sexta-feira, 4 de julho de 2014

Entrevistas 2014!!

Estou sumido há algumas semanas, mas é por uma boa causa. Enquanto não volto de vez, passo aqui rapidinho para dar uma boa notícia a quem está esperando há eras por uma entrevista com o BIQ (embora talvez eu tenha sido o último a saber hehehe): começaram a pipocar pela internet posts e mensagens de candidatos que foram contatados pelo BIQ-México e tiveram suas entrevistas agendadas para setembro deste ano!!! Vi pessoas de 2011 (!) e 2012 sendo convocadas, mas nada impede que já comecem a chamar pessoas de 2013. Vamos torcer!

Ainda não atualizaram a tabela com o calendário, mas, se você está aguardando ser chamado(a) para a entrevista, pode ficar de olho clicando aqui.

E, pra finalizar, duas informações que podem ser interessantes para quem deu entrada no processo recentemente: primeiro, o BIQ está levando em torno de um mês para fazer a cobrança no cartão de crédito. Assim, dependendo do seu banco e da operadora de cartão de crédito, dá pra você conversar com eles e ter uma ideia de quando a cobrança será feita. Segundo, de acordo com informações de terceiros, o BIQ está analisando, atualmente, os processos abertos em junho de 2013. Há relatos de pessoas dessa época que tem recebido pedidos de atualização de documentos ou que o dossiê está incompleto.

Aliás, um aparte sobre este último ponto. Fala sério... o BIQ já é enrolado por natureza, qualquer cidadão que tenha um mínimo de noção do processo de imigração pelo Québec sabe, no momento em que dá entrada, que levará alguns ANOS para pisar em solo canadense, e o abençoado ainda me faz o favor de não incluir os documentos que estão na lista para abertura do dossiê?? E aí ainda acham que o BIQ é que está errado nesse caso? Vamos ser coerentes, né, galera? O BIQ é muito desorganizado, sim, e por isso mesmo é que quem tá querendo dar entrada no processo tem que seguir as regras à risca se quiser tentar evitar transtornos maiores. Tem checklist pra isso! Se lá tá dizendo que você tem que mandar a cópia certifiée conforme da certidão de nascimento, pelamor, não seja mané de achar que só porque você está mandando cópia do passaporte então tanto faz, ou que você pode mandar uma cópia simples e pronto, porque também tanto faz. Além de você não ter razão nenhuma (não importa o tanto que xingue o BIQ), ainda vai atrasar não só o seu processo, como o de outros também!

E vamo afiar esse francês aí pra entrevista em setembro!

À bientôt!

3 comentários:

  1. Olá Doug! sou da leva dos que receberam email do BIQ pedindo atualização de documento, e pelo que eu to percebendo eles estão (no meu caso e de outras pessoas que conheço) pedindo exatamente da data que enviamos para o México até os dias atuais. Então não é apenas o caso de documento enviado da forma errada ou a falta do documento. É na maioria dos casos atualização do período que foi debitado o valor no cartão até o momento que eles começam de verdade a analisar a sua documentação, que pelo que vi ta levando um ano! agora torcer para que desse ponto até a entrevista não demore mais um ano né? valeu!!! abraços, Lívia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Livia! Desculpa a mega-demora pra responder, fiquei afastado do blog por um tempo. Mas, enfim, atualização de documentos é uma coisa. Se a pessoa manda tudo certo e o BIQ é lerdo pra fazer o trabalho deles a ponto de precisar pedir atualização de documentos, fazer o que, né?. Agora outra coisa é o cidadão ver escrito lá na lista de documentação exigida "certidão de nascimento" e deixar de incluir a bendita porque pensa "ah, não tô com a minha certidão aqui e já tô mandando passaporte e RG, nos dois tem a minha data de nascimento, então não vou mandar e um abraço!". Isso, sim, eu acho que é Síndrome do Mané, e tem cura. Não vi só um caso assim não, vi vários, e as pessoas sempre acham que o problema não foi elas. Então, a questão é: o BIQ já demora demaaaaais pra dar resposta, e ninguém deveria colaborar pro processo demorar mais ainda, né?

      Abraço e boa sorte!

      Excluir
  2. Nossa 10 dias de entrevista é muito pouco! levando em consideração que eles entrecista cerca de 10 pessoas por dia no maximo!

    ResponderExcluir