sexta-feira, 24 de junho de 2011

[Processo Via Québec] Teste de avaliação online

É bastante comum a gente ficar hiper-super-ultra-mega animado com a possibilidade de ir morar em um país de primeiro mundo, deixar a violência do Brasil pra trás, dar uma turbinada na carreira ou mesmo começar uma nova e - no caso de quem tem filhos ou pretende um dia tê-los - criar os rebentos em um lugar onde respeito é aprendido cedo e não é visto como sinal de fraqueza. Aí você começa a ler, se informar, se depara com 342 páginas, 8.134 blogs, 102 taxas e acaba se perdendo, sem saber sequer se tem o mínimo de requisitos para ser aprovado. Aí começam as dúvidas do "será que vale a pena?", "a pequena fortuna que vou gastar será compensada de alguma forma?" e outras mais. Realmente, pode não ser uma decisão fácil por envolver diversas variáveis, mas há uma ferramenta disponibilizada pelo site do Escritório de Imigração do Québec que pode te dar uma noção muito boa da coisa - e cujo uso é amplamente encorajado pelo próprio escritório: o teste de avaliação online.



O teste, pode-se dizer, é uma pré-seleção para aqueles que gostariam de imigrar para o Québec. Nele, são analisados todos os principais fatores que podem te aproximar do avião que vai te levar definitivamente pro Canadá ou manter seus pais e/ou seus sogros  felizes porque você vai ficar aqui e não vai levar a(o) filhinha(o) do coração deles "pra aquela terra gelada onde só tem pinguim" (?). Dentre esses fatores, como já falei em outro post, estão a idade, o diploma, a experiência profissional, se você deu cria e se fala inglês e francês bem o suficiente. Ao responder as questões desse teste - de forma honesta, claro - você obtém um panorama geral da possibilidade de ser aceito como residente permanente. Por favor, muita ênfase em "possibilidade", pois o teste não é definitivo. Ele é uma ferramenta pra ajudar o candidato a ver o quão perto (ou longe) ele está de cumprir os requisitos e, portanto, é um tanto quanto subjetivo em relação a algumas questões. Por exemplo, ele te pergunta quão bem você sabe inglês ou francês e você tem que se "classificar" em uma das opções - o que nem sempre é fácil e pode fazer com que seu resultado fique acima ou abaixo da realidade.

Enfim, de qualquer forma, é uma maneira muito boa de ver o que você já tem e o que ainda precisa conseguir, além de ser anônimo, gratuito e permitir que você refaça quantas vezes quiser, inclusive testando respostas diferentes para ver qual o perfil que você precisa ter. Eis o link:




O teste está disponível em inglês, francês e espanhol. Já fiz trocentas vezes, e sempre dá que sou aceito com um nível de francês intermediário, que acho que é onde tô chegando agora. Em compensação, fico um tanto ressabiado em relação ao meu diploma (Tradução) e a experiência profissional (serviço público - área de RH), pois uma coisa não tem nada a ver com a outra e, além disso, eu tenho mais de cinco anos de experiência no setor público, mas apenas um ano comprovado de experiência como tradutor. Mas enfim, isso eu vou descobrindo pelo caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário