Como nada é de graça nessa vida, o processo de imigração também exige que desembolsemos uma quantia considerável antes, durante e depois das principais etapas. São eles:
- Parte do Québec: paga quando do envio da solicitação do CSQ. O requererente principal precisa pagar CA$ 395,00. Se for acompanhado de seu(a) digníssimo(a) esposo(a) ou cônjuge de fato, este deve pagar CA$ 152,00. Cada herdeiro também vale CA$ 152,00, e isso estranhamente me lembra o Jogo da Vida;
- Parte Federal: paga após o recebimento do CSQ e envio da documentação para a etapa federal (CA$550,00 para a abertura do processo. Depois, mais CA$ 490,00 de taxa de direito à residência permanente - obrigadão à Rosi, que indicou o link certo nos comentários!);
- Valor mínimo para despesas iniciais no Canadá: como parte do processo, é exigida de todo imigrante uma quantia mínima para bancar os primeiros gastos em solo canadense. O valor para um adulto é de CA$ 2.800,00; para o casal é de CA$ 4.106,00. Cada rebento também faz esse valor aumentar, por isso é bom conferir aqui.
IMPORTANTE: os valores apresentados aqui são os que constam no site do escritório de imigração nesta data, mas não vão permanecer as mesmas para todo o sempre, amém. Por isso, é bom conferir no link ao final do post.
Além disso, dependendo do caso, há taxas relativas à tradução de documentos, equiparação de estudos e outros pontos que compõem uma boa planilha de gastos. Aliás, vale lembrar que essa quantia mínima exigida pelo processo é REALMENTE mínima: como ninguém sabe quando vai arrumar emprego e quanto vai ganhar, quanto mais dinheiro na conta, tanto menor o aperto depois na hora de procurar emprego e pagar as contas.
No meu caso, o de adulto solteiro sem filhos, é o mais mínimo do mínimo. Até tenho alguém pra ir comigo, mas não moramos juntos nem nada, e por enquanto nosso relacionamento tá bom assim, então ambos vão fazer o processo separadamente. Se a coisa apertar, aí a gente pensa em correr pro cartório hehehe.