terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Ano Novo, Vida Nova!

É super-ultra-mega clichê, eu sei, mas, realmente, este ano novo traz uma vida nova pra mim! E ela já começou!


Mas deixem-me voltar um pouquinho no tempo, mais precisamente ao início de 2014. Eu nunca fui muito de ficar vendo o que eu fiz ou deixei de fazer no ano anterior, mas, talvez motivado pela mudança mais radical da minha vida, esse ano eu resolvi fazer isso. E olha só o que saiu:

  • Li 24 livros;
  • Li 12 coletâneas de gibis;
  • Fui 27 vezes ao cinema;
  • Assisti 24 DVDs e alguns filmes na TV;
  • Conheci quatro cidades (Bruxelas, Gent, Brugges e Düsseldorf);
  • Saí do meu emprego;
  • Visitei parentes que não via há algum tempo;
  • Mudei de São Paulo para Brasília;
  • Entrei em contato com mais três línguas estrangeiras (Galês, Russo e Sueco);
  • Terminei meio jogo de vídeo game (é, algumas coisas acabam sacrificadas, né?);
  • Acompanhei duas séries de TV (a quarta temporada de Game of Thrones e a primeira de The Leftovers);
  • Não consegui voltar à minha forma física. Ficou para este ano;
  • Experimentei um visual novo (barba e cabelo beeeeem baixinho);
  • Ajudei algumas pessoas, conhecidas e desconhecidas;
  • Assassinei algumas pessoas com requintes de crueldade - mas só mentalmente (e elas mereceram!);
E, por último, mas não menos importante...

  • Terminei o processo de imigração para o Canadá!
Claro, falo do processo físico, de papel, aquele que termina com o visto de imigrante colado no passaporte. O outro, o real, ainda está por começar.

De todas, acho que a maior mudança foi ter saído do emprego. Principalmente sem ter outro em mente. Principalmente quando se sai do serviço público. Mas cá estou, desempregado. Amanhã, se as coisas ainda fossem como no ano passado, eu estaria retornando à rotina, mas, dessa vez, ficarei dormindo como um lorde e, quando acordar, farei o que tenho feito: ler, estudar (inglês, francês e alemão) e curtir a família e os amigos que sobraram.

Talvez seja porque eu não tenha experiência em ficar desempregado, talvez seja porque o Canadá sempre representou um recomeço pra mim, mas eu não estou desesperado em relação a isso. Na verdade, ainda nem caiu a ficha de que eu não estou mais trabalhando. É como se eu só estivesse de férias. Nem consigo pensar que não moro mais em São Paulo. É como se eu ainda fosse voltar pra lá em algum momento. Quer dizer, eu ainda tenho de entregar o apartamento, mas isso vai ser no início de fevereiro, e pretendo ficar só alguns dias por lá. Ainda assim, ainda não consegui me desvincular da vida que tinha lá para simplesmente curtir a daqui. Vamos torcer pra que isso mude até março, senão, já era!

Até agora, tudo mais ou menos como previsto. No capítulo anterior, nosso herói estava terminando de preparar sua mudança para Brasília. Posso dizer que todo o processo foi com emoção. Tive, inclusive, de pedir para um amigo ficar no meu apartamento por algumas horas para entregar as doações, enquanto eu resolvia outras coisas. Mas, apesar de corrida, a minha última semana em São Paulo terminou bem: consegui fazer tudo que precisava, me despedi das últimas pessoas, empacotei tudo que pude e vim-me embora para Brasília.

Desde que cheguei... minha gente, estou em estado de graça! Quem foi que inventou que a gente precisa sair da casa dos pais?? Eu nunca fui mimado em casa, mas, desde que voltei, estou me sentindo membro da nobreza! É comidinha, é passeio, é um tal de sentar para contar os planos... já até propus que, se me adotarem de volta, eu abro mão de ir pra Montreal! Mas amor tem limites, pelo jeito, porque a resposta dos meus pais é que eu vou ser muito feliz lá! :P

Eu me dei férias nas últimas semanas de 2014 para descansar de tudo que tivesse a ver com a imigração ou com as pendências a resolver. Mas agora acabou, né? Saudei 2015 como o ano da mudança pra valer, com certa alegria, mas com aquele friozinho na barriga. E agora é partir pro lado prático. Já mandei a notificação de rescisão do contrato de aluguel para a imobiliária. Pra esta semana, já está marcada uma conversa com o gerente do meu banco para ver as opções de remessa de dinheiro. Marquei também dentista para início de fevereiro para ver se está tudo em ordem e fazer aquela limpeza. Outra coisa que será feita é uma visitinha à minha antiga universidade para ver questões relacionadas ao envio de documentação acadêmica para alguma futura universidade no Canadá. Ah, e as procurações, para que meus pais possam resolver qualquer abacaxi pra mim aqui.

Tudo indica que realmente vou entre os dia 10 e 15 de março. Até lá, vou me ocupando com meus estudos, minhas leituras, me informando mais sobre a cidade que escolhi, curtindo a presença da família e dos amigos, abusando dos meus livros, gibis, DVDs e jogos. Ô vida difícil, viu? :P

Feliz 2015 a todos!
À bientôt!




8 comentários:

  1. Hello Doug!!!

    Happy New Year.!!!

    Março, logo logo chega, quando voce menos esperar ja estara embarcando em MTL, curta bastante os pais e amigos ai no Brasil!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aê, cara, tudo certo? Feliz Ano Novo pra você também!

      É, cara, agora o negócio começa a apertar. Muita coisa pra resolver e um prazo que parece longo, mas nem é tanto assim. Mas é como você disse: tenho que curtir o máximo porque logo chega o grande dia!

      Abraço!

      Excluir
  2. Doug, parabéns pelas conquistas!

    Acompanho seu blog já há algum tempo e estou torcendo pelo seu sucesso na mudança!

    Agora fiquei com uma dúvida, o seu passaporte com visto chegou em Maio/2014 e você comentou que pretende se mudar em agora em Março/2015. Qual o prazo que você tem para se mudar após ter sido concedido o visto?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafael! Tudo bom? Obrigado pelos parabéns, pelas visitas e pela torcida!

      Então, o prazo costuma ser em torno de um ano após a realização dos exames médicos. A validade exata do visto (ou seja, a data-limite para a sua entrada no Canadá) vem impressa no próprio visto. Como fiz meus exames médicos em março de 2014, eles me deram até março de 2015 para entrar no Canadá.

      Qualquer dúvida, é só falar!
      Abraço!

      Excluir
  3. Olá Doug,
    vivemos as mesmas etapas, medico, banco, mudança, aviso previo no trabalho....
    Quando vc chegara no Canadá? Ainda n comprou a passagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fase boa essa, né? É cheia de dúvidas e receios, mas é o que começa a dar o gostinho de vida nova à vista de fato! Eu chego em março, entre os dias 10 e 15. Não comprei passagem porque provavelmente vou usar um outro esquema para viajar. E vocês, chegam em março também?

      Excluir
  4. Ufa acabei de ler! Li tudinho de 2011 pra cá!
    Canadá pra mim por enquanto está bem cru ou nem tanto já que estou me preparando pro IELTS pretando fazer esse ano ainda, mas diante de tantas mudanças nas regras já nem sei mais se me classifico pra entrar. A principio eu ia optar pelo processo Federal ou de alguma província, Quebec seria minha opção de desespero hehehe devido ao Francês, mas já nem sei mais, tenho que ler essas novas regras e vê qual melhor caminho a seguir.

    No caso do teu processo que começou em 2011, o fato de ir sozinho te fez "perder" ou deixar de ganhar algum ponto?
    Até onde eu tava lendo os blogs a maioria ia casado(a) pra ganhar mais pontos, teu blog foi o primeiro que achei que foi sozinho.

    Como não sei se meu casamento vai sobreviver a imigração tenho que cogitar ir sozinha rsrs.

    Estou torcendo muito por você, não deixe de escrever mesmo que depois o blog vire algo mais pessoal do que de processo imigratório!

    Ps. acho melhor deixar por enquanto como anônima!

    Abraços e sucesso (mais ainda) na sua jornada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e parabéns pela paciência de ler tudo! Espero que alguma coisa tenha sido útil pra você

      Olha, não perdi ponto algum por ser solteiro. No processo pelo Québec, existe uma tabela de pontos. Se você for solteira, a pontuação mínima a ser atingida é uma; se for casada, outra. Proporcionalmente, parece que, se você for casado e/ou tiver filhos, fica um pouco mais fácil atingir a pontuação exigida do que se for solteiro (mas eu nunca parei pra fazer contas e confirmar isso). Isso bate com um dos objetivos da imigração canadense, que é levar casais jovens, com ou sem filhos, para dinamizar a economia e aumentar a chance de permanência deles. Isso porque, se você é jovem, trabalhará e pagará impostos por mais tempo; se é casado, fica psicologicamente mais fácil passar por toda a adaptação à nova vida; e se tem filhos, principalmente pequenos, a chance de eles permanecerem no país no futuro é grande, o que assegura mão de obra para mais para a frente.

      Mas não é tão mais difícil obter a pontuação sendo solteiro. Se você tem formação, experiência profissional, idiomas afiados e idade, costuma ter boa chances (claro, cada caso é único e precisa ser analisado com cuidado). Afinal, um solteiro irá, muito provavelmente, encontrar alguém no futuro e constituir família, o que atinge o mesmo objetivo, aos olhos do governo canadense, que as pessoas que imigram casadas. Mas espero que você consiga convencer o maridão aí a dar uma chance ao Canadá. Quem sabe uma viagem de férias pra lá não o ajuda a mudar de ideia?

      Obrigado pelo estímulo e boa sorte pra você!

      Excluir