quarta-feira, 27 de abril de 2011

Mudanças no processo de imigração



Tava dando uma zapeada na Comunidade Brasil Québec, agora que terminei um curso que estava fazendo e estou com um tempinho a mais, e me deparei com essas informações:


"Como já previsto, o processo de imigração do Québec vai ficar mais seleto a partir do ano que vem. Anexei abaixo um artigo extraído do site da Rádio Canadá que foi postado em uma lista de email que participo. Para facilitar, fiz um micro resumo abaixo:

As orientações (do governo) em matéria de imigração para o período 2012-2015

- elevar progressivamente a 50% o número de requerentes principais que possuem uma das profissões privilegiadas (ou seja, as outras profissões terão menos chances)
- manter uma proporção majoritária de pessoas que dominam a língua francesa (aumento das exigências quanto ao conhecimento da língua)
- reequilibrar proporcionalmente a origem dos imigrantes. Atualmente o maior número é de africanos, por isso será reduzido (não sei a proporção que a América do Sul tem, mas se for alta a tendência é diminuir, caso contrário a aumentar)
- reduzir a média anual de imigrantes de 55 000 para 50 000 entre 2012-2015.

Resumo da ópera: quem não tem profissão priortária corra agora mesmo para o super intensivo de francês e dê entrada no seu processo ainda esse ano antes que essas mudanças sejam aplicadas.

Fonte: Radio Canada http://www.radio-canada.ca/nouvelles/National/2011/04/15/001-eil-immigration-baisse.shtml "

Eita nóis... nem a minha formação, nem a profissão que exerço atualmente são prioritárias, meu francês ainda está nas 110 horas (mesmo que digam que eu passo na entrevista com o que sei falar) e ainda há o risco de que essas sejam apenas algumas das mudanças. Vai que resolvem baixar também a idade ou coisa do gênero.

E agora? Será que o negócio é acelerar os planos e dar entrada ainda esse ano?


4 comentários:

  1. opa... posso copiar e colocar no meu?
    notícia importante e fresca... pode deixar que cito seu blog lá...

    abraço

    Wellington
    www.brasilcanada.ca

    ResponderExcluir
  2. é, as coisas vão mudar...boa sorte aos candidatos !

    abraços.
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. pessoal - quais sao as profissoes prioritarias??? as mesmas para o processo federal?

    ResponderExcluir
  4. De qualquer forma, é uma oportunidade para organizar as coisas por lá. Ou seja, não selecionar qualquer um. Entenderam? Mesmo aumentando as exigências, fica mais fácil imigrar pra lá do que outro país. Abraços... Luiz

    ResponderExcluir