Faz uma semana mais ou menos que voltei de férias, e agora as coisas estão começando a entrar nos eixos. Com isso eu quero dizer que voltei à rotina, coloquei o trabalho em dia e posso dedicar mais tempo ao blog, às pesquisas e à minha imigração querida do coração mimimi bunitinha do papai.
Pode ser meio esquisito, mas de vez em quando ainda me assusto com o que já aconteceu. Principalmente com a aprovação na entrevista. É claro que eu precisaria contar um tanto da minha vida aqui para tentar passar o que é essa sensação, mas não está nos meu planos ser acusado de homicídio por entediar alguém, então vou pular essa parte. O que posso falar é que entrar nesse processo e me sujeitar a uma entrevista em outra língua, tendo praticamente nenhum tempo para pensar, ter de falar de planos pro futuro (justo eu, cujo futuro sempre se assemelhou a uma página em branco), e obter um documento de outro país dizendo que sim, eles topam que eu vá pra lá... olha, eu às vezes ainda não acredito.
Voltando das férias, a primeira coisa que eu fiz foi me inscrever na francisação online. Já havia recebido o e-mail antes, mas, como eu ia sair de férias, achei melhor não solicitar a inscrição porque não estava nos meus planos passar as férias no computador. Enfim, no mesmo dia recebi a confirmação da inscrição e me foi solicitado fazer um teste de nivelamento. Já de cara tomei um susto com o tempo de duração previsto: duas horas! Tive até de esperar alguns dias para sentar e fazer, mesmo o teste permitindo que você pare e continue depois.
Eu, na minha inocência brazuca, achei que seria um teste padrão de escola de línugas, começando com questões mais básicas e aumentando a dificuldade à medida que você progride. Achei que seriam umas 50 questões no máááááááááximo. Agora senta aí, minha amiga dona de casa: foram 93 questões. Dessas, 47 ou 48 foram de compreensão escrita e o restante foi de compreensão oral. Eu já tava achando que estava participando de "A História Sem Fim IV" quando a coisa acabou. De forma geral, o teste foi puxadinho. Você realmente tem de prestar atenção e, pior (pelo menos no meu caso): tem de ler rápido. Gente, eu adoro ler, mas não leio rápido nem em português! Tem uma barrinha que mostra o tempo que falta pra você responder a questão, e aquilo é uma fonte constante de stress. É tic-tac
começou, tic-tac
e o tempo tá passando, tic-tac
e aí mané, vai responder não? Tic-tac
E faltam 5 segundos, tic-tac
PERDEEEEEEEEEEEEEUUU!!! AI QUE BUUUUUURRO!!!!
Então, assim, foi um tanto estressante hehehe.
Depois de tudo, recebi uma mensagem dizendo que e em breve eu receberia um e-mail com o resultado e outras informações. E realmente: acho que umas duas horas depois chegou o e-mail. Fui classificado no nível 07, e o sistema me inscreveu automaticamente no Bloc 05 do curso. Também recebi o contato da minha professora e outras informações mais específicas. Dei uma olhada rápida e, até o momento, só postei no fórum de apresentação para dizer aos outros alunos que eu existo. Pelo que vi, tem outros 4 alunos brasileiros também, alguns já inscritos desde dezembro.
Hoje à noite começo o curso pra valer, daí venho dizer como está sendo. Mas já deu pra ver que não vai ser "bonjour, je m'appelle..." - o que é muito bom!
Bonne chance!
Olá!
ResponderExcluirEu entendo totalmente, sem que você tenha que explicar nos mínimos detalhes, o sentimento de "justo eu, cujo futuro sempre se assemelhou a uma página em branco". Se passa quase a mesma coisa comigo (com a diferença de que naquela página, em vez dela estar em branco, estava escritinho a repetição de um ciclo, digamos).
Já estou com a passagem comprada e, às vezes, ainda não acredito.
Abraços,
Lidia.
Essa sensacao do "desconhecido" eh muito especial.E o mais interessante eh que, como imigrantes, continuamos sentindo isso mesmo estando por aqui.Ai eh q vem o sentiment de Vitoria a cada passo dado!Boa sorte!Tudo vai dar certo!
ResponderExcluirQ bom q vc explicou direitinho sobre a francisação.
ResponderExcluirEu tinha curiosidade, ainda não estamos fazendo, mas logo faremos.
Valeu a dica!
E bonne chance amigo!!!!!!!
Agora vc está na parte federal do processo ? Tem idéia de quando vai pro Canadá ?
ResponderExcluirBom curso !
abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br/