terça-feira, 1 de abril de 2014

Novas regras do processo por Québec

E eis que, no dia da mentira, entram em vigor as novas regras do processo de imigração para o Québec. Como já havia sido anunciado antes, a mudança real é em relação ao número de dossiês. No período de 01/04/2014 a 31/03/2015, o BIQ vai aceitar, no máximo, 6.500 pedidos de CSQ na categoria de trabalhadores qualificados, 1.750 na categoria de investidores e 500 na categoria de profissionais autônomos e empresários.

[modo achismo ON]
Que isso significa? Bom, como sempre, as dúvidas vão além do que as  informações oficiais podem garantir. Eu entendo que a partir de HOJE, o contador do número de pedidos de CSQ foi zerado e tudo que chegar no BIQ entra nesses números ali em cima. Ou seja, na MINHA opinião, quem teve o dossiê recebido (veja bem, não é "aberto" e nem "aceito", é recebido) no BIQ até ontem, 31/03/2014, estaria ainda nas regras anteriores, que previa um máximo de 20.000 pedidos de CSQ. Até fevereiro de 2014, o BIQ tinha acusado o recebimento de pouco mais de 10.000. Falta ainda contabilizar o número de dossiês recebidos em março de 2014, mas, embora deva ser mais alto do que a média, já que muita gente que estava em dúvida provavelmente resolveu arriscar e mandou logo, eu acho que não deve chegar ao limite de 20.000. Independente de terem alcançado ou não esses 20.000, a partir de HOJE o máximo que eles vão receber é 6.500.

E, sim, isso deve fazer com que milhares de pessoas corram desesperadas para os correios mais próximos para enviar o que tiverem em mãos.
[/modo achismo OFF]




Há algumas exceções que serão tratadas fora desses números aí de cima. Se você der entrada no pedido de imigração por meio do Program de l'Expérience Québecoise (PEQ); OU se tiver uma oferta válida de emprego; OU se o CIC já te informou oficialmente que vai tratar seu pedido de imigração; OU se você é um residente temporário que já está no Québec e se qualifica para pedir o CSQ, então você NÃO entra nessa contagem de 6.500 para trabalhadores qualificados.

A ordem de tratamento dos dossiês será a seguinte: (1) candidaturas enviadas dentro do PEQ; (2) candidaturas com oferta de emprego válida; (3) candidatos que ganham pontos no quesito "área de formação".

[modo achismo ON]
Notei que tiraram a informação de que os últimos a serem tratados seriam... bem... todos os outros casos. Parece meio óbvio, mas, ainda assim, fiquei me perguntando se isso quer dizer que eles não vão avaliar quem não ganha pontos no quesito "área de formação". Acho que, se fosse o caso, isso estaria explicitado lá (embora eu não tenha rodado o site inteiro, é verdade), mas sei lá... depois de tanto tempo vendo mudanças no processo, a gente começa a procurar pelo em ovo fácil, fácil.
[/modo achismo OFF]

E quem mandou o dossiê aos 45 do segundo tempo e não tem certeza se o BIQ recebeu ou não antes de 1º de abril de 2014? Bom, prepare-se para um período de angústia. Segundo o site de imigração, o carimbo no dossiê é que servirá de prova de recebimento. Isso promete muita emoção para quem mandou o pacotão na última semana, pelo menos. Se ficar sem informação quando se está num período calmo é terrível, imagina ficar sem informação num período de mudanças.




Espera-se que, recebendo menos pedidos, o BIQ possa processar mais rapidamente os que já estão lá há algum tempo e começar os novos que chegam a cada dia. Se isso vai acontecer ou não, só o futuro dirá.

E ficam outras dúvidas. Por exemplo, a contagem do recebimento dos dossiês vai ser feita mesmo sem pré-análise? Quero dizer, caiu na caixa de correio do BIQ, eles já tacam um carimbão de "recebido em XX de abril de 2014" ou abrirão o pacotão, farão a pré-análise e aí, se a pessoa tiver mandado o mínimo de documentos, é que vão considerar o dossiê para fins de contagem? Se os 6.500 novos pedidos de CSQ chegarem lá, mas, sei lá, 10% não se qualificarem, eles vão devolver e completar com outros pedidos que chegaram posteriormente, mas que se qualificam? Ou já era pra todo mundo? Será que, internamente, o BIQ vai priorizar dossiês que sejam mais, digamos, compatíveis com o que eles querem, e devolver o restante dizendo que estão "fora dos 6.500"? Eu tenho minhas próprias ideias a respeito dessas e de outras questões, mas só o tempo e o BIQ para dizer.

Bom, é isso. Aos que já mandaram o dossiê, boa sorte na abertura do processo. Que tudo corra bem, que vocês recebam o débito no cartão logo, que sejam chamados para a entrevista em tempo recorde e que tudo se ajeite, mesmo com percalços. Para quem não mandou e cumpre os requisitos, o conselho é o mesmo de sempre: CORRA!

Ah! Como sempre, não se fiem por mim. Sou um mero imigrante blogueiro que pode fazer interpretação de texto errada. Vá lá no site e se certifique por conta própria a respeito dessas e outras informações. Olha o site aí, se você perdeu o link lá no início do texto:

À bientôt!

6 comentários:

  1. Esse post está a cara da minha angústia no momento!!!! Todas as minhas dúvidas e incertezas estão explicitas nesse post! Caiu como uma luva!!! Eu prefiro acreditar no seu primeiro achismo. Meu dossiê chegou lá no dia 12/03 e eles vão botar um carimbo e analisar dentro dos 20 mil, porque realmente acredito que os 6500 serão escolhidos e muito bem escolhidos e eu como profissional de ADM com apenas 6 pontinhos de domaine de formation ficaria totalmente por fora! Nunca esperei tanto pra receber uma cobrança igual estou esperando pela cobrança por parte do BIQ.

    Dedos cruzados

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é isso, Rita! Eu também nunca esperei tanto uma cobrança no cartão de crédito como quando mandei o meu dossiê hehehe.Eu acho que seu caso é mais tranquilo: 12/03 é antes do meio de março, e se eles tiverem a cara de pau de dizer que receberam seu pedido em abril, eu desisto da humanidade.

      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  2. Correr para os correios. Esqueça esse nefasto serviço estatal.
    Vai por mim mande por DHL como na época que eu enviei.
    Mandei dia 05/07/13 chegou dia 09/07/13 mas só abriu e debitou a taxa em Setembro. Queria que abrissem antes de Ago/13 mas não possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente reclama mesmo dos correios. Eu não tive problemas nas vezes em que usei, e um amigo mandou recentemente o dossiê dele e foi entregue em 5 dias. Mas, realmente, sempre corre-se o risco de a pessoa postar o dossiê dela e, no dia seguinte, os correios entrarem em greve e ficar tudo lá parado. Já pensou? Deuzulivri!

      Excluir
  3. Pois é, o meu dossiê chegou lá exatamente uma semana antes de mudar a regra (24/03). Sabe-se lá onde que eu vou entrar nessa história.

    Tem um complicador a mais em tudo isso que seu post não levou em conta: não são 6500 processos no BIQ-México, são 6500 em todos os BIQs do mundo. O BIQ hong-kong atende a india e a china (gente pra cacildis). Eu não quero ver o que vai acontecer se esse povo todo empaçocar o BIQ lá de dossiês (no espírito "corre enquanto dá tempo"), pode ficar muita gente de fora aqui.

    Mas meu ponto é: o negócio é na medida do possível desistir de especular e botar fé que tudo vai dar certo, e que cada coisa tem seu tempo. Não adianta tentar exercer controle sobre o que não se tem controle.

    Bora meditar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, André! É bom todo mundo lembrar que o máximo de 6.500 é para o Planeta Azul inteeeeeiro, não apenas para brasileiros ou sul-americanos.

      E concordo contigo, e foi o que falei pra um amigo meu que mandou o dossiê dele no mesmo dia em que o seu chegou lá: agora já foi, desencana pelo menos até receber alguma comunicação, e vai tocando a vida do jeito que der. Ficar angustiado sobre o que o BIQ vai fazer não vai tornar as coisas mais fáceis.

      Boa sorte no seu processo!

      Excluir