quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Procuração feita

E a trabalheira pré-imigração continua! Meu pai, graças a Deus, está bem novamente. E, pra provar, foi comigo hoje para solicitar a procuração. Fiz uma de plenos poderes e, além do meu pai, coloquei minha irmã também. Foi bem tranquilo, bem mais tranquilo do que eu imaginava. Eles já têm um modelo pronto lá no cartório, e inclui tudo e mais um pouco. O texto da procuração tenta cobrir os assuntos mais comuns (solicitação e retirada de documentos em órgãos públicos, cancelamento de serviços, pagamentos, movimentação de conta bancária) e cita, se não todos, pelos menos os órgãos e empresas mais comuns (Polícia Federal, Ministério Público, Secretaria de Segurança, INSS, Receita Federal; Oi, TIM, Claro, Vivo; NET, Sky, GVT; e vários outros). Ah, e você pode incluir alguma coisa específica ou dar detalhes sobre qualquer coisa. Por exemplo, na minha procuração, o escrivão colocou, além do nome do banco, a agência e a conta corrente, que é pra não ter erro. São plenos poderes meeeeeeeeeeeeesmo!



Custou R$ 31,55. Bem menos do que eu tinha pensado depois de ler alguns relatos. Fiquei com duas vias, que ficarão com meu pai e com a minha irmã. Agora, eles podem fazer tudo por mim, mas eu torço pra que eles não precisem se preocupar nem 1/10 do que está lá.

Terminada essa etapa, fomos à minha agência. Mas, surpresa! Os vigilantes aqui entraram em greve, e as agências bancárias que não tinham seguranças disponíveis não abriram. Legal, né? Então não pude deixar cópia da procuração pra já adiantar as coisas. Fui a uma outra agência para pegar informações sobre remessa para o exterior, mas gente... eu sabia que eles metiam a faca, mas agora vi que eles enfiam fundo e ainda rodam! Tanto que fiquei seriamente tentado a correr e abrir uma conta no HSBC, como todo mundo faz, mesmo com dezenas e dezenas de relatos por aí de pessoas insatisfeitas com o banco. Acho que, no fim, a economia realmente é grande (embora pareça gerar dores de cabeça proporcionais). Enfim, como eu não podia fazer nenhum tipo de atualização cadastral ou entrega de documentos nessa agência, ficou mesmo pra outra hora.

Ah, uma última nota: olhem o que eu ganhei da minha irmã!



Não é um bonecão de posto. Ela pensou no irmão passando frio lá em Montreal e, voilà, trouxe um casaco maneiro pra mim! Não faço ideia de quantos graus esse casaco suporta, mas vou tentar descobrir. Com certeza, vai quebrar um galhão!

À bientôt!

2 comentários:

  1. Rapaz coincidência, nós tbm vamos fazer procuração antes de viajar.
    Parece até q estamos combinando as nossas agendas né? kkkkk
    coisas de imigrantes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Num é?? Imigrante consegue se manter atualizado até seguindo o checklist alheio, se quiser hahahaha

      Excluir