quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Carteira de Residente Permanente chegou!!

Finalmente!! Depois de quatro meses e meio em solo canadense, eis que recebo, gloriosa e bela, pelo correio, minha carteira de residente permanente!

Se pareço diferente na foto, é que agora estou mais magro.

Demorou tanto por erro meu, pelo menos em parte. Antes de vir pra cá, a informação que eu tinha era que a carteira de residente permanente seria enviada para o endereço que eu fornecesse na hora da chegada (o famoso landing). Eu passei o endereço do amigo que me hospedou, e confirmei pelo site do CIC que tinham atualizado. Daí fiquei esse tempo todo aguardando a carteira chegar. Consultava a estimativa de envio de vez em quando e estava entre dois a três meses. Então deixei quieto.

Mas achei que começou a demorar demais quando passou de três meses. Olhei o site de novo, e o prazo tinha aumentado um pouco. Só que, quando passou de quatro meses, comecei a desconfiar que algo poderia estar errado. Voltei ao site para tentar encontrar um contato direto, mas aí me veio a "brilhante" ideia de tentar fuçar um pouco mais e ver se encontrava informações. E acabei chegando a uma página de atualização de endereço que dizia que eu não possuía nenhum cadastro junto ao CIC.

Hein?

Voltei duas páginas e lá estava o endereço do meu amigo. Avancei duas páginas e o site do CIC me dizia que eu não tinha endereço cadastrado e que tinha de informar um no prazo de seis meses contando da minha chegada. Não sei se comi bola quando o agente de imigração me passou as informações (eu tava só "um pouquinho"nervoso, sabe?), se mudaram alguma coisa e eu passei batido, ou se simplesmente entendi a informação original errado, mas o fato é que, para todos os efeitos, eu ainda não tinha endereço físico no Canadá cadastrado para envio da carteira de residente permanente. Preenchi o formulário eletrônico e enviei na mesma hora. A carteira chegou uns dias depois.

Ainda bem que vi isso a tempo, porque a carteira só sai "de grátis" para quem imigrou se você informar o endereço dentro dos seis primeiros meses após a chegada. Depois disso, é preciso entrar com um pedido formal e — adivinha! — pagar taxas!

Então, você aí que está pra chegar, fique esperto(a)!

À bientôt!

12 comentários:

  1. Parabéns !!
    Eu fico aqui sonhando com o dia que vou poder dizer o mesmo, que estou com o cartão de residente.... a situação no Brasil está cada vez pior... =/
    É triste.

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigado!!
      É, eu veto as notícias e converso com família e amigos, e parece que a coisa só tá piorando mesmo... mas força aí que uma hora você vem!

      Abraço!

      Excluir
  2. Bom dia Doug
    Espero que esteja bem
    Gostaria de sua ajuda..pode parecer absurdo mas nao consigo achar o link para atualizaçao de endereço no site do CIC;voce poderia me ajudar?
    Desde ja agradeço
    ANDRADE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andrade!
      Olha, pra alterar o endereço você precisa acessar o seu cadastro. Use esse link: http://www.cic.gc.ca/english/my_application/status.asp?s=1
      Depois que você fornecer as informações e efetuar o login, logo na primeira tela já aparece seu nome e o endereço fornecido no landing. Logo abaixo dele, tem um botão para alterar o endereço. Clicando nele, você é levado para uma página com informações e, clicando em "Continuar", finalmente chega à página que te permite informar o endereço.

      Espero que tenha ficado claro, mas, qualquer coisa, grita!

      Doug

      Excluir
    2. Doug
      Muito obrigado pela ajuda
      Deu tudo certo
      Abraçao
      ANDRADE

      Excluir
  3. Olá! Acabei de atualizar o endereço no site (estou dentro dos 6 meses). Gostaria de saber se é necessário fazer mais algum procedimento para o recebimento do cartão ou se ele já é gerado automaticamente com a inclusão do endereço...
    Desde já agradeço,
    Leonardo

    ResponderExcluir
  4. Só passando para informar que acabei de receber o PR Card! Também nao havia sido informado de que deveria ter atualizado o endereço no site e graças a seu post é que fiz esse procedimento.... E hj, 15 dias após ter atualizado o endereço, recebi o documento.
    Nao poderia deixar de escrever esse post para agradecer! Imagino que outras pessoas tb tenham se beneficiado!
    Muito obrigado pela valiosa e imprescindível informação.
    Desejo sucesso na continuaçao de nossas jornadas na terra do norte!
    Abc,
    Leonardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Leonardo, desculpa não ter vindo aqui a tempo de ter responder! Ainda bem que você não dependia da minha resposta hehehe. Fico feliz por ter ajudado e também por você ter recebido ao documento!

      Sucesso na jornada!
      Abraço!

      Excluir
    2. Tive que passar aqui para agradecer sua imensa ajuda!!! Boa sorte para todos nós nessa aventura que é imigrar!
      Abraço!

      Excluir
  5. Doug, depois que atualiza o endereco tem como acompanhar, por exemplo, para ver se o cartao foi enviado? Se sim, onde acompanho? Muito obrigada!

    ResponderExcluir