quinta-feira, 22 de março de 2012

Portão se fechando para imigração para o Québec


É, minha gente, a coisa tá ficando complicada. Conforme pode ser conferido neste link, o Ministério de Imigração do Canadá limitou o número de pedidos de imigração para certos candidatos. Esse pedido ainda precisa ser regulado pela Assembleia Nacional do Québec, mas será retroativo a 20 de março de 2012 (inclusive). 

Com essa decisão, os candidatos a imigração pela categoria econômica podem ser enquadrados em três grupos. No primeiro, estão trabalhadores com vistos temporários; pessoas que possuem ou estejam a ponto de obter diploma emitido pelo Québec; estudantes estrangeiros residentes temporariamente no Québec e intercambistas (sob certas condições); candidatos cuja profissão lhes permita obter 12 ou 16 pontos na tabela de seleção; candidatos com oferta de emprego validada pelo Ministério da Imigração; e residentes temporários no Québec que já tenham sido cidadãos canadenses. Nesses casos, não há limite para envido de pedidos de imigração. Todos serão considerados, já que, nesses casos, os candidatos em geral já estão em solo canadense há algum tempo e/ou possuem profissões muito requisitadas pelo mercado quebequense.

No segundo grupo, estão candidatos cujo diploma lhes permite obter 6 pontos pela tabela de seleção; e candidatos que possuam um diploma emitido pelo Québec ou um diploma equivalente. Nesses casos, o número máximo de pedidos será de 14.300 entre 21 de março de 2012 e 31 de março de 2013. Ou seja, essas pessoas ainda podem enviar seus pedidos, mas, uma vez o número máximo atingido para o período, terão que aguardar.

Finalmente, no terceiro grupo, estão pessoas que não se encaixam em nenhum dos outros dois grupos. Esses candidatos não terão seus pedidos recebidos para análise, pelo menos não no período de 21 de março de 2012 a 31 de março de 2013. Sim, porque tudo pode mudar, claro, como vem mudando.

Enfim, não é uma notícia muito boa para aqueles que estão nos estágios iniciais do aprendizado do francês e pior ainda para aqueles que já tinham começado os estudos, estavam aguardando se sentirem mais seguros e que agora fazem parte do tal grupo 3. Para esses, realmente é um balde de água fria, e eu realmente sinto muito, pois o projeto de imigração é algo longo, que requer planejamento, esforço, grana e foco, e ver tudo isso sendo atirado pela janela não deve ser fácil.

Para completar a série de más notícias, notícia divulgada aqui diz que, a partir de 1º de abril (quem dera fosse mentira, né?), a taxa para obtenção do CSQ subirá de $CAN 406 para $CAN 750. Quase o dobro. Pelo jeito, estão querendo realmente selecionar os imigrantes.

Bonne chance à tous!

3 comentários:

  1. Pois é meu amigo Doug...

    A coisa tá ficando feia pro meu lado. Além de custear um absurdo para traduzir os documentos, ainda tem a taxa de entrada que quase dobrou de valor.

    É aquela coisa né... Desistir, nunca queremos, mas algumas vezes parece ser a única opção.

    De toda forma, só desistirei se eles disserem que estou fora dos primeiros 14 mil dossiês enviados.

    Obrigado pelo apoio.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô aqui torcendo pra que isso não aconteça. Também ainda não tenho certeza de como vai ficar o processo de algumas pessoas próximas depois dessa mudança. Mas tô na torcida por vocês.

      Abraço!

      Excluir
  2. Ola,
    temos um site (divulgacao GRATUITA de servicos, anuncios, eventos) dedicado a comunidade brasileira em Montreal, mantido atraves de trabalho voluntario.
    temos uma pagina dedicada a blogs sobre imigracao e temas relacionados.
    gostariamos de convida-lo a incluir o seu blog na nossa pagina de LINKS:
    http://www.guiabrasil.ca/links.php
    basta enviar as informacoes para o nosso email de contato: guiabrasil.montreal@gmail.com
    obrigado!

    ResponderExcluir