quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Dicas de Filmes

Há algum tempo, assisti dois filmes que valem a pena, seja para treinar os ouvidos, seja como bom cinema mesmo (ao menos, na minha humilde opinião). Ei-los:

-Entre les Murs (Entre os Muros da Escola): filme francês que mostra o dia a dia de um professor da periferia de Paris que tem, como alunos, filhos adolescentes de imigrantes, em sua maioria. Ótimo para dar uma ideia de como é uma escola pública pros lados de lá - e também pra chorar abraçado ao seu diploma C2 sem entender o tanto de gíria que é disparada por segundo.




-Monsieur Lazhar (O Que Traz Boas Novas): filme canadense que, coincidentemente, também trata de um professor numa escola. Nesse caso, é um imigrante que começa a lecionar numa turma para crianças. Duas coisas, além de ouvir francês quebequense, valem a pena: algumas pinceladas sobre problemas que imigrantes enfrentam (incluindo certa discriminação) e a polêmica questão de não poder tocar numa criança sem recear ser acusado de algum desvio.


À bientôt!

terça-feira, 13 de agosto de 2013

De volta! (parte... sei lá qual parte seria)




Então, meus caros, finalmente estou de volta (se o universo não inventar alguma outra situação pra me colocar). Estou instalado na minha nova humilde residência, o que - espero! - me garanta pelo menos mais um ano e meio de tranquilidade no quesito "teto sob o qual ficar".

Uma das primeiras coisas que fiz, depois de assinar o contrato, foi mandar uma carta para o consulado do Canadá aqui em São Paulo avisando sobre o novo endereço. Como está escrito em quase todo lugar que nem o consulado, nem o BIQ, nem ninguém confirma o recebimento de nada que você manda, eu mandei a carta com Aviso de Recebimento, que já recebi de volta e está devidamente arquivado com toda a papelada do processo.

Como falei antes, no dia 18 de junho recebi um e-mail do CIC informando o número do processo e, em outras palavras, dizendo "não ligue pra gente, deixe que a gente liga pra você". Bom, saber que meu processo chegou lá em Sydney, que abriram, verificaram que estava tudo certo e me deram um número pra acompanhar me deixa satisfeito. E falo isso porque, se você começar a ler blogs pela Internet afora, verá que há verdadeiras histórias de terror ligadas ao processo de imigração, principalmente envolvendo a parte provincial. Diante de gente que teve até que pagar outra inscrição de provas de proficiência por causa de perda ou extravio de documentos, eu só posso me sentir EXTREMAMENTE grato por ter tido de enfrentar pouquíssimos percalços pelo caminho até agora - e tê-los resolvido facilmente!

Infelizmente, não é o caso de muita gente. Principalmente agora, com as novas regras. Pensem... uma pessoa muito próxima a mim passou um ano e meio se dedicando a um curso específico, que conferiria vários pontos no processo, tendo de equilibrar vida pessoal, profissional e as aulas.. tudo para chegar agora, no último dia primeiro, logo depois de ter terminado o tal curso, e descobrir que os pontos milagrosos viraram fumaça. Resultado: ela está tendo de esfriar a cabeça e apostar as fichas nas provas de proficiência, que fará agora no segundo semestre. Não é fácil. Em um dia, você tem mais que o necessário para ser aprovado. No dia seguinte, estão faltando pontos e pode ser que você não tenha onde obtê-los. É de desanimar qualquer um. Por isso, na minha humilde opinião, quem está, de fato, no processo, seja na etapa provincial, seja na federal, deveria se sentir aliviado e não desesperado. Sei que a espera é cansativa, a falta de informações é enorme, a greve atual faz a gente querer arrancar os cabelos (e eu não tiro a razão de ninguém por isso)... mas, gente, de vez em quando acho que faz bem também lembrar que ESTAMOS no processo!!! Corremos atrás a tempo, fizemos o que tínhamos de fazer, mandamos antes que certas regras fechassem ainda mais as portas, passamos por aquela porta que está cada vez mais fechada e estamos no caminho! Tem gente que não conseguiu entrar ainda, por mais que venham se esforçando. Outros não vão conseguir entrar nunca.

Aos poucos estou voltando também para a francisação online. Tive que adiar várias atividades por causa da mudança e estou super-atrasado em relação ao que já deveria ter feito. Mas, enfim, estou encarando o curso como uma ferramenta de ajuda, não como um objetivo de vida. Sem dúvida gostaria de estar me dedicando mais, e espero fazer isso agora que o perrengue da mudança acabou, mas parei com essa sangria desatada de "ter" de fazer tudo pra ontem. Afinal de contas, o próprio processo é lento e doloroso; não preciso tornar ainda mais doloroso acumulando carga que pode muito bem ser distribuída. Estou retomando meus estudos pessoais aos poucos (já que minha última tentativa em escolas de línguas foi agora no primeiro semestre, e eu, sinceramente, desisti de escolas) e encaixarei a francisação nesse tempo.

Fora isso, tenho poucas novidades. Agora é que vou voltar a reservar um tempo para pesquisas em relação ao processo. Na verdade, acompanhei por cima as últimas alterações nas regras e tenho visto que, em relação ao pedido de exames médicos, o pessoal que teve o processo aberto em novembro/2011 está recebendo de forma esporádica. Além disso, para a noooooooooooooooooooooooossa alegriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiaaa, o tempo médio de processamento da etapa federal subiu de 22 para 25 meses. Enfin, mes amis, eu estava chutando que no início de 2015 eu estaria me preparando pra receber o visto, mas agora tá mais pro fim de 2015 - e olhe lá!

C'est tout. Bonne chance à tous et à bientôt!




quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Lista de profissões 2013 (Québec)

Só tenho dado passadinhas rápidas, e essa é mais uma. Agora é pra deixar o link para a nova lista de profissões do processo de imigração para o Québec. Aí vai:


Não sei dizer se houve dezenas de milhares de mudanças, mas pelo menos uma (brutal) aconteceu: manutenção de aeronaves, que dava 12 ou 16 pontos extras e que se tornou um dos cursos favoritos para ganhar pontos no processo teve essa pontuação zerada. É isso aí: você ainda pode mandar se tem a formação em manutenção de aeronaves, mas só vai receber a pontuação do diploma. Fora o nível mínimo de francês, que agora é B2. Só piora.

Ah, as novas regras valem até 31 de março de 2014. Só Deus sabe o que pode vir depois.

Bonne chance à tous. 

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Primeiros convocados para a entrevista - 2º semestre de 2013

Tô quase de volta, só desempacotando caixas e colocando as coias no lugar, e, por isso, até essa notícia é um pouco atrasada, mas... estão convocando para as entrevistas do 2º semestre!!

Agora é a hora de afiar o francês, preparar aquela pasta "ixperta" com as informações, ouvir vááááááários CDs de meditação e ler frases diárias de auto-ajuda. Não tenho muita coragem de falar para ninguém ficar tranquilo - eu mesmo não consegui ficar - mas estarei torcendo para quem for entrevistado em setembro.

Se quiser ver o relato da minha entrevista (de março de 2013), leia aqui. Mas lembre-se que é por sua conta e risco. Pode acalmar alguns e estressar outros hehehe.

Bonne chance à tous!

terça-feira, 2 de julho de 2013

Entrevista - 2º semestre de 2013

Rapidinho de novo, só pra deixar o link com uma boa notícia para quem está aguardando a entrevista:

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/programmation-missions-travailleurs-lieu.pdf

Hora de afiar o francês e montar aquele dossiê esperto!

Bonne chance à tous!

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Di passaje...

Em meio a protestos, bombas de gás lacrimogênio, cura gay, PEC 37 e balas de borracha, duas coisas rápidas:

1. Minha boca é grande e estou pagando a língua. Foi só eu dizer que teria mais tempo para o blog e para as pesquisas que a dona do apartamento onde moro resolveu vendê-lo (o apartamento, não o meu blog). Então, estou à caça de uma nova toca; daí o sumiço e o adeus temporário à pesquisa;

2. Finalmente, depois de dois meses do envio da documentação pra etapa federal, recebi ontem o e-mail dizendo que estava tudo devidamente preenchido, xerocado, traduzido e muito bem pago. Me passaram o número do meu processo para acompanhamento e falaram que agora é com o consulado de São Paulo. Enfim, a espera vai ser longa, mas eu só queria mesmo era saber se o pacotão estava lá e se estava tudo certo. Agora eu sei que tá :D

Bonne chance à tous. Volto assim que puder.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Depois das Férias!

Faz uma semana mais ou menos que voltei de férias, e agora as coisas estão começando a entrar nos eixos. Com isso eu quero dizer que voltei à rotina, coloquei o trabalho em dia e posso dedicar mais tempo ao blog, às pesquisas e à minha imigração querida do coração mimimi bunitinha do papai.

Pode ser meio esquisito, mas de vez em quando ainda me assusto com o que já aconteceu. Principalmente com a aprovação na entrevista. É claro que eu precisaria contar um tanto da minha vida aqui para tentar passar o que é essa sensação, mas não está nos meu planos ser acusado de homicídio por entediar alguém, então vou pular essa parte. O que posso falar é que entrar nesse processo e me sujeitar a uma entrevista em outra língua, tendo praticamente nenhum tempo para pensar, ter de falar de planos pro futuro (justo eu, cujo futuro sempre se assemelhou a uma página em branco), e obter um documento de outro país dizendo que sim, eles topam que eu vá pra lá... olha, eu às vezes ainda não acredito.

Voltando das férias, a primeira coisa que eu fiz foi me inscrever na francisação online. Já havia recebido o e-mail antes, mas, como eu ia sair de férias, achei melhor não solicitar a inscrição porque não estava nos meus planos passar as férias no computador. Enfim, no mesmo dia recebi a confirmação da inscrição e me foi solicitado fazer um teste de nivelamento. Já de cara tomei um susto com o tempo de duração previsto: duas horas! Tive até de esperar alguns dias para sentar e fazer, mesmo o teste permitindo que você pare e continue depois.

Eu, na minha inocência brazuca, achei que seria um teste padrão de escola de línugas, começando com questões mais básicas e aumentando a dificuldade à medida que você progride. Achei que seriam umas 50 questões no máááááááááximo. Agora senta aí, minha amiga dona de casa: foram 93 questões. Dessas, 47  ou 48 foram de compreensão escrita e o restante foi de compreensão oral. Eu já tava achando que estava participando de "A História Sem Fim IV" quando a coisa acabou. De forma geral, o teste foi puxadinho. Você realmente tem de prestar atenção e, pior (pelo menos no meu caso): tem de ler rápido. Gente, eu adoro ler, mas não leio rápido nem em português! Tem uma barrinha que mostra o tempo que falta pra você responder a questão, e aquilo é uma fonte constante de stress. É tic-tac


começou, tic-tac


e o tempo tá passando, tic-tac


e aí mané, vai responder não? Tic-tac


E faltam 5 segundos, tic-tac


PERDEEEEEEEEEEEEEUUU!!! AI QUE BUUUUUURRO!!!!

Então, assim, foi um tanto estressante hehehe.

Depois de tudo, recebi uma mensagem dizendo que e em breve eu receberia um e-mail com o resultado e outras informações. E realmente: acho que umas duas horas depois chegou o e-mail. Fui classificado no nível 07, e o sistema me inscreveu automaticamente no Bloc 05 do curso. Também recebi o contato da minha professora e outras informações mais específicas. Dei uma olhada rápida e, até o momento, só postei no fórum de apresentação para dizer aos outros alunos que eu existo. Pelo que vi, tem outros 4 alunos brasileiros também, alguns já inscritos desde dezembro.

Hoje à noite começo o curso pra valer, daí venho dizer como está sendo. Mas já deu pra ver que não vai ser "bonjour, je m'appelle..." - o que é muito bom!

Bonne chance!