quinta-feira, 16 de junho de 2011

Adicionar mais francês à mistura?

Bom, esse vai ser um minipost (espero!), apenas para comentar sobre dois pequenos aspectos:

Primeiro... bem, eu comecei a fazer francês em junho de 2010. Fiz um módulo em um mês e meio de intensivo, depois fiz mais dois módulos em quatro meses, também intensivo. Daí, sentindo que tinha visto muito conteúdo, mas que faltava fixá-lo, resolvi desacelerar e fazer um curso regular. Nesse meio tempo, tentei mudar para uma escola que era muito indicada por várias pessoas, mas não consegui. Acabei perdendo o início das aulas de várias escolas e, por fim, para não ficar o semestre inteiro parado (em termos, porque estava sempre revisando o conteúdo que já havia visto na outra escola), comecei a fazer aulas particulares. Tem sido bom, a professora é acessível, e eu tenho a vantagem de poder abordar de frente as dúvidas que tenho e me expressar com graça e desenvoltura balbuciar como um macaco que teve AVC na tentativa de melhorar a conversação. E acho que tem rendido alguma coisa, pois a professora ontem voltou a dizer que eu tenho um nível bom \o/


O segundo aspecto é... embora as aulas particulares estejam indo bem no momento, eu acho que é muito pouco. São apenas três horas por semana! No resto do tempo, eu fico escutando Radio Canada, lendo artigos do Le Monde, decorando palavras do dicionário visual, chorando no chuveiro porque não consigo usar os pronomes "en" e "y" de forma decente e tudo mais, mas claro, isso não é suficiente. Então tô pensando em aliar as aulas particulares com aulas numa escola. No momento, tô sem saber se faço um intensivo em algum lugar (minha antiga escola e a Aliança Fracesa são fortes candidatas) ou se espero pra começar um curso regular em agosto. Claro, pensando em número de  horas, fazer um intensivo agora em julho é uma boa, mas tem também o lance do ritmo, do quanto eu dou conta e outras coisas... enfim, tenho que pensar!

De qualquer forma, logo vou começar a fazer posts mais voltados pra imigração em si. Há algum tempo comecei a ler as páginas oficiais do escritório de imigração do Québec e outros documentos oficiais, e acho que é legal colocar um resumão ou os pontos mais importantes/mais interessantes pra mim, até como forma de montar um resumão pra quando eu precisar consultar alguma coisa. Só tenho que encontrar tempo pra fazer isso!

3 comentários:

  1. Olá!
    Eu fiz o intensivo de julho da Aliança e vale muito a pena, viu? A gente acaba assimilando melhor porque praticamos a língua todo santo dia. Claro que seria melhor fazer quando se tem tempo, mas sobrando, mas se formos pensar assim nunca faremos nada! Hehehe... Eu fiz o intensivo trabalhando 8 horas por dia, foi super cansativo, mas o saldo foi positivo. ;)
    Abraços,
    Lídia.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Lídia!
    Pois é, tô pensando seriamente em fazer... o problema da Aliança, pra mim, é que é muito caro comparado com as outras escolas. O intensivo então... mas essa semana vou dar um pulinho na unidade perto do meu trabalho pra ver quanto sai. Obrigado pela dica!
    Doug

    ResponderExcluir
  3. só como curiosidade, quanto vc paga por mes com as aulas particulares ? eu estou fazendo tb duas vezes por semana, mas não chega a dar 3 horas porque num dos dias, só temos 1hora e 15 min, porque o professor está com poucos horários e, tem outra turma 15 minutos depois da minha. Pago 135 por mês.

    boa sorte nos estudos desse idioma que não é fácil !

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com

    ResponderExcluir