quarta-feira, 5 de março de 2014

Notícia sobre a mudança nas regras (processo por Québec)

A notícia abaixo talvez tenha escapado a alguns foliões mais animados. Então, ei-la!


"Modalités de gestion de la demande en vigueur à compter du 1er avril 2014
Les candidats qui souhaitent déposer une demande de Certificat de sélection du Québec pourront continuer à le faire au-delà du 31 mars 2014, en fonction des nouvelles règles qui entreront en vigueur le 1er avril prochain. Ces nouvelles règles concernent le nombre maximal de demandes qui seront acceptées selon les différents programmes d’immigration économique au cours de la prochaine année.
Il est important de souligner que ces règles ne visent aucunement à modifier les objectifs d’immigration du Québec indiqués dans le Plan d’immigration du Québec pour l’année 2014 (PDF, 176 Ko).
Pour connaître les règles et procédures présentement en vigueur, consultez la page Règles et procédures d’immigration."

Aparentemente, portanto, a mudança será em relação ao número máximo de pedidos aceitos em cada tipo de imigração econômica. O que isso esconde, contudo, é incerto. Vão aumentar? Vão reduzir? Estabelecerão novamente que apenas tais e tais profissões poderão enviar o pedido, e essas tais e tais profissões terão um número máximo que, uma vez atingido, fará com que os demais sejam devolvidos? Difícil saber.
O alento é que eles também não pretendem modificar os objetivos do plano de imigração para este ano. Assim, talvez as mudanças sejam bem menos drásticas do que as últimas. De qualquer forma, acho que aquele conselho que dei antes continua valendo: se já dá pra enviar seu pedido, CORRA!


À bientôt!

4 comentários:

  1. Com toda certeza, enviar o mais rápido possível é a melhor opção.

    Mesmo se não tiver ainda, por exemplo, o resultado do TCFQ, pois assim dá para ganhar tempo com o envio do dossiê, abertura, e dias de uma possível "Intention de rejet".

    Há ainda a possível implantação do novo modelo de imigração canadense. Não sei se virá por agora, não sei se gerará impactos ao processo provincial, mas é mais uma preocupação com certeza.

    Bom, boa sorte a todos que virão nos próximos dias a enviar seus dossiês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o novo modelo deve demorar um pouco no Quebec, Filipe. Como foi apresentado sob forma de lei à Assembleia há pouco tempo, imagino que tenha de ser discutida e votada antes de entrar em vigor. Mas isso sou eu achando... e já achei coisas erradas antes hehehe.

      Abraço!

      Excluir
  2. Rapaz, uma pessoa q tem 63 pontos é prioritário, mas tem zero no francês, está apto para dar entrada antes dessas novas regras?
    O q vcs acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Diário, acho que, pelas regras, atuais, pode, viu? Pode ser só achismo meu, mas, até onde eu lembro, o candidato continua tendo de somar o mínimo necessário de pontos para ter chance. Se ele não precisa dos pontos de idiomas para iniciar o processo, não precisa apresentar nada em relação a isso. O problema é que eu acho que, no fim, a pessoa vai ter que fazer a entrevista (sem um certificado de proficiência nos idiomas, acho que é difícil enviarem um CSQ pelo correio) e, se a pessoa não souber francês, pode se dar mal. Eles podem recusar qualquer pessoa que eles julguem não ter o perfil, independente do número de pontos, então..

      Mas para dar entrada, acho que não tem problema. No máximo, eles vão solicitar os testes posteriormente ou dar a opção de fazer os testes ou passar pela entrevista, Mas, de novo, é achismo meu.

      Excluir