segunda-feira, 23 de maio de 2011

Aula de francês

Estive fora por pouco mais de uma semana, mas há duas tive a primeira aula particular de francês. Ainda é MUITO cedo pra afirmar qualquer coisa, mas a impressão inicial foi boa. A professora é bastante simpática e atenciosa. Fez um apanhado geral do que eu já havia estudado na outra escola, perguntou quando eu estava planejando ir para o Canadá e fez várias anotações para corrigir o que eu falo errado e reforçar pontos que ela acha que ainda não estão bem fixados na minha cabeça. Ela disse que eu falo bem francês (\o/), mas não teve aquele monte de elogios que eu ouvi dos outros dois professores que encontrei - o que, diga-se de passagem, é bom, porque senão eu começo a ficar autoconfiante demais e acabo caindo do cavalo e atropelado pela carroça mais tarde.

Outra coisa boa é que ela entende do processo de imigração e se mostrou disposta a me ajudar com minhas dúvidas em relação a isso (que são muitas!).

Só que uma aula por semana de apenas três horas é muito pouco, na minha opinião. Tô pensando sinceramente em me matricular numa escola enquanto tenho aulas particulares. Mas vamos ver, primeiro, se começo a render nas aulas particulares. Como este semestre já acaba daqui a pouco, tenho um tempinho pra analisar meu progresso nas aulas particulares. De qualquer forma, continuo estudando em casa um pouco todos os dias e ouvindo rádio pra treinar o ouvido (embora hoje meu ouvido só consiga pegar uma ou outra coisa. É mais ou menos assim: "...1aoidjraoierjaosasdioapoiaf maison qioieruqoeiruqweqoiereiu de quelq'un que qoieuqrpoiuweprqoieruqqrpoqerquer aujourd'hui qieuriqeureru...").

Aliás, seguem algumas dicas de material de estudo, com base nos meus próprios estudos:

Dicionários:
         Larousse 2011 (versão de bolso) francês-francês;
      Word Reference: Tem francês-inglês, francês-espanhol, francês-alemão... mas não francês-português. Fazendo uma gambiarra, caso você não domine nenhum dos outros idiomas que o site oferece, você pode consultar, por exemplo, francês-espanhol e depois jogar a palavra em espanhol na área-espanhol português.

Rádios:
      Radio Canadá: com francês do Québec, que, eu tenho de admitir, realmente parece caipira. :P
      Radio France International: francês da França.

Jornal:
     Le Monde: leio pelo menos um parágrafo todo dia, procuro as palavras que não conheço, releio tudo mais umas três ou quatro vezes ao longo do dia, e copio algum outro parágrafo, por escrito em um caderno pra treinar a ortografia.

Vocabulário:
     Bilingual Visual Dictionary - DK Publishing: claro que não é completo, claro que há coisas lá que eu provavelmente nunca vou precisar na vida, mas, pra mim, que aprendo melhor de forma visual, é uma beleza!
       Busuu: site para "aprender" idiomas, mas que, obviamente, não vai dar fazer ninguém se tornar fluente ou mesmo chegar ao nível intermediário.Serve mais como fonte de vocabulário e material de apoio.
      Live Mocha: idem anterior, com a vantagem de que aqui você pode treinar a fala lendo frases, gravar e, se der sorte, receber comentários úteis de nativos em relação à pronúncia. É lindo receber um elogio por ter falado perfeitamente num dia e ser esculachado por não ter sido capaz de fazer um determinado som no outro :-).

4 comentários:

  1. Olá,

    é a primeira vez que leio o seu blog e adorei o...

    "...1aoidjraoierjaosasdioapoiaf maison qioieruqoeiruqweqoiereiu de quelq'un que qoieuqrpoiuweprqoieruqqrpoqerquer aujourd'hui qieuriqeureru...").

    E é assim mesmo, rsrs

    Boa sorte

    ResponderExcluir
  2. adorei o post !
    no início é assim mesmo. a gente pega uma palavra no meio de várias. ainda tem coisas que não entendo depois de 1 ano de francês. muito estudo pela frente, mesmo que minha idéia não seja ir para Quebec, quero poder falar o francês fluentemente um dia.
    boa sorte !!!

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Doug!

    Obrigada por adicionar meu blog em sua página. Fiquei muito feliz quando vi. É o primeiro blog que me adicionou.
    Estou acompanhando o seu todos os dias!
    E vumbora estudar francÊs porque o negócio lá não é fácil,não!

    Abraços,

    Gardene
    http://gardeneaguiar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. então, obrigado pela visita lá no blog.
    Sim, Montreal é lindaaaaaaaaaa ! =)
    sou fã de lá.
    mas então eu ainda não sei. minha idéia é da4r entrada no procsso lá pro final do ano que vem e até lá terei tempo pra pesquisar e decidir. já pensei em Vancouver , Toronto, entre outras. mas vamos ver o que o destino reserva pra mim.

    abraços !!
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

    ResponderExcluir