quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Mais notícias direto das palestras!

Olá, gente!

Parece que o que coletei e relatei ontem aqui vai se confirmar. De novo, por meio de relatos de quem foi à palestra de Curitiba, confirmaram-se algumas coisas:


  • Primeiro: foi dito, com todas as letras, que pretendem finalizar todos os processos enviados até agora com essa missão no fim do ano. A intenção realmente é a de, a partir do ano que vem, só fazer entrevistas em alguns poucos casos, e fazer uso das regras de certificações oficiais de idiomas (e outras que venham a ser implementadas) para decidir a concessão ou não do CSQ sem precisar de entrevista;
  • Os CSQs pelo correio serão enviados não necessariamente à época da missão aqui no Brasil. Segundo o relato de quem assistiu à palestra, eles serão enviados à medida que os processos forem decididos. Ou seja, pode ter gente já, já recebendo um presente pelo correio;
  • Uma notícia não tão estimulante e que, ao meu ver, pode até comprometer um pouco aquela informação sobre finalizar todos os processos, é que, pelo que foi falado, ninguém no BIQ México tinha sequer tocado em dossiês brasileiros antes de agosto deste ano. A partir do mês passado foi que eles resolveram concentrar os esforços nas análises da papelada dos brasileiros. Fico imaginando a trabalheira que deve ser, e imaginando se vão dar conta de tudo mesmo até o fim do ano, mas, enfim, como disseram que vão, a gente acredita, né?
  • Para quem é enfermeiro, a Perla chegou a dizer que a formação no Brasil é uma das melhores do mundo e que o período de "estágio" ou complementação da formação é consideravelmente menor do que de pessoas de outras nacionalidades. A gente vê umas histórias de arrepiar vindas de enfermeiros  imigrantes, mas, de novo, se é pra acreditar no que eles dizem, então...

Enfim, no geral, as coisas parecem realmente estar tomando um rumo concreto neste segundo semestre! Essa é a parte boa. 

No lado da parte ruim, infelizmente eu já soube de uma pessoa (um casal, na verdade) que teve o dossiê devolvido por ter sido recusado. Não conheço as pessoas, não sei quem são, e sei pouquíssimos detalhes, mas aparentemente não exerceram, nos últimos cinco anos, pelo menos um ano da atividade de formação que indicaram no formulário. Fiquei meio assim, porque, até a mudança do ano passado, o Gilles falava claramente que a formação podia ser numa coisa e a experiência em outra, mas enfim, sem saber se esse casal mandou antes ou depois das mudanças, e sem saber se outros fatores afetaram a decisão, é impossível falar qualquer coisa. Agora, que me deu um frio na espinha, isso deu.

2 comentários:

  1. Parece que essas boas notícias estão se confirmando mesmo! Ficarei muito feliz se as coisas andarem positivamente pra todos, e irão!

    Com relação a essa situação do casal com dossiê devolvido, até onde sei, sempre foi necessário ter atuação na área de formação recente caso a formação tenha ocorrido há mais de 5 anos. Era assim antes, e permanece sem mudanças.

    De toda forma, tomara que isto não aconteça com mais ninguém!

    Abraços, e sucesso para nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu realmente não lembro desse detalhe de precisar de 1 ano pelo menos se o diploma foi obtido há mais de 5, mas enfim, pode ser que eu tenha passado batido já que não era o meu caso. Mas também torço pra que não aconteça com mais ninguém! Não deve ser fácil esperar tanto pra receber esse tipo de resposta.

      Abraço!

      Excluir