declarações das chefias superiores sobre meu cargo, tarefas e data de início do trabalho atual; declaração do empregador de um trabalho paralelo que fiz em 2009, além do contrato, termo aditivo e recibo referentes a esse trabalho);

5. Provas de que as experiências foram adquiridas de forma legal (estou levando as declarações de imposto de renda dos últimos cinco anos, com a descrição das atividades, mais comprovante de rendimentos emitido pelo trabalho);

E é basicamente isso, já que o restante não é aplicável ao meu caso. Fora isso, não pediram, mas vou levar todos os originais de tudo que mandei no dossiê original, incluindo os certificados e declarações relativos a cursos de idiomas (lembrando que, quando dei entrada, ainda não era obrigatório apresentar resultado de teste oficial de idiomas. Bastavam declarações dos cursos ou dos professores).

O próximo passo agora é deixar isso tudo de forma mais apresentável. Já estão separadas também as vagas de emprego que separei ao longo do ano passado, mas vou procurar outras mais recentes e fazer uma planilha com os principais dados de todas. Eu vi alguém falando que levou 10 vagas e o M. Leblanc elogiou isso. Bom, eu devo ter umas 60 vagas, mas claro que algumas já são antigas e eu vou focar nas mais recentes. Quem já fez entrevista e puder falar sobre o número de vagas que levou, eu agradeço! : )

Aliás, quem tiver qualquer dica ou sugestão, pode se manifestar à vontade!

4 comentários:

  1. Olha Doug,
    Nós levamos três diferentes ofretas de emprego de sites e lugares diferentes e foi o suficiente. Todas estavam tbm no bairro onde queremos morar e isso ele acho muito legal, inclusive até anexou aos papeis com ele.
    Não deixe de ver um exemplo de dossiê lá no meu blog. Ele elogiou muito a nossa organização e o layout da pasta, mas precisava fazer algo assim mesmo, pq afinal sou professora arte/educadora, daí fiz pra impressionar mesmo.
    Não precisa nem deve ser igual, mas a idéia da organização é boa.
    Fica a dica

    ResponderExcluir
  2. Brigadão, pessoal do Diário! Talvez então eu não precise levar 60 vagas hehehe

    Já tinha visto o dossiê de vocês antes e achei muito show. Com certeza será um dos meus modelos!

    Muito obrigado mais uma vez!

    ResponderExcluir
  3. Oi Doug;

    Quando será sua entrevista ??

    Te desejo toda sorte do mundo ! Tenho certeza que vc vai conseguir e logo estará realizando seu sonho no Canadá.

    abraços cheios de vibraçoes positivas;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Catherine!

      Será dia 13/03. Muito obrigado pelos votos, espero que realmente dê tudo certo!

      Abraço!

      Excluir