terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Agitando um pouco

Quando você começa a se mexer pra resolver as coisas, é batata: alguma(s) coisinha(s) é desarranjada no universo e acaba sobrando pra você mesmo. Aí, em vez do esforço X e trabalho Y que você estava prevendo, aparecem esforço 2X, trabalho 3Y + (4 x (3X+5), angústia Z, sono -35F e por aí vai.

Primeiro, enviei a notificação para a imobiliária em 02/01. Por Sedex. Sabe que dia que receberam? 07/01. Atrasou um pouco a data que eu tinha em mente para visitar a terra das enchentes (ex-garoa) de novo, mas tudo bem, ainda está dentro do que eu imaginava. Só vou ter que ficar um pouco mais do que previa. Aí me mandaram um e-mail, informando os procedimentos de entrega das chaves e dizendo que haveria cobrança de multa por rescisão antecipada. Oi? Eu planejei tudo justamente pra não pagar a multa, adiei minha vinda pra Brasília basicamente por isso, e agora eles vêm me dizer que isso não adiantou nada? Refiz os cálculos, tentei encontrar uma brecha no contrato, mas não achei. Então, mandei e-mail e questionei. A resposta? "Ah, nós mandamos esse procedimento pra todos, mas, na hora do acerto, eu menciono a cláusula que o isenta da multa". Podiam ter tido o cuidado de colocar, pelo menos, a indicação de possibilidade, né? "Poderá haver cobrança de multa" já me deixaria mais tranquilo do que "Haverá cobrança de multa". Susto número 1.

Cancelei a Internet e TV a cabo em dezembro pra ter uma janela boa para resolver quaisquer pendengas, já que vejo muita gente reclamando que é difícil cancelar essa bagaça. Estranhei porque foi simples, no meu caso. Liguei, solicitei o desligamento e fui atendido. A parte que deu mais trabalho foi a devolução dos equipamentos. Mas, ainda assim, aceitaram que eu devolvesse aqui mesmo em Brasília, e foi o que eu fiz. Peguei protocolo, comprovante de devolução dos equipamentos e pronto. Achei que estava tudo resolvido. Por garantia, retirei a autorização de débito automático do banco. E aí ontem chegou uma fatura pra mim! Antes de espernear, fui fazer a verificação e, aí, o engano foi meu mesmo: a cobrança que veio agora é, obviamente, a parte final, proporcional aos dias de dezembro em que utilizei o serviço. Pena que esse gasto não estava previsto, mas, se ficar só nisso, tudo bem. Susto número 2.

No fim de semana, meu pai acordou com febre do nada. Tomou medicação e, ao longo do dia, teve dor de cabeça e cansaço. Como a febre não cedeu depois das primeiras horas do remédio, lá vamos nós pro hospital. Resultado: dengue na veia, que é porque verão e calor é uma delícia, né? Agora é uma semana de repouso e monitoramento constante da temperatura. Mas hoje ele já acordou bem melhor. Susto número 3.

Um amigo que fez o processo de imigração e foi-se embora no ano passado já havia se oferecido pra me hospedar nas primeiras semanas de vida canadense. Quem está nessa fase da mudança sabe o quanto isso alivia a barra, porque, mesmo rachando as despesas, fica mais barato fazer isso do que alugar o que quer que seja, com o benefício de você ter alguém conhecido que pode, pelo menos, te dizer o jeito mais rápido de chegar aos lugares em que você vai ter de ir. Então, mas esse meu amigo nunca foi muito chegado em ficar escrevendo e-mails, e já tem um bom tempo que ele não entra em contato. Mandei um e-mail esta semana e estou aguardando. Porque, se ele sumiu, se mudou pra Saskatoon, casou com uma diva da música country ou está lutando ao lado do Estado Islâmico, eu preciso saber pra poder partir para o plano B. Então... susto número 4 (ainda aguardando definição).

Fora isso, as coisas estão andando aos pouquinhos. Depois do e-mail da imobiliária, minha ida para São Paulo ficou para a primeira semana de fevereiro. Fui ao banco ver as condições para envio de dinheiro para o exterior, mas não senti confiança no gerente que me atendeu. Vou até outra agência, onde esse tipo de operação é feito, pra ver se me informo melhor. De qualquer maneira, um dos documentos necessários para realizar a operação é a procuração, pelo menos para certas quantias enviadas de uma conta aqui para outra lá fora. E meu pai será meu procurador, mas agora preciso esperar ele se recuperar. Falta também fechar o seguro-saúde para os primeiros três meses, mas, embora eu já tenha algumas opções, devo bater o martelo apenas mais pra frente. E, ontem, recebi mensagem de uma colega de trabalho, perguntando se era pra dar andamento ao meu pedido de exoneração mesmo (tipo, "olha lá, hein? Tem certeza mesmo? Depois não vai ter volta!"). Então falei que sim e, agora, estou oficialmente desempregado.

Mas não se faz omelete sem quebrar ovo, e essa omeletona que vai ser servida em março certamente precisa de muito, muito ovo! Então vamos lá, que tudo se salva no final!

À bientôt!

2 comentários:

  1. Sempre assim né! Todas as vezes que me mudei, sempre rolou algum imprevisto e acho que é assim mesmo, por mais que a gente tenha um bom planejamento. Mas você me parece tão calmo que tira de letra. Nessa altura já estaria arrancando os cabelos e fazendo dramas por conta da ansiedade!!! Melhoras pro seu pai!

    ResponderExcluir
  2. Normal esses sustos amigos, mantenha o foco e vamos simbora.
    Mas alguns conselhos n conte com este amigo "desaparecido", alugue um quarto, é mais confortável e seguro.
    Já fizemos o nosso seguro saude pela GTA muito e barato, recomendo.
    Dps farei um post sobre isso e vc dá uma lida por lá.
    Abraços e torcendo por vc.

    ResponderExcluir