quinta-feira, 11 de agosto de 2011

[Processo Via Québec] Tabela de Pontos e de Diplomas

Como já comentei aqui antes, o processo de imigração do Québec leva em conta uma série de fatores, como idade, experiência profissional, domínio de idiomas e formação. O teste de avaliação online é uma ferramenta que já permite que você saiba suas chances de ser aprovado, mas muitas vezes a gente fica em dúvida sobre certas questões, que são um pouco subjetivas (caso dos idiomas: nem sempre pelo fato de você estar no nível intermediário da sua escola você tem realmente habilidades intermediárias na língua) ou um tanto diferentes devido a diferenças culturais (caso dos diplomas escolares).

Pra tentar jogar uma luz em alguns desses aspectos, seguem duas tabelas importantes: a primeira é a grade de pontuação, que lista os pontos conferidos a cada fator analisado quando você faz o pedido de imigração. Dá pra se ter uma ideia melhor de quantos pontos você provavelmente tem, se está sobrando ou faltando, e em que área você poderia investir pra se garantir.


A segunda tabela é a de compração entre os diplomas do Québec e do Brasil, com a respectiva pontuação de acordo com a grade anterior. A gente encontra muita informação desencontrada sobre esse assunto em blogs e sites, até porque as pessoas têm diferentes formações e às vezes usam o próprio caso como regra geral. Então, nada melhor que um documento fornecido pelo próprio governo do Québec que estabelece que X no Brasil é igual a Y por lá.


Por essa tabela, ganho 10 pontinhos no quesito "formação", sem levar em conta o domínio, que me garante mais 6 pontinhos, pelo que vi.

Lembrando que essas tabelas passaram a vigorar em 14 de outubro de 2009 e podem mudar ainda este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário