quinta-feira, 2 de junho de 2011

Teste de francês pode ser implementado no processo

Passeando pelas listas, blogs e comunidades da vida, acabei me deparando com uma reportagem interessante. Reproduzo abaixo um trecho e, quem quiser, pode ler a íntegra na fonte, aqui


"La ministre de l'Immigration et des Communautés culturelles, Kathleen Weil, imposera sous peu des tests de français «standardisés» aux immigrants afin d'identifier les nouveaux arrivants qui ne connaissent pas suffisamment le français pour exercer leur métier ou leur profession.

«Ce sera un test pour vraiment établir le niveau de français qu'ils ont pour s'assurer qu'ils puissent intégrer le marché du travail», a indiqué, hier, au Devoir Kathleen Weil avant de participer à la commission parlementaire qui se penche sur la planification de l'immigration au Québec pour la période 2012-2015."


Se é bom? Meio difícil dizer, né, principalmente levando-se em conta que eu sou candidato a imigrante e tenho outros probleminhas ligados à profissão. Ou seja, quanto mais fácil tornarem o processo, melhor pra mim. Por outro lado, e esse lado é o lado do Québec, um teste nesses moldes pode realmente ajudar a selecionar melhor o perfil que eles procuram. Pode ser também uma maneira de ajudar o imigrante a entender em que nível de conhecimento da língua ele está exatamente, visto que nem sempre é fácil você dizer "meu conhecimento é de nível intermediário". E pior ainda quando há subdivisões disso (tipo "sou iniciante-intermediário" ou "sou avançado-iniciante-com-sotaque-da-terrinha").

Independente disso, o negócio é continuar firme no francês!

4 comentários:

  1. é, eu acho justo. assim como tem que fazer o IELTS...mas...vamos esperar e ver o que acontece.

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu blog. Estou numa situação parecida, porém ainda iniciarei um curso técnico em química (umas das profissões em demanda) e pretendo iniciar em agosto o francês. Ainda tenho um logo caminho de pelo menos 3 anos.A minha sorte é a idade, 21 anos, então tenho que começar já. Tomara que consigamos atingir nossos objetivos.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, visitante anônimo! Sim, realmente pra quem é mais novo as opções são bem variadas e não há tanta pressa. Eu, se soubesse o que quero ser quando crescer, já teria imigrado há muito tempo hehehe.
    Boa sorte pra nós!

    ResponderExcluir
  4. Show de bola! Seja muito bem vindo!

    Vou adicionar o teu também para acompanhar tua saga!

    Sucesso, e abraços!

    ResponderExcluir