sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Le Retour [vers le Futur]

Dei uma sumida básica em agosto, né? Mas, com o fim das aulas da McGill, eu resolvi tirar férias de algumas coisas, dentre elas, do blogue. Não que eu não tivesse coisas pra falar escrever, mas achei que era melhor tentar equilibrar um pouco estudos, tempo livre e exploração depois de três meses de curso intensivo de inglês.

Pois bem, sobre os estudos eu vou comentar em outro post, até porque minhas aulas na Universidade de Montreal começaram essa semana. Então talvez eu faça uma postagem só. Ou não. Tenho ascendente em Gêmeos, gente (segundo me disseram).

Então, nestas postagem de rentrée, vou só comentar algumas coisas que fiz por aqui nesse tempo sumido.

Churrascos diversos

Quem gosta de comer uma carninha pode ficar tranquilo quando vier para Montreal. Tem churrasco pra todo lado, todo fim de semana. Mas se você imaginou churrasco brasileiro, melhor baixar um pouco as expectativas. Eles existem, sim. A lenda de que não se encontra corte brasileiro de carne caiu por terra há um bom tempo, então isso já facilita. Especialistas em churrasco dizem que as churrasqueiras de tijolos, comuns no Brasil, fazem toda uma diferença na textura e sabor do resultado final, e pá, e um, e pode ser que eles tenham razão. Fato é, este que vos escreve esteve presente em churrascos brasileiros e canadenses, e o resultado depende mesmo de alguns fatores (e do seu gosto, claro). Eu passei fome em um dos churrascos brasileiros que fui e me senti num Burger King num dos churrascos canadenses. Em outra ocasião, comi um churrasco brasileiro muito bom (e isso sem churrasqueira de tijolinhos) e experimentei cortes de carne e preparo bem diferentes (e muito bons) num outro churrasco canadense. Enfim, até isso tem variedade pra ser explorada em Montreal.


Lojas paras Nerds

Isso era algo que eu já queria fazer há algum tempo, mas só consegui depois do curso da McGill: um passeiozinho de descoberta por algumas lojas nerds aqui de Montreal. Fui com meu amigo quebeco (que é nerd enrustido) explorar lojas na rua Saint-Denis. Vimos de tudo: cartas de Magic: The Gathering (reinou na minha adolescência), bonequinhos (também chamados de action figures por quem tem vergonha), camisetas e acessórios temáticos, jogos de vídeo game, quebra-cabeças, gibis (inclusive encadernados, em inglês e francês), miniaturas, jogos de tabuleiro e mais uma pá de coisas. Confesso que achei que veria bem mais variedade, mas já dá pro nerd aqui se divertir um pouco.

E teve rombo na carteira, ó:

Boné e caneca novos!

Gostei, mas fica pra próxima.




Retour vers le Futur... à Laval!

E eis que estou um dia assistindo um anúncio no YouTube (coisa que quase nunca faço) quando o troço termina com um "lembrete" de que haveria uma exibição pública e gratuita de "De Volta para o Futuro" em Laval, em comemoração aos 30 anos do filme. Pulei da cadeira e tive um trabalhinho pra descobrir onde era o lugar (porque eu não estava lá prestando atenção no vídeo até o tal lembrete aparecer), mas finalmente achei: o Centropolis em Laval. Não satisfeito com a celebração feita lá em Brasília no início do ano, resolvi que ia nessa também! É nerd ou quer mais?

Tentei convocar algumas vítimas pessoas amigas pra ir comigo, mas todo mundo (tipo, as três pra quem mandei o convite) recusou. Também, em cima da hora, tendo que sair da cidade, e pra ver um filme que todo mundo com 30 anos ou mais já assistiu pelo menos dez vezes, só sendo nerd mesmo, né? Então fui sozinho mesmo. E, em retrospecto, acho que foi melhor assim. Peguei o metrô até Laval (minha primeira vez lá), fui andando da estação até o Centropolis no meu ritmo, parando e vendo o que queria pelo caminho, sem pressão externa. Tá certo que não posso dizer que conheci a cidade, porque só fui mesmo por causa do filme, mas fiquei com vontade de dar uma explorada em outra oportunidade.

A área do Centropolis estava meio que decorada com temática dos anos 50, que, para informação dos civis e pagãos que não assistiram o filme, é a época em que se passa a maior parte da ação do filme. Tinha bastante gente, e até... (pausa dramática) o DeLorean!!!!

Olha ele aí!

Os hoverboards da gangue do Biff Jr.

Doc Brown depois de atacar a geladeira...

...e o Marty depois da Guerra do Anel.




Foi uma noite bem nerd, com o pessoal batendo palma em certos momentos do filme, e até o clima colaborou: quando a tempestade estava chegando em Hill Valley, as nuvens começaram a se juntar em Laval e o vento a soprar, mas foi só pra dar clima mesmo, pois não choveu. Voltei pra casa tarde, mas feliz da vida!


Andanças pela cidade

De vez em quando, eu também tirava um tempo só pra dar umas voltas pela cidade. Eu nunca fui muito longe, não, pra não precisar gastar com metrô e também pra não interferir na minha rotina de estudos e leitura. Mas, com o fim das aulas e sem ter uma vida social lá muito ativa, só assim pra poder lembrar que tem outros seres humanos no mundo. Então houve dias em que fui a livrarias, outros em que fui a shoppings ou ruas de comércio, mas o que eu mais fiz mesmo foi aproveitar as áreas verdes da cidade.




Os parques aqui são uma maravilha, e eu sou frequentador assíduo do Mont Royal. A única coisa que pesa contra é que realmente eu e o sol não nos damos bem. Morri de calor do fim de junho até agora, suando igual batata na chaleira toda vez que colocava o pé pra fora de casa, e isso me tirou o ânimo pra ir a alguns dos acontecimentos e festivais mais badalados daqui. Sério, calor me tira de circulação. Ainda assim, tento seguir o que falam: é bom aproveitar porque daqui a pouco são sete meses sem ele.

À bientôt!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Sim, vendem, e me disseram que há lojas específicas (embora eu ainda não tenha ido a nenhuma). De qualquer forma, a biblioteca tem um acervo respeitoso de mangás, então dá pra ler de Lobo Solitário a Sailor Moon, e só comprar o que você realmente fizer questão de ter em casa : )

      Excluir