segunda-feira, 11 de julho de 2011

[Processo Via Québec] Custos do Processo

Como nada é de graça nessa vida, o processo de imigração também exige que desembolsemos uma quantia considerável antes, durante e depois das principais etapas. São eles:


  • Parte do Québec: paga quando do envio da solicitação do CSQ. O requererente principal precisa pagar CA$ 395,00. Se for acompanhado de seu(a) digníssimo(a) esposo(a) ou cônjuge de fato, este deve pagar CA$ 152,00. Cada herdeiro também vale CA$ 152,00, e isso estranhamente me lembra o Jogo da Vida;
  • Parte Federal: paga após o recebimento do CSQ e envio da documentação para a etapa federal (CA$550,00 para a abertura do processo. Depois, mais CA$ 490,00 de taxa de direito à residência permanente - obrigadão à Rosi, que indicou o link certo nos comentários!);
  • Valor mínimo para despesas iniciais no Canadá: como parte do processo, é exigida de todo imigrante uma quantia mínima para bancar os primeiros gastos em solo canadense. O valor para um adulto é de CA$ 2.800,00; para o casal é de CA$ 4.106,00. Cada rebento também faz esse valor aumentar, por isso é bom conferir aqui.

IMPORTANTE: os valores apresentados aqui são os que constam no site do escritório de imigração nesta data, mas não vão permanecer as mesmas para todo o sempre, amém. Por isso, é bom conferir no link ao final do post.

Além disso, dependendo do caso, há taxas relativas à tradução de documentos, equiparação de estudos e outros pontos que compõem uma boa planilha de gastos. Aliás, vale lembrar que essa quantia mínima exigida pelo processo é REALMENTE mínima: como ninguém sabe quando vai arrumar emprego e quanto vai ganhar, quanto mais dinheiro na conta, tanto menor o aperto depois na hora de procurar emprego e pagar as contas.

No meu caso, o de adulto solteiro sem filhos, é o mais mínimo do mínimo. Até tenho alguém pra ir comigo, mas não moramos juntos nem nada, e por enquanto nosso relacionamento tá bom assim, então ambos vão fazer o processo separadamente. Se a coisa apertar, aí a gente pensa em correr pro cartório hehehe.

2 comentários:

  1. Oi Doug, pois é, os preços são bem salgadinhos. Sobre os valores da etapa federal, você poderá encontrar neste site: http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/visas/fees-frais.aspx?lang=por

    Para abertura do federal o valor é 925 reais e para o pedido de passaportes 825 reais. Tem ainda os valores das consultas que muda para cada estado e também os exames que alguns lugares aceitam planos de saúde como nosso caso no Rio Grande do Sul.

    abraços

    Rosi

    ResponderExcluir
  2. pro processo de quebec não precisa aquele dinheiro todo, que nem a tabela que eu postei no meu blog no tópico skilled worker ??

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

    ResponderExcluir