segunda-feira, 30 de maio de 2011

Que rumo seguir?

Eu acho que a fase das pesquisas nunca vai acabar. Aliás, acho não, tenho certeza. Se bobear, neguinho pode ficar a vida inteira pesquisando sobre o Canadá e nunca imigrar, de tanta informação que existe e que sempre levanta novas dúvidas.

Esse prelúdio de post é pra dizer basicamente o seguinte: tô num mato sem cachorro.


Todo mundo que se aventura a imigrar para Québec sabe que é preciso um projeto de imigração. Aliás, ainda que isso não contasse pontos na hora da entrevista, pelamordedeus, né... só sendo muito sem noção pra achar que imigrar é igual acampar de férias com os amigos. Enfim, o problema do meu projeto é que.. eu não tenho um projeto! Pelo menos não ainda! Eu sou formado em Tradução (Português-Inglês-Português), mas exerci a profissão durante pouco tempo e de maneira informal. Ou seja, praticamente zero registro de ter atuado como tradutor na vida. Daí, em 2005, passei em concurso público e tô na área de Recursos Humanos, embora não tenha especialização ou mesmo curso algum nessa hora. Simplesmente olharam pra minha cara e provavelmente pensaram: "é, não faço ideia do que fazer contigo, então tu vai pros Recursos Humanos". E cá estou eu.

E aí é que tá a coisa.. tudo bem, eu posso até dizer que pretendo ser tradutor no Québec, mas, pra isso, é óbvio que terei que esperar um bom tempo, já que ainda não tenho domínio da língua e provavelmente só terei depois de um bom tempo lá. Ou seja, atuar como tradutor pode ser, no máximo, meu plano B. E o plano A? Será que essa minha experiência em RH em órgão público serve pra alguma coisa? O que eu digo? Que vou trabalhar com isso lá? Checando em sites de emprego do Québec, em geral é pedido algum tipo de formação na área, coisa que não tenho. Se eu for me meter a besta e tentar alguma coisa de tecnólogo antes de imigrar, são pelo menos dois anos e meio até eu ter um diploma, o que já me deixa perigosamente próximo dos 35-anos-decepadores-de-cabeças.

Seria bom ler, ouvir ou psicografar a experiência de alguém que tenha passado por algo parecido, mas até agora não consegui nada. Se alguém por acaso passar por aqui, ler estas linhas e puder me ajudar, ficarei imensamente grato. Mando até cartão virtual de agradecimento.

Um comentário:

  1. Goug, bom dia.
    Se eu fosse você conversava com alguém especializado em imigração. Posso te indicar o Pierre da DEX Consulting (http://www.dexconsulting.com.br/site/content/home/)
    . Ele está em curitiba, mas te orienta por skype e ajuda você a preparar sua papelada e seu projeto também, prepara pra entrevista e tal. Entra lá no site e liga pro Pierre, eu acho que vale muito a pena.
    Bon courage!
    Mamãe ZO

    ResponderExcluir