quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Meu AiPode e eu (ou "vem ni mim, podcast!")

Uma das coisas que fiz nesse período de abstinência do blogue foi voltar a treinar azoreia ozuvido escutando francês. Só que, quase como um prenúncio da jornada do herói, nem bem eu voltei a fazer isso e meu MP3 player morreu. Era um Xing-Ling genérico da vida, do tipo que nem tentava fazer de conta que era de estirpe nobre e sangue azul. E, como eu nunca fui ligado em marcas, grifes e afins, ele me servia bem. Simplinho, mas dava conta. Só que me limitava - e eu nem me dava conta disso.

Quando morreu e passou para o mundo da reciclagem, eu tinha que resolver a situação rápido antes de me desmotivar. Pensei em simplesmente colocar fones de ouvido no computador e ficar escutando notícias da Radio Canada como ruído de fundo enquanto trabalhava ou navegava na internet. Mas eu não curto muito essa de ruído de fundo. Então usei essa técnica por um tempo por falta de algo melhor, mas percebi que devia realmente arrumar um outro aparelhinho para levar o negócio a sério.

E eis que, conversando com um amigo, ele me convenceu a dar uma chance pra algum dos produtos da Épou.



Eu sei que existe uma verdadeira seita de culto à maçã mordida, mas esse meu amigo nem é do tipo fanático. Na verdade, a fé já foi despertada nele, mas ele ainda não é seguidor fiel. Tenho outro que é praticamente a Branca de Neve de tanto que gosta dessa maçã. Só compra laptops, celulares, relógios, camiseta e até - pasmem! - óculos se forem da Épou ou fizerem referência à empresa de alguma forma. Enfim, o outro amigo me disse que seria bem mais prático pra mim por causa dos serviços do AiTúnis e blábláblá. "Tá bom", respondi. "Veja um modelo pra mim que não seja o mais caro e nem o mais 'pobrinho' no quesito funcionalidade e me fala".

E cá estou eu, usando meu AiPode Nano, há pouco mais de um mês. E adorando!

Embora pareça uma propaganda da Épou, na verdade eu estou maravilhado é com o mundo tecnológico em si. Eu uso uma parcela dele, gosto de tecnologia, mas não sou aficcionado. Sei que chego atrasado muitas vezes, justamente porque não vou atrás de boa parte das coisas a não ser que precise. Uso o que facilita a minha vida. E o AiPode tem facilitado bastante! Não sei como são outros aparelhos similares que não sejam Xing-Lings genéricos, mas olha... fiz assinatura de dois podcasts da Radio Canada (L'heure du monde e Plus on est de fous, plus on lit), outros dois da RFI (Le journal en français facile e Géopolitique, le débat), um da BBC (Global News) e um da SBS (German). É muita coisa! A maior parte desses programas tem episódios diários, então dá pra você ficar escutando o dia inteiro, se quiser. Eu faço isso indo e voltando do trabalho, já que dá entre 30 e 40 minutos de caminhada cada trecho. Realmente, está valendo muito a pena, e quem ainda não começou a fazer isso eu recomendo fortemente que o faça! Há programas para todos os gostos, de vários tipos de mídia, de váááários países, então é só escolher e mandar ver.





Além disso, é uma forma de você avaliar o quanto está progredindo (ou regredindo) no idioma. Pelo menos pra mim, que adoro idiomas, poder constatar que eu estou, de fato, entendendo o que quer que seja, em qualquer proporção, é muuuuuuuuuito legal! Outro dia, conversando com um amigo, acabei falando sobre uma notícia que eu tinha ouvido e só quando ele me perguntou onde eu tinha visto aquilo é que me dei conta que tinha sido num dos programas da Radio Canada. Ou seja, entendi o suficiente para contar a ele a notícia. Em outro momento, escutei o podcast em alemão da SBS (e alemão é a língua mais fraca do meu repertório) e tive uma vaga noção do que era a notícia. Aí, no podcast da BBC, coincidentemente, trataram do mesmo assunto, e aí eu consegui pescar os detalhes. E então eu pude voltar no podcast em alemão e tentar pegar o que eu tinha perdido com o benefício de já ter ouvido uma notícia em inglês sobre o mesmo tema. É muito, muito, muito legal poder fazer isso!




Enfim, estou realmente curtindo muito as possibilidades de aprendizado e treino que o meu AiPode está me proporcionando! Fiz uma pesquisa no AiTúnis sobre outros idiomas e vou te contar... deu vontade de largar o emprego já e ficar só aprendendo idiomas. E isso também me fez pensar em algumas coisas e me deu umas ideias... mas falo disso em outro post. Nesse aqui, a mensagem está dada para quem ainda não se rendeu: podcast é o que há prozuvido!

À bientôt!

2 comentários:

  1. Hey Doug,

    ótima dica, pode ajudar bastante no aprendizado de linguas, e o melhor, ter contato com o idioma que logo logo estara 24h around you!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu sei que fui meio Rubinho Barrichello aí nesse post (tipo "ah, sério que podcast é bom?? Puxa, bem que me falaram isso... em 2004"), mas realmente não podia deixar passar hehehe. Eu tinha um trabalhão antes com conteúdo, era um saco procurar, encontrar algo que prestasse, baixar e tudo mais, mas agora a vida mudou! Então achei que valia a pena colocar (ou reforçar) a dica dos podcasts porque pode ter alguém pra quem só falte um empurrãozinho hehehe.

      Abs!

      Excluir