quarta-feira, 20 de abril de 2011

Mais francês

Então, como combinado, lá fui eu na segunda-feira pra minha possível nova escola de francês. Não sabia o que esperar depois de tanta bagunça da secretaria do curso tantos desencontros e tentativas frustradas. Mas não é que até gostei? O professor é um canadense da gema, se mostrou muito simpático, atencioso e brincalhão. Tive um tanto de dificuldade de entender o sotaque dele no início, não fazia ideia se ele estava pedindo pra eu me apresentar ou se tava me passando uma receita de macarrão ao alho e óleo, mas, no decorrer da aula, meu ouvido começou a captar melhor o que ele estava dizendo. Ele ainda tirou um sarro comigo, perguntando se meu sotaque francês era da Aliança Francesa, e tudo isso fazendo biquinhos exagerados hehehe.

A aula foi legal e teve muito mais conversa do que teoria, o que achei bom, porque meu maior problema sempre foi falar em uma língua estrangeira (tá, às vezes até na minha língua materna mesmo). Ao final da aula, fui conversar com a secretária sobre como eu poderia fazer, ela perguntou se eu tinha gostado e eu falei que sim, mas que eu quase chorei quando não entendi nada no início deu pra notar bastante a diferença de sotaque entre o francês da França e o do Canadá. O professor se juntou a nós e falou que meu francês tá muito bom (!), que eu não deveria esperar até o ano que vem pra fazer a entrevista (!!) e que a única turma em que eu vou aproveitar alguma coisa, segundo ele, é essa pra qual eu fui, porque as outras de intermediário estão beeeem atrás em relação à fluência (!!!). Agradeci, óbvio, mas deixei claro que ainda não vi todos os tempos verbais e que não me acho prepardo pra fazer uma entrevista em francês e muito menos viver numa cidade onde se fala francês. Ele concordou, mas voltou a dizer que não tem outra turma pra mim e que eu tava proibido de entrar em outra turma dele hehehe.

Enfim, foi legal e tudo mais, eu gostei da possibilidade de falar mais que escrever durante a aula, mas quero continuar estudando a gramática. Como é praticamente impossível achar uma escola que esteja começando uma turma de intermediário a essa altura, acho que vou ficar por lá mesmo e fazer uma avaliação no final do semestre. Se eu sentir que tô rendendo, fico por lá e continuo estudando a gramática em casa. Se não, procuro outra escola.

Mas que eu gostei dos elogios, isso eu gostei \o/

2 comentários:

  1. valeu pelo comentário.... hehehehehhe
    posso colocar seu blog na minha lista?
    abraço

    Wellington
    www.brasilcanada.ca

    ResponderExcluir
  2. Olá Doug !
    Tudo bem sim e você ?
    obrigado pela visite no blog.
    com certeza vou adicionar o seu.
    vou dar uma checada no site que vc mencionou tb.
    boa sorte !
    você já deu entrada no processo? quer ir para que cidade ?

    abraços;
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com

    ResponderExcluir