segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Missão de seleção e nova lista de profissões (Quebec)

Galera, duas informações importantes para guiar um pouco aqueles que ainda estão sem o CSQ. Primeiro, saiu a lista de missões de seleção (conhecidas também como "entrevista para o CSQ") para o primeiro trimestre de 2015. Infelizmente, só a África e o Oriente Médio foram contemplados e terão entrevistas até março. Segue o link:

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/en/divers/Programmation-missions-travailleurs-lieu-en.pdf

Segundo, saiu uma nova lista de pontuação de domínios de formação. É aquela lista que atribui pontos específicos para cada tipo de diploma e curso do candidato. Muitas cabeças rolarão e outras voltarão à briga. Veja no link abaixo.

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/liste-formation.pdf

A lista passa a valer hoje, dia 26 de janeiro de 2015. Segundo o meu entendimento, essa nova pontuação vale pra todo mundo que ainda não recebeu uma decisão após análise. Ou seja, se você teve o dossiê aberto, mas está aguardando a decisão, a lista provavelmente vale pra você (e, obviamente, pra todo mundo que conseguir dar entrada no processo daqui pra frente).

Chama a atenção o fato de que alguns diplomas, como Bacharelado em Química e Bacharelado em Farmácia, antes sempre nas listas que mais pontuavam, agora não pontuam nada. Aconteceu algo parecido em 2013, quando Manutenção de Aeronaves, que dava 16 pontos, simplesmente zerou (e agora tá valendo 12 pontos de novo).

Mais reviravoltas que Game of Thrones. Assim é o processo de imigração pelo Québec.

À bientôt et bonne chance à tous!

14 comentários:

  1. Olá, sou técnico em informática e acredito que me encaixo em "Soutien Informatique" DEP.
    Antes das mudanças eu tinha 3 pontos, agora zerei. É muito azar mesmo.
    Na sua opinião, meu curso técnico se encaixa apenas como DEP mesmo? Pois na lista há algumas profissões, como "Techniques de l'informatique (DEC)" e "Techniques de l'informatique (AEC)" que ainda pontuam alguma coisa.
    Meu curso é de 1800 horas.
    Alguma luz no fim do túnel?

    Merci!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Guilherme! Acho que tudo tudo depende de como o escritório de imigração vi encarar o seu diploma. Eu não posso ajudar muito porque sei pouquíssimo sobre a área de TI, mas você pode buscar ajuda na Comunidade Brasil Québec ou nos grupos de imigração que existem no Facebook, por exemplo. Talvez alguém que tenha situação parecida com a sua possa te ajudar.

      Boa sorte!

      Excluir
  2. Eu ainda não estou acreditando nesta lista!
    Nossas duas profissões pontuam agora. Pouce, mas pontuam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns!!! Você já deu entrada no processo ou está aguardando a reabertura em abril? Vamos torcer pra que seja rápido!

      Boa sorte!

      Excluir
  3. Pois é Doug....como você disse. Para uns é uma ótima notícia, para outros nem tanto. Um detalhe importante que está no site também é que ao contrario do que ouvi a própria Perla dizer (registrado por mim aqui: http://quebecblogspot.blogspot.com.br/2014/07/prioridade-de-atendimento-de-dossies.html) o BIQ prioriza sim a avaliação daqueles dossiês que tem mais pontos atribuídos segundo esta nova lista. Resumindo, Engenharia da computação, Ciência da computação e Master em Genética tem mais prioridade que os enfermeiros, que antes eram passados na frente de todos, conforme a lista de 2013.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Diogo, dois anos atrás eu vi muita gente ficar mal com a mudança de pontuação. Agora, estou vendo isso de novo, mas vejo também muitos daqueles que perderam a chance antes tendo uma nova oportunidade de novo. Enfim, não há como um processo ser completamente justo quando há influência de oscilações no mercado de trabalho, dentre outras coisas.

      Bem lembrado sobre a prioridade! Será que vão reordenar todos os processos lá no BIQ, já que profissões que não pontuavam nada agora pontuam 12 pontos, por exemplo? Haja paciência..

      Excluir
  4. Olá Doug! Vamos ver se agora as coisas mudam de fato a nosso favor! Há boatos de que esta nova regra não será retroativa, então não irá impactar ao pessoal em encaminhou anteriormente e que (teoricamente) eu também não serei beneficiado. Mas o histórico mostra que a imigração do Québec tende a não seguir tudo preto no branco, e muita gente se prejudica por isso. De toda forma, junho permanece sendo meu ultimato rs.. Ou eu recebo esse CSQ, ou vou para outra província e ponto.
    Independente de por onde, sei que nos encontraremos no Canadá! rs..
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde você viu isso de não ser retroativo??? Eu sei que o BIQ é louco tarja preta, mas não faz sentido! A pontuação das profissões reflete o mercado de trabalho atual, então é mais que normal que eles modifiquem a pontuação de acordo com o mercado. Se não, já pensou? A pessoa vai pra entrevista e o entrevistador falar, "então, estamos precisando muito da sua profissão atualmente, mas, na época que você mandou seu dossiê, não precisávamos, então vou ter que te dar 0 no domínio de formação..."

      Ah, não, esse CSQ vai sair sim, e continua achando que você vai pro Quebec empregado! :)

      Abraço!

      Excluir
  5. Doug eu tou um pouco mais por dentro do processo Federal, mas de orelha em pé pra Quebec, pois será minha opção de desespero hehehehe, não tenho nada de Francês, mas pretendo começar esse ano algumas aulas, já que também me servem pra pontuar no processo federal e caso esse não dê certo vou optar por Quebec.
    Uma coisa que eu ainda não entendo é sobre essas entrevistas pensei que agora que exigem a certificação na Lingua não teria mais essas entrevistas.... sou aqui do nordeste se eu aplicasse por Quebec eu teria que esperar algum "ano" que resolvessem entrevistar o lado de cá?

    Att. Itinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Itinha! Olha, as entrevistas podem ocorrer em qualquer situação. Teoricamente, se você atinge a pontuação mínima para o CSQ determinada pelo Quebec, recebe o CSQ em casa. Maaaass... independente de pontuação, eles podem convocar você pra uma entrevista. Então, atingir a pontuação mínima para obtenção do CSQ aumenta muito as chances de você não precisar de entrevista, mas não é garantia absoluta. Caso convocada para uma entrevista, é o BIQ que determina onde elas serão feitas. Costumavam fazer uma em São Paulo ou Rio e uma em Salvador todo ano, mas não sei se ainda estão fazendo isso, pois já vi pessoas de Aracaju que foram para São Paulo fazer a entrevista.

      Outra coisa: aparentemente, o processo de imigração para o Quebec deve sofrer mudanças grandes, possivelmente a partir do próximo ano. Então, talvez 2015 seja a última oportunidade de tentar entrar pela província com o processo estruturado dessa forma - e ainda tem que esperar a divulgação das regras deste ano, o que deve acontecer só no final de março/início de abril.

      Boa sorte!

      Excluir
  6. Estamos correndo contra o tempo para aplicar esse ano Doug!!!! as nossas profissões continuam a pontuar.

    Então, nós e o Filipe Moreira ai dos primeiros comentários estamos organizando um encontro aqui em BSB mês que vem!! o que acha?? topa ir conversar e trocar figurinhas??

    Abraços e que tudo dê certo nesse novo ciclo da sua vida já em solo canadense!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu falo "nós" me refiro ao:
      https://coxinharesfriada.wordpress.com/ E http://dreamoncanada.blogspot.com.br/ (Filipe M)

      Excluir
    2. Nossa, Agnes, que bom, hein?? Espero que vocês consigam dar entrada este ano mesmo e que o processo seja beeeeeem mais rápido que os dos últimos anos!

      Quanto ao encontro, eu topo totalmente!!! Se puder ser depois do dia 08/02, com certeza eu dou um jeito de ir!

      Obrigado e boa sorte pra vocês!

      Excluir