quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Fim do horario de verão e o outono

No último domingo, acabou por aqui o "horário de verão". Isso, combinado com o fato de que o horário de verão brasileiro começou há umas duas semanas, faz com que agora estejamos com uma diferença de fuso horário de três horas. Isso não só cria um probleminha extra para que eu me comunique com minha família no Brasil como exige que eu seja atento para outras tarefas.

Por exemplo, fui transferir moedas de ouro do meu banco brasileiro pra cá e quase esmurrei a tela do computador. Colocava valor, senha, tudo certinho, e o raio do site dava erro. Demorei um tempinho até me dar conta que o problema não era a minha senha ou a conexão: é que, no Brasil, já era mais de quatro da tarde, enquanto por aqui eu mal tinha acabado de almoçar. Falha nossa.

E, como previsto, a minha estação favorita até agora é o outono! Eu já tinha tido uma palhinha em 2013, quando visitei Montreal, mas agora deu pra ver tudo acontecendo ao vivo. A mudança das cores é realmente fantástica! Vários dias eu subi o Mont Royal e corri em meio a folhas caindo, quase como uma propaganda de xampu, pasta de dente ou outras coisas que não tem nada a ver com natureza, mas que os publicitários associam mesmo assim. Dá uma olhada:

Cinco horas da tarde já tá assim.










À bientôt!

5 comentários:

  1. Doug, desculpa pergunta mas quantas moedas de ouro você levou? É que pretendo dar inicio ao meu processo no final do ano que vem e gostaria de ter uma estimativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, juliaira! Olha, desculpa, mas essa questão de valores é muito pessoal. O que posso te dizer é que com por volta de 1000 dólares por mês você consegue viver tranquila aqui, desde que não tenha grandes ambições. Eu gasto menos que isso por mês, mas vivo sem luxo algum e só com um mínimo de conforto, bem estilo "vida de estudante". Depende muito de onde você vai morar, se vai se deslocar de carro, a pé ou usando transporte público, se pra você é imprescindível ter TV a cabo, casa toda mobiliada, se gosta de experimentar tudo que tem no supermercado ou se se contenta com pão, leite e maçã, e por aí vai... Sugiro dar uma olhada nesses sites pra começar a ter uma noção:

      http://www.numbeo.com/cost-of-living/comparison.jsp
      https://www.expatistan.com/cost-of-living

      E nesse site você consegue ver os encartes de preços e promoções de diversas lojas e supermercados.

      http://www.circulaires.com/?region=Quebec

      Para celular, internet e TV a cabo, dê uma olhada nos sites das principais empresas (Bell, Rogers, Fido, Videotron, etc)

      Com isso, fica mais fácil ter uma noção pra montar um orçamento. Mas não se engane: aquele dinheiro mínimo que o processo exige não costuma ser suficiente para passar os primeiros meses aqui.

      Espero ter ajudado!

      Excluir
  2. Faz mais vídeeooooo!!!
    De preferência andando na rua, que tal? ahhaahha é pedir muito né?!
    Que outono lindo em? babei!

    Abraços Doug!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Itanauã, eu sei que muita gente fica querendo ver fotos e vídeos daqui. E não é má vontade minha, não, eu juro! Mas muitas vezes eu simplesmente esqueço de filmar ou de transferir os arquivos pro laptop. Vou tentar ficar mais ligado nisso, mas não prometo, até porque meu foco aqui no blogue é em outras coisas.

      Abraço!

      Excluir