sexta-feira, 23 de março de 2012

Aniversário do blog!



Pois é, um ano de blog! E não é que passou até bem rápido? Tá certo que eu não estou aqui todos os dias e que em vários momentos ao longo desse ano (principalmente nos últimos meses) eu estive mais afastado do que próximo de todo o processo de imigração - inclusive o meu. Acompanho outros blogs e muitos deles transmitem realmente a determinação e o esforço de seus donos em busca da obtenção dos requisitos para dar entrada no processo. Eu, em contrapartida, talvez por uma série de indefinições, talvez por já ter dado com os burro n'água algumas vezes na vida e talvez também porque saiba que o processo demora, vou tocando o processo "minimizado no desktop", por assim dizer.

Mas, em relação a esse primeiro ano de blog, houve muita coisa interessante. Quando comecei o blog, eu tinha pouco mais de seis meses de francês. Agora estou com pouco mais de um ano e meio. Já me sinto mais seguro para lidar com o idioma, mas ainda beeeeeeeem longe de me sentir seguro o suficiente pra ir para outro país procurar emprego. Ainda assim, houve avanços perceptíveis, e isso me deixa muito feliz. Como sou apaixonado por idiomas, ainda que estivesse estudando francês só por prazer, já estaria feliz.

Além disso, houve a minha entrada no processo propriamente dito. Depois de conversar bastante com minha cara-metade, acertarmos os ponteiros do que precisaríamos fazer, constatarmos que provavelmente eu teria que ir antes e o medo constante de que o processo por Québec mudasse de forma drástica, acabou que dei entrada no processo no último trimestre de 2011. Para ser mais exato, mandei a documentação no dia 31 de outubro. Após uma perrenga mínima com o cartão de crédito (mas que deixa a gente sempre preocupado, por mais simples que seja a resolução), recebi a carta de abertura do processo. Sensação de alívio, mas também a constatação que era hora de sentar - ou melhor, deitar - e esperar.

E as tais mudanças vieram. Primeiro em dezembro, com a obrigatoriedade da apresentação de certificados de idiomas para obtenção da pontuação relativa ao francês e ao inglês, além da mudança do Escritório de Imigração do Brasil para o México. E anteontem, a pancada de saber que os candidatos serão divididos em grupos, e que algumas pessoas não poderão mandar seus pedidos de imigração, pelo menos não até 31 de março de 2013. Isso não me afeta diretamente, já que meu pedido foi antes das mudanças, mas me afeta indiretamente através dos pedidos de pessoas próximas que ainda não foram - inclusive o do meu namorado. Nem contei pra ele sobre isso ontem, até porque quero me certificar primeiro de qual será a situação dele daqui pra frente.

Fora isso, me aproximei um pouco mais da comunidade de imigrantes deste Brasilzão. Porém, ainda não fiz nenhum contato ao vivo e a cores com as pessoas que conheci por meio do blog ou de listas de discussão. A bem da verdade, só tenho um amigo, que faz francês comigo, que está no mesmo barco, embora mais à frente - ele já tem o CSQ e está na fase federal desde julho do ano passado. De resto, os contatos são só por e-mail ou comentários nos blogs. É algo que pretendo mudar ao longo deste ano.

E agora? Agora é continuar esperando e também pesquisando. Muitas coisas ainda tem de ser resolvidas daqui até a possível entrevista e depois dela também. Outras tantas precisam ser conversadas e esclarecidas. Mas, olhando pra trás, o saldo parece positivo. Aprendi bastante junto com o blog, com as pessoas que vieram aqui deixar suas opiniões, correções e informações extras, e espero continuar aprendendo. Ah, também estava planejando uma mudança de template, mas eu não sou muito versado nas artes gráficas, então provavelmente as mudanças virão aos poucos.

Àqueles que contribuiram de alguma forma, seja com dicas, apoio, sugestões ou reclamações, o meu muito obrigado! E que o segundo ano do blog venha com notícias positivas para todos!

Merci beaucop et bonne chance à tous!

2 comentários: