segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Montagem do dossiê para a entrevista - Parte 3

Oi, gente!

Continuo à toda na preparação para a entrevista. O hotel já está reservado, e continuo na pesquisa. O pior é que, quanto mais eu leio e pesquiso, mais coisas eu tenho pra ler e pesquisar. Já havia separado bastante material no ano passado, mas agora, fazendo a seleção (afinal, não quero levar uma enciclopédia para a entrevista), sempre acabo descobrindo um dado ou  um assunto que julgo interessante colocar na pasta.

A parte boa foi ver as informações atualizadas sobre o mercado de trabalho para a minha área e constatar que as perspectivas continuam boas! E isso vindo de sites do próprio governo canadense, o que dá mais credibilidade e embasamento na hora de falar a respeito. Ainda assim, nem tudo é realmente relevante, e, no meu caso (tradutor), os idiomas não são apenas um meio para se trabalhar no Québec - eles são o próprio fim! Então eu tô montando uma estratégia de mostrar as vagas em que o português é requisito ou um "algo a mais" para começar, em seguida as traduções cuja língua-alvo é o inglês e, então, as vagas em que o francês é a língua-alvo. Faço isso porque não acho muito viável (e mesmo realista) chegar falando que vou fazer traduções para o francês sabendo que tenho pouco mais de dois anos de estudos do idioma... tem muito chão pela frente. Mas acho importante mostrar que pretendo chegar naquele tipo de vaga, passando pelas outras antes.

Os planos B, C e D também estão engatilhados. Separei vagas que colhi ao longo do ano passado e pretendo ainda pescar algumas esta semana para, finalmente, fechar a pasta. Amanhã ou depois devo terminar a pesquisa sobre o orçamento para os primeiros 06 a 12 meses, e aí a pesquisa estará completa. Em seguida, farei a revisão e, depois, é só imprimir.

É muita coisa pra ler, analisar, reescrever e separar, mas, como muitos que já passaram pela entrevista disseram, você se sente mais confiante para falar sobre o país, a província, a cidade, o mercado de trabalho na sua área e para embasar montar a sua estratégia de vida lá. É claro que, lá, na hora, muitos outros fatores podem alterar tudo isso, mas não deixa de ser uma preparação importante para a vida lá.

Faltam pouco mais de duas semanas. Realmente torço pra que dê tudo certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário