segunda-feira, 15 de setembro de 2014

O retorno - parte 1983741923

Faz tempo que não venho aqui, mas não pensei (ainda) em abandonar o blog. Na verdade, foi bom ficar afastado um tempo. Deu pra arejar um pouco a mente e ponderar algumas coisas.

De qualquer forma, foram vários os fatores que me mantiveram afastados. Primeiro, a falta de novidades sobre o processo. Depois de receber o visto, tudo passa a ser preparação e expectativa, mas eu não estava (e continuo não estando) tendo tempo - e nem muita disposição - para sentar e fazer uma pesquisa decente. Então, fiquei pensando se valia a pena vir aqui e escrever qualquer coisa. E essa foi uma das primeiras reflexões que fiz: em algum momento, o blog vai se tornar algo mais pessoal. Até aqui, tenho direcionado os posts basicamente em relação à imigração para o Canadá como um todo e à minha em particular. Mas, embora sempre haja assunto se for pra sentar e discutir, aqui no blog a gente não exatamente senta e discute... eu, basicamente, exponho a minha opinião e, quem quiser, comenta ou me manda e-mail. Não necessariamente rola prós e contras ou coisas do gênero. Então, uma das coisas que devem acontecer com o blog no futuro próximo é ele começar a tratar de assuntos que têm a ver comigo, mas que não estão ligados à imigração. Sei que isso pode afugentar muita gente, além dos que já foram afugentados pelos meus períodos de ausência, mas, enfim... paciência. O blog foi e é uma espécie de terapia pra mim, e nem só de imigração vive a minha complicada cabeça.

Outro motivo que me manteve afastado foi o trabalho. Segundo semestre do ano é uma beleza, já chega chutando a porta, e este ano não foi diferente. Ou melhor, foi sim: além do trabalho normal, eu dei início às fases dois e três de dois projetos que implantei mais no início do ano. Em quase dez anos de serviço público, foi a primeira vez que senti que, de fato, estava fazendo alguma coisa de útil! E, sendo meu último ano por aqui, quis dar o gás mesmo. Mas, eis que o serviço público acontece... e cortaram um dos projetos já na fase final, em fins de agosto. Balde de água fria, claro. Eu estava conduzindo reuniões, fazendo treinamento de pessoal, coordenando equipes, me sentindo hominho  crescido responsável, e aí, aos 45 do segundo tempo, pá! Cai o pano e pronto. Fiquei chateado nos três primeiros dias, mas foi bom para redirecionar minha atenção para outras coisas e para me lembrar que isso pode acontecer a qualquer tempo, em qualquer lugar. Então, sigo tocando o outro projeto, que continua de pé - ainda.

E falando no trabalho, conversei com o meu chefe há algum tempo e decidi a data do adeus: 5 de dezembro! Como tenho dois períodos de férias vencidas em aberto, resolvi engatar um no início de outubro e outro do dia 08 de dezembro em diante, porque daí já gasto todos os dias de férias que estavam pendentes e, no final, nem volto. Se dá medinho largar tudo assim? Óbvio que dá, mas eu já acalento essa vontade de dar tchau pro serviço público há anos. Então a preocupação vem misturada à euforia de me ver livre logo disso. Por mais incerto que o futuro possa ser, a certeza de não ter mais de fazer trabalho inócuo (pelo menos não no serviço público) é muito boa!

Já comecei também minha mudança para Brasília. Gente, é coisa demais... e não tô nem falando de móveis, não, porque esses eu vou vender ou doar. Falo de livros, gibis, DVDs e essas coisas nas quais eu me amarro e compro quase todo mês, como se não ocupasse espaço e pesasse menos que uma pluma. Quase chorei quando enchi a mala com 23 Kg de livros e notei que a minha estante aqui em São Paulo não esvaziou quase nada. Vou novamente a Brasília duas vezes antes da mudança final, em dezembro, e é certeza que não consigo levar tudo só com a bagagem permitida pelas companhias aéreas. Então devo mandar uma parte de ônibus e outra deve ficar no apartamento mesmo, já que só entrego ele em fevereiro. Mas lição aprendida: livros, DVDs e gibis são meus  melhores amigos, mas, pro Canadá, vou levar quase nada deles de saída. Se gostar e achar que vou ficar um bom tempo nas terras geladas, aí posso começar a pensar em levar a tralha aos poucos.

E acho que, para um post de retorno, tá bom, né? Espero não dar outra sumida de dois meses igual essa última, mas, pra quem curte e acompanha o blog, eu sempre apareço, mais cedo ou mais tarde! Ah, e pra quem não anda acompanhando o processo de imigração (eu me incluo aí, tô voltando agora), faz um tempinho já que o limite de 6500 processos recebidos foi atingido pelo BIQ-México. Imigração para o Québec, na maioria dos casos, só ano que vem e olhe lá... Ah, e o pessoal convocado para as entrevistas agora em setembro está se banhando em CSQs! Parabéns a todos!

 bientôt!

8 comentários:

  1. e... faz 2 meses que o consulado parou de dar sinal de vida para quem espera o pedido de passaporte e quem espera os vistos. Lá a coisa tbm está como os serviços públicos daqui, ou pelo menos a maioria. ahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Afff, já pararam com as notícias boas?? Tava tão bonita aquela chuva de e-mails, pedidos de exames médicos, de passaportes... Bom, é torcer pra que tenha sido só o "excesso" de vistos de turismo e de estudo comuns nessa época, e que o consulado volte ao que interessa logo, né? E Deus queira que eles sejam melhorzinhos que o nosso serviço público porque senão...

      Abraço!

      Excluir
  2. Admiro como você é tranquilo!!! Eu sou uma surtada e meu desejo é receber meu passaporte e no outro dia embarcar! Claro que não é isso que vai acontecer!!! ahahaaha Que bom que retornou!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Rita, vou te falar que de vez em quando minha vontade é bem essa, viu? Quando cancelaram o projeto do trabalho na fase final, fiquei com vontade de pegar minha trouxinha, pendurar no ombro, dar uma banana pra todo mundo lá e ir-me embora pro norte! Mas tudo tem sua hora. Logo, logo, estaremos todos lá!

      Força aí! Abraço!

      Excluir
  3. Doug, que bom que está de volta :D

    Lendo os seu post sobre o BIQ, nao se preocupe nao é só o BIQ q é assim ou o CIC São Paulo, dei entrada no meu preocesso (depois conto a novidade no blog), recebi a carta de arbetura e o processo vai levar 20 meses, quem pensa que o CIC inside Canada trabalha mais rápido, está enganado, o pior é que eu não posso sair do Canadá até o preocesso ser finalziado. Vamos cruzar os dedos e pedir ver se os preocessos vooem em todas as categorias, queremos chuvas de passaporte e vistos rsrsr!!!

    Abraco man!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, meu caro! Pois é, e olha que muita gente que tá no processo de imigração pularia de alegria se soubesse que levaria "só" 20 meses pra receber o visto. Mas vai curtindo por aí que o tempo passa rápido e logo você acaba com isso!

      Abraço e boa sorte!

      Excluir
  4. Olá pessoal!! Sou nova aqui e estou mto afim de imigrar para o Canada (o Brasil nao da mais!!). Poderiam me dar dicas de como eu devo fazer pra começar o processo? Desde já agradeço!! Obrigada, Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Márcia! Bom, o Canadá tem uma pá de processos de imigração, e você precisa ver em qual se enquadraria. Dê uma olhada no site http://www.canadaparabrasileiros.com , que tem uma boa quantidade de informações, e daí parta para os sites oficiais.

      Boa sorte!

      Excluir