segunda-feira, 15 de agosto de 2011

[Processo Via Québec] Resultados Possíveis da Demanda

Depois que você preenche todos os formulários, anexos, anexos dos anexos e junta toda a papelada pra comprovar tudo que você escreveu nos formulários, deve mandar o pacotão da alegria pro escritório de imigração. Quando eles recebem e analisam seu dossiê, pode acontecer três coisas:

Primeira: você é tão bom, tão bom, que não precisa nem passar pela entrevista. Já consegue pontos mais que suficientes só com a documentação que mandou, não precisa comprovar mais do que já colocou no pacotão e por aí vai. Nesse caso, você recebe seu CSQ bonitinho, em casa, juntamente com todas as orientações para os passos seguintes no processo. Em geral, essas pessoas têm profissões em demanda e/ou níveis bem altos de conhecimento do idioma (comprovados por diplomas específicos). Não preciso nem dizer que essa não é a regra, né? A maioria do pessoal não é selecionada assim.

Segunda: você esqueceu de colocar algum documento importante ou deu uma de joão sem braço e tentou mandar o dossiê sem alguma comprovação, achando que não ia ter problema. Nesse caso, você recebe uma cartinha super-educada, informando que você tem 60 dias para mandar o que ficou faltando ou a comprovação de algo que você afirmou, mas não pôde provar. Caso não mande o que faltou dentro do prazo, sua demanda é recusada e você só pode recorrer em determinados casos. Ou seja, no geral, é preciso começar o processo do zero novamente.

Terceira: isso aqui é o que acontece com a maioria das pessoas. Você mandou tudo certinho, não faltou nenhuma comprovação, mas os pontos que você consegue pelo exame do dossiê não te deixam numa posição exatamente segura. Nesse caso, você é convocado para uma entrevista. Nela, além de levar toda a documentação original do que você mandou antes, você pode levar algo que possa te garantir mais pontos (por exemplo, pode ser que, entre o envio dos documentos e a entrevista você tenha passado um mês no Québec, e isso te dá alguns pontos). Além disso, vai ter que mostrar que tem o francês e o inglês que disse ter no formulário, já que a entrevista se dá nessas línguas (principalmente em francês).

Enfim, pra não ter surpresas, é bom se preparar, juntando toda a documentação direitinho, conferir umas três vezes e mandar já se preparando pra entrevista. Se ela não for necessária, daí é só alegria, mas melhor mandar a documentação já preparado pra fazer biquinho, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário