quinta-feira, 22 de maio de 2014

Remodelando (um pouco)

Ainda estou meio bobo-alegre depois de pegar o visto. A sensação de leveza é muito boa! Agora, quando meu celular avisa que chegou um e-mail, eu não fico mais em cólicas pânico para saber se é e-mail do BIQ, do CIQ, do consulado... já sei que, provavelmente, é spam :P A vida está tão en rose que, essa noite, sonhei até que era um Goonie!




[modo nerd ligado] Se você não assistiu os Goonies, ou se - pior! - nem sabe o que é isso, corra para salvar sua alma! Dá para achar o DVD por, tipo, dérreal em qualquer boteco! [/modo nerd desligado]

E fiquei tão leve que nem comentei algumas coisas que chamaram a minha atenção. Primeiro, a data de validade do meu visto é 24/03/2015. Ou seja, me deram duas semanas além da data dos exames médicos. Isso, pra mim, é bom, já que posso esticar a estadia em Terras Brasilis um pouco mais que eu previa, se for necessário. Claro que não vou deixar pra ir em cima da hora; afinal de contas, eu sou eu, né? Mas é bom saber que posso chegar lá já beirando a primavera. Segundo, a Maura me explicou que, se eu perder esse prazo, tenho de dar entrada de novo na etapa federal. Não tem "jeitinho" mesmo. Terceiro, perguntei sobre o Travel Document e ela disse que eles ainda fazem, sim, e que leva uns dois dias para ficar pronto. Para quem não sabe, se você for para o Québec, fizer o landing, mas precisar ou quiser voltar ao Brasil para [insira aqui um motivo aleatório], você não precisa ficar esperando a carteira de residente permanente para isso. Você pode viajar com seu passaporte brasileiro e, depois de fazer o que queria fazer, solicitar o Travel Document ao consulado canadense em São Paulo. Com ele, você pode voltar ao Canadá sem problemas. Ah, sim, tem que pagar uma taxa pro consulado fazer isso, claro, mas não é nada absurdo. 

Enfim... embora ainda esteja sorrindo à toa, as células cinzentas "Poirotianas" aqui começaram a trabalhar minimizado no desktop. Há um sem número de coisas para fazer, e, como sou tarado por listas, resolvi criar uma pra isso. A ideia já é velha, mas eu queria o visto na mão para poder partir para a ação. E aí, com isso, resolvi adicionar umas páginas ao blog. Uma é justamente para a lista, "a fazer". Vou começar a colocar ali tudo o que eu lembrar que preciso fazer aqui no Brasil e quando chegar no Canadá (e conto com as sugestões e ideias dos colegas de imigração :D); a outra é para a Timeline. Agora que o processo terminou, acho que é uma boa deixá-la quietinha no canto dela; e a última é a do contato, já que fiquei sabendo que algumas pessoas têm tentado falar comigo por aqui e em outros lugares e não conseguem por diversas razões. Então tá lá um e-mail para quem quiser escrever.

Nos próximos dias, vou escrever um pouco sobre algumas coisas que já pesquisei, como bancos no Canadá, como levar o dinheiro, moradia, estudos por lá... são coisas que ainda não estão definidas (e estão na lista do "a fazer"), mas acho uma boa ideia ir organizando as informações aqui pra ficar mais fácil pra mim mesmo. Ajuda no controle de ansiedade.

À bientôt!

P.S.: já tem um tempo que quero remodelar MESMO o blog, mas, por enquanto, vou ficar só na vontade.  Uma hora sai!

6 comentários:

  1. Ola amigo
    Tenho acompanhado sua luta e fiquei muito feliz com o final da primeira batalha;os outras iniciarao em breve...
    Muito importante essa informaçao do Travel Document(eu nao sabia) pois minha situaçao as vezes necessitara dele pois meu prazo para entrar no Canada vencera em outubro e estou com algumas pendencias aqui como venda de imoveis, etc;se ate a data limite eu nao resolver tudo, eu nao precisarei ficar la no Canada por 8 semanas para pegar o PR CARD pois poderei sair do pais e voltar depois
    Muito obrigado pela informaçao
    Um gde abraço
    ANDRADE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andrade! Pois é, nem todo mundo sabe disso e é bom saber que a gente pode ficar mais tranquilo se quiser ou precisar voltar ao Brasil antes de receber o cartão de residente permanente. Eu mesmo já cogitei a possibilidade algumas vezes. De qualquer forma, não esqueça de olhar a página do consulado de vez em quando para ver se as informações sobre o Travel Document continuam as mesmas!
      Abraço e boa sorte!

      Excluir
  2. Parabens pela conquista !!
    Boa sorte e todo mundo do mundo nessa nova etapa.

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir