sexta-feira, 28 de outubro de 2011

[OFF-TOPIC] Visto Americano - Parte III

Veja o início da saga na Parte I e na Parte II.

Ainda fiquei um tempinho em pé, esperando até o monitor do meu guichê mostrar a minha senha. Bem na hora em que o atendente ia me chamar, ele, em vez de apertar o botãozinho pra chamar a próxima senha, virou pra mim lá de dentro e falou, com sotaque gringo carregadíssimo: "Só um momento, por favor".

Dei risada. Mas o cidadão realmente não demorou muito e logo me chamou. Relembrando esse guichê era o da coleta das digitais, então ele confirmou alguns dados meus e pediu para eu colocar os dedos no sensor que faz a coleta. Primeiro os quatro dedos maiores da mão direita, depois os quatro maiores da mão esquerda, depois os dois polegares ao mesmo tempo. Tudo certinho, ele ficou olhando o monitor um tempo e clicando o mouse, pegou meu passaporte (que já estava lá num lote com outros), deu uma olhada e perguntou se eu não havia usado o visto anterior. Aparentemente, na hora de passar as páginas, ele pulou aquela na qual bateram o carimbo quando passei pela imigração nos EUA. Então respondi que sim, havia usado uma vez. Ele voltou as páginas, achou o carimbo e falou "ah!". Depois disso, falou que eu não precisaria passar por entrevista, me entregou o papel laranja (aquele que recebi lá no início da saga) e falou que era pra eu ir até o caixa do lado mais externo do consulado para pagar a taxa do sedex e que meu novo visto seria entregue em casa. Ufa!

Lá fui eu, feliz da vida. E feliz MESMO, porque a fila da entrevista estava imensa e era por ordem de chegada. Além disso, você ainda tinha que ficar em pé. Enfim, fui lá pra fora, peguei outra filinha básica para fazer o pagamento da taxa do sedex e, em seguida, fim! The end! Me senti o Frodo depois de destruir o anel, garganta seca, imundo de tanto suor, parindo de fome e ainda tendo que encontrar forças pra ir a pé até a parada mais próxima que me levaria ao meu trabalho.



Mas deu tudo certo, e, tirando aquela mulher do Hades que ficou matraqueando do meu lado, eu me considerei bem sortudo. Ah, e nunca vou esquecer aquele primeiro gole d'água que bebi quando cheguei no escritório.

Depois disso, começou o período de espera. No papel que eles entregam depois que você paga o envio do sedex, vem dizendo que o prazo de entrega é de, no mínimo, seis dias úteis. Mais embaixo, falam que, se após dez dias você não receber nada, deve entrar em contato com o consulado. Enfim, eu peguei um feriado americano no meio do caminho, o que complicou mais. Não chegou nada na primeira semana e, depois que metade da segunda passou e eu não tive nada de novo na minha caixa de correio, comecei a me preocupar. Não ao ponto de ligar no consulado, porque a greve dos correios tinha acabado de ser encerrada, mas enfim, é um documento importante, o procedimento pro visto é caro e desgastante (fisicamente falando), então quem é que quer descobrir que o seu passaporte foi extraviado? A segunda semana terminou sem nenhuma novidade também. Mas eis que estou eu lá, de pijama, num domingo à tarde, curtindo as consequências do sábado à noite, quando o porteiro do meu prédio interfona e diz que estava com um sedex lá pra mim. Pulei da cama, me vesti correndo, desci, peguei o pacote, subi, abri e estava lá: passaporte lindão, visto B1/B2, validade de 10 anos. *Corre para a galera*

Em resumo, então, o atendimento expresso serve aparentemente pra duas coisas: primeiro, você não precisa aparecer no consulado antes do primeiro raio de sol da manhã. Pode chegar por volta de 10 horas, já que só vai poder entrar por volta das 11. Segundo, se for uma renovação e tudo estiver certinho, você pula a etapa da entrevista, o que já dá pra econimizar uma horinha.

Eu levei um quilo de documentos, mas não me pediram absolutamente nada, fora os passaportes (vencidos e o atual). De qualquer forma, é sempre bom estar mais que preparado para a possibilidade de que você tenha que comprovar alguma coisa com documentos. E outra: o funcionário do consulado que te atender pode não ir com a sua cara e fazer você passar pela entrevista. Aí mesmo é que você tem que ter tudo bonitinho, detalhado e explicado. Não adianta o pessoal chorar e dizer que é "absurdo", um "disparate" e outras palavras carinhosas. Eles são tão soberanos em relação ao país dele quanto somos com o nosso, então ficar achando absurdos no que eles fazem é se irritar por besteira.

Não posso deixar de dizer também que o kit de sobrevivência é de suma importância. A não ser que você queira ter uma vaga ideia do que é participar de algo como No Limite, sugiro fortemente que quem tiver de ir ao consulado leve água (nada de garrafinha de 500ml. Leva uns 2 litros, por favor, principalmente se for em dia de calor) e algum tipo de comida leve, como frutas ou barrinhas de cereal (até porque acho que se você tentar levar feijoada ou kit frango-e-farofa eles provavelmente vão barrar).

Há guarda-volumes no comércio próximo. Não testei porque sou realmente pão-duro e porque não sabia o tipo de comércio lá perto. Então preferi esvaziar minha mochila em casa e levar só o estritamente necessário. Pendrive, celulares e qualquer tipo de equipamente eletrônico é terminantemente proibido. Mas, se você é desses que se sente nu(a) sem o celular e quiser arriscar, pode pagar de 5 a 10 legais nesses guarda-volumes. Há também locais para imprimir formulários e tirar fotos, mas acho que nem preciso dizer que só devem recorrer a isso em último caso, né? O melhor é sair de casa com tudo prontinho, bonitinho, separadinho e certinho.

Ah, e outra: exceto em caso de imprevistos (eles acontecem, claro), se você pensa que pode viajar para os EUA num futuro relativamente próximo (um ano ou dois, não semana que vem), peça seu visto logo. Isso evita o desgaste e o stress de muita gente que eu vi na internet depois, que preencheu a papelada em junho, marcou a entrevista pra início de outubro e a viagem pra semana seguinte à da entrevista. Pow, como é que você vai contar com o ovo lá dentro da galinha pra fazer ovos com bacon??? Vi alguns relatos de gente que teve que cancelar viagem, gastar uma grana pra remarcar tudo e por aí vai. Por isso, peça o visto beeeeeem antes porque demora mesmo e não adianta depois falar que é um "absurdo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário