terça-feira, 21 de outubro de 2014

Minhas janelas temporais para a imigração

É, o tarado por listas/tópicos/esquemas aqui voltou com tudo! Para tentar por ordem no galinheiro e controlar a ansiedade (embora, às vezes, eu fique em dúvida sobre se listas aumentam ou diminuem a ansiedade), tão logo voltei para São Paulo e minha mente já começou a traçar rotas e planos.




Bom, basicamente, há duas grandes "janelas temporais" até a minha mudança para o Canadá. A primeira é daqui até por volta do dia 15 de dezembro. Nesse período, estarei cuidando das pesquisas mais genéricas e, principalmente, finalizando as pendências aqui em São Paulo. Fico no trabalho até o dia 05 de dezembro, espero doar/vender tudo que não vou levar até o dia 10 ou 12 e, então, pegar o voo para Brasília. Já tenho levado tudo que cabe na franquia das companhias aéreas cada vez que vou visitar meus pais, para que eu deixe pouco ou nada aqui. Mas é livro e gibi demais, minha gente... provavelmente, vou ter que contratar algum serviço para enviar o que sobrar.

A única pendência grande que espero deixar dessa primeira parte é justamente a entrega do apartamento para a imobiliária. Como meu contrato só permite sair sem multa a partir de janeiro (avisando com 30 dias de antecedência.. ô, inferno...), só entregarei o apartamento definitivamente lá pelo começo de fevereiro de 2015. Ou seja, terei de voltar ainda uma vez aqui em São Paulo.

A segunda "janela" é depois da minha mudança para a casa dos meus pais, em Brasília, e vai até meados de março, quando pego o avião de vez. Nesse período, pretendo intensificar as pesquisas, principalmente as mais específicas (vagas de trabalho, por exemplo...), estudar muito francês (e inglês e alemão também, vai), definir o que estiver faltando e tomar medidas na prática (passar procuração, por exemplo). Vai ser intenso!

Uma coisa está resolvida em linhas gerais, pelo menos: nada mesmo de HSBC pra mim. Pretendo trocar uma parte dos meu suado dinheirinho para o primeiro mês lá em Montreal e depois levo o resto, escolhendo o que for mais vantajoso no momento. Quanto aos bancos, estou entre o Banque de Montréal, o Scotia Bank e o RBC. Como nenhum deles aceita que o futuro imigrante abra conta antes de chegar (ou exige um tanto de coisas para isso), quando estiver em Montreal pretendo dar uma passeada por eles, ver o que têm a oferecer e escolher aquele que me fizer a melhor proposta (principalmente em relação a cartão de crédito, de forma a ir construindo meu histórico).

Os estudos são outra coisa que eu acho que terão de esperar. Apesar da vontade de voltar para uma universidade, eu vou esperar chegar mesmo em Montreal, sentir a pressão e aí, dependendo do rumo das coisas, tocar essa ideia adiante. Como já falei antes, vou tentar arrumar emprego e pretendo dar um carinho todo especial para melhorar meu inglês e francês, seja fazendo cursos bancados pelo governo, seja pagando do meu próprio bolso. Daí, dependendo do rumo que as coisas tomarem, eu tento voltar às cadeiras universitárias após meu primeiro ano de Canadá.

Por enquanto, é isso! Parece simples, mas tenho que confessar que já estou começando a sentir o gostinho da ansiedade mais acentuado hehehe.

À bientôt!

4 comentários:

  1. Legal seu planejamento. Estamos com os meus problemas das "janelas".
    Porem fico no trabalho ate fim de Janeiro (que vou dizer, eh dificil manter o mesmo clima com tantas coisas pra resolver), e ao inves do apt, eh o meu carro - vou precisar dele ate o ultimo mes! O jeito vai ser alugar um... ainda to pensando. Vou visitar os pais do meu marido no Marrocos (moro em Dubai) e de la mesmo direto para Montreal (chegamos em Marco tambem, se Deus quiser)... Aqui em Dubai posso abrir no Scotia, entao isso ja esta decidido. Sou sortuda, pois era o que eu queria.. Nos esbarramos por aii..

    A+

    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, com o fim das férias, também tenho achado meio complicado manter o foco no trabalho. A diferença é que já não contam comigo há um tempo, então não tenho enfrentado pressão alguma. E sorte mesmo poder abrir a conta daí já no banco que você quer! Essa parte financeira, juntamente com a primeira moradia e a procura por emprego, são a angústia de qualquer recém-chegado!

      Até!

      Excluir
  2. Você é muito focado, eu sou toda bagunçada, nem saberia por onde começar. Provavelmente teria que fazer tudo com muita antecedência!!!! Boa Sorte!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, Rita... eu também não sei por onde começar!! Hahaha É que agora não tem jeito, não tem mais como enrolar ou postergar. E, como sou eu sozinho, se eu não me forçar minhas ancas a se mexerem, vou acabar entrando em pânico depois hehehe

      Excluir