quinta-feira, 14 de abril de 2011

Francês






Eu comecei a estudar francês em junho de 2010. Antes disso, tive um breve contato com a língua, láááááá pelos idos de 1998, ainda na faculdade. De lá até o ano passado, nada, ou seja, o pouco que havia aprendido já tinha ido pro espaço. Movido pela vontade de imigrar para o Canadá, retomei os estudos ano passado, numa escola que me foi indicada como sendo muito boa. Bom, a escola não era ruim, de fato, mas eu não tive lá muita sorte com os professores. Peguei uma professora brasileira que não me passava lá muita segurança, embora seja uma pessoa excelente. Fiz um intensivo de um mês com ela. Em seguida, peguei um francês que podia ser tudo, menos professor. Sério, o cara mal levantava da cadeira pra explicar qualquer coisa, e levava o curso mais como uma conversa de boteco - na qual basicamente só ele falava, claro, já que o resto de nós mal conseguia formar três frases sem errar ou sentir falta de vocabulário. Fiquei quatro meses com esse professor e já tava pedindo arrego quando ele saiu e foi substituído por uma canadense que - aí sim - deu um gás pra aula. Infelizmente, com ela foi apenas um mês, até o meio de dezembro, já que ela entrou apenas para substituir o francês que foi embora.

Enfim, depois disso, fiquei revisando a matéria em casa. Foi muita coisa dada de uma vez, já que fiz o equivalente a três semestres em um. Apesar de ter tido pouco tempo pra estudar e tudo mais, me dei até bem. Daí, a partir de janeiro comecei a revisar por conta própria todo o conteúdo aprendido no segundo semestre do ano passado (e tô fazendo isso até hoje). Só que, para o processo de imigração, preciso comprovar horas estudadas, e meu esforço pessoal pode valer para proveito próprio, mas não pra hora da entrevista. Então pensei se voltaria à mesma escola, já que tinha feito três livros lá, mas fiquei sabendo de uma outra escola, indicada por vááááárias pessoas em blogs e listas de discussão. E... pois é... tô desde antes do carnaval tentanto ter aulas lá. Olha, o curso pode ser muito bom, mas a organização deixa - e muito - a desejar. Ou, vai ver, eu fui premiado com o descaso deles. Mandei uns três e-mails, ninguém respondeu, liguei lá, mal consegui informações (as respostas variavam entre algo do tipo "ainda não sei se alguma turma do nível básico vai querer continuar no internediário" a "não sei te dizer quanto vai custar, porque depende dos alunos e da carga horária"). Fui até a escola, consegui um pouco mais de informações e a promessa de que iriam entrar em contato comigo pra me passar as "possibilidades". Não me passaram nada. Lá fui eu recomeçar a mandar e-mail, ligar e tal. Pra encurtar a coisa, consegui, quase pedindo por favor, marcar pra assistir uma aula de uma turma do nível intermediário pra "ver se eu me adequava". Fui lá e, depois da aula, a professora disse que achava que eu podia passar pra uma turma mais avançada (!), só que ela não sabia se tinha turma mais avançada (!!), mas que, se eu quisesse, com o meu francês eu passo na entrevista do processo (!!!). Pensei um "AAAAAOOOOOOOOOOOOOONDEEEEE", mas não disse nada. A professora disse que conversaria com a chefe dela e que entrariam em contato comigo esta semana pra me dar uma resposta.

E tô eu aqui, conjugando o verbo attendre a semana inteeeeeeeira, e nada de telefonema ou e-mail. Hoje, tive um tempinho no trabalho e corri pro telefone. Daí consegui falar lá com alguém que disse que sim, a professora havia comentado sobre o meu caso (virei um "caso"). Quase perguntei se era só isso e iam me empalhar ou algo do tipo, mas só mandei mesmo um "bom, e aí, tem alguma coisa pra mim ou é melhor eu procurar outra escola?". Enfim, me explicaram que eu, novamente, preciso assistir uma aula de outra turma pra ver se me adapto. Disseram que tem uma turma na segunda e quarta à noite, e falaram pra eu ir. Daí eu fiquei pensando se valia a pena, mas a verdade é que qualquer outra escola já começou aulas há mais de um mês e que, nesse momento, ou é essa escola, ou é ficar revisando em casa até o próximo semestre. Então falei que vou lá na segunda. Nem sei o que esperar, mas, a essa altura, acho que já nem me importo mais.

3 comentários:

  1. Oi Doug! Que bom que gostou do Blog!

    Precisando, to por aqui!

    To colocando o link do seu blog la no meu... muito legal seu Blog!

    beijocas

    ResponderExcluir
  2. sem problemas, obrigado pelos elogios...
    Espero que seu processo corra tudo bem...
    Deus abençoe e força

    Wellington
    www.brasilcanada.ca

    ResponderExcluir
  3. Caramba Doug...

    Sinceramente, to fazendo Aliança Francesa, não me arrependo, tá por um preço até que legal, perto do que eu pensava que seria, mas to no básico ainda, comecei aos sábados e o preço é bem menor do que eu imaginei, além do mais, é o francês mesmo, com professores franceses... Vale a pena.
    Já tentou lá?

    Tá show o blog hein, mas vamos parando com isso, pq parece que o blog foi escrito por mim em alguns momentos, huahuahuauha

    ResponderExcluir