segunda-feira, 10 de março de 2014

Exames Médicos - Parte I: A Consulta

Eu achei que faria um post só falando dos exames médicos, mas Murphy interveio.


Eddie Murphy


A consulta estava marcada para as 09:30 hs da matina. Como só podia ser paga em dinheiro, e como eu não queria ficar andando com 300 moedas de ouro por aí aqui em São Paulo, fui sacando um pouquinho ali, um pouquinho aqui ao longo da última semana. Só que faltou uma certa quantia, que era pra eu ter sacado no fim de semana, mas que esqueci mesmo (é, o fim de semana foi bom). Aí pensei que tudo bem, era só sair mais cedo de casa, passar num caixa eletrônico e pronto.

Mas teve mais emoção. Consegui me enrolar magnanimamente de manhã, de forma que saí de casa às 08:50 (quando queria ter saído às 08:30). Fui para a agência sacar e - tcharam! - tinha acabado a luz no prédio. Pensei, pensei e resolvi pegar logo o metrô e ir logo para a região do consultório, pois com certeza eu conseguiria sacar ali por perto. Mas, como eu precisava descer numa estação específica, e ali perto havia uma agência, resolvi passar logo lá para garantir. E aí foi tudo tranquilo. E ainda bem que fiz isso, porque, quando cheguei no consultório (com 15 minutos de atraso), as pessoas que estavam lá comentaram que os caixas da região estavam todos quebrados ou fora do ar.

No consultório, todas as pessoas que estavam aguardando estavam passando pela consulta para obter algum tipo de visto. Tinha um casal de adolescentes (com a mãe) indo para os Estados Unidos, uma outra adolescente (com a mãe) indo para a Nova Zelândia e um cara que imagino que tenha no início dos 20 anos (com a mãe), que ACHO que está indo pro Canadá, mas acho que para estudar. Enfim... nem o meu desespero para sacar dinheiro, nem a corrida para minimizar o atraso foram úteis: o médico, pelo jeito, chega tarde e demora para atender todo mundo. Ah, e outra! No fim, você pode pagar fazendo transferência bancária. Rá!

Quando cheguei, já tive que sentar e esperar. Sim, antes mesmo de pedirem qualquer documento. E esperei, esperei, esperei... quando foi por volta de 10:15 hs, a mocinha da recepção me chamou e pediu meus documentos (duas vias do Rapport Médical que recebi por e-mail e carteira de identidade). Daí mandou eu esperar mais. Quando foi por volta de 10:40, ela me chamou de novo para fazer xixi no potinho e pediu para eu esperar numa outra área. Esperei e, uns 10 minutos depois, finalmente, a consulta!

O médico foi tranquilo. A primeira coisa que ele fez foi mergulhar uma fitinha no potinho. Acho que é pra ver se você chupa drogas dá alguma reação ligada a substâncias ilícitas. Fiquei ali mesmo, em pé, olhando a fitinha. Como não aconteceu nada, ele pediu para eu ir para a sala. Passado o primeiro teste, aí sim ele pediu pra eu sentar Só que a gente se senta numa cadeira a uma certa distância da mesa, o que me fez sentir como se eu fosse ser interrogado ou passar por uma nova entrevista de imigração. Bom, rolou uma entrevista, sim, mas foi como naqueles programas que entrevistavam celebridades na década de 90:

P: Um cantor?
R: Dudu Nobre.

P: Uma cor?
R: Musco-fusco.

P: Um prato?
R: Duralex.

Claro que as perguntas eram tipo "tem diabetes?", "tem ou já teve tuberculose?", "faz uso de medicamento de uso contínuo?" e por aí vai. Mas é pá-pum.

Respondido o questionário, ele pediu para eu sentar em um outro local e lá aferiu minha pressão, os batimentos cardíacos e auscultou meus pulmões. Tudo ok, também, aparentemente. Em seguida, pediu para eu sentar em outra cadeira e, de lá, ler uma plaquinha com letras que ele segurou a uma certa distância de onde eu estava, tapando primeiro um olho, depois o outro. Tudo tranquilo.

E pronto. Acabou. Acho que fiquei 10 minutos dentro da sala e morri em 300 moedas de ouro. Uma das cópias do Rapport Médical ficou com o médico e a outra a recepcionista me devolveu, com os dois pedidos de exames: um de VDRL e HIV 1+2 e outro para o raio X do tórax (PA).

O problema é que, nessa brincadeira, já tinha passado das 11 horas e, como eu tinha pedido para o meu chefe para entrar no meio-dia hoje, não ia ter tempo hábil para fazer os exames hoje. Então lá ficou o negócio para amanhã, infelizmente. Mas, contanto que dê tudo certo e os exames não sejam zicados de alguma forma, não tem problema. O importante é estar tudo bem!

Quando tiver novidades, venho contar. À bientôt!


2 comentários: