quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Novas palestras de imigração

Passando aqui rapidinho apenas para deixar registrado que estão abertas as inscrições para as palestras informativas sobre o processo de imigração por Québec. As palestras ocorrerão em março em diversas cidades brasileiras, incluindo palestras específicas para enfermeiros nas cidades de Curitiba, Salvador e São Paulo. É uma boa para quem quer mais informações antes de iniciar o processo e também para os que já estão nele e querem mostrar um tanto de insatisfação em relação à demora hehehe.

Particularmente, acho que essas palestras podem ser importantes para quem está para dar entrada no processo. A partir de 1º de abril, é possível que certas regras mudem e/ou sejam incluídas/excluídas determinadas profissões. As palestras podem adiantar algumas coisas, portanto fiquem atentos.

O link da página com as cidades e datas é http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/mexico/palestras/index.php (lembrando que as inscrições podem ser feitas online, clicando no botão mais à direita, na linha da cidade/data desejada).

À bientôt!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Montagem do dossiê para a entrevista - Parte 3

Oi, gente!

Continuo à toda na preparação para a entrevista. O hotel já está reservado, e continuo na pesquisa. O pior é que, quanto mais eu leio e pesquiso, mais coisas eu tenho pra ler e pesquisar. Já havia separado bastante material no ano passado, mas agora, fazendo a seleção (afinal, não quero levar uma enciclopédia para a entrevista), sempre acabo descobrindo um dado ou  um assunto que julgo interessante colocar na pasta.

A parte boa foi ver as informações atualizadas sobre o mercado de trabalho para a minha área e constatar que as perspectivas continuam boas! E isso vindo de sites do próprio governo canadense, o que dá mais credibilidade e embasamento na hora de falar a respeito. Ainda assim, nem tudo é realmente relevante, e, no meu caso (tradutor), os idiomas não são apenas um meio para se trabalhar no Québec - eles são o próprio fim! Então eu tô montando uma estratégia de mostrar as vagas em que o português é requisito ou um "algo a mais" para começar, em seguida as traduções cuja língua-alvo é o inglês e, então, as vagas em que o francês é a língua-alvo. Faço isso porque não acho muito viável (e mesmo realista) chegar falando que vou fazer traduções para o francês sabendo que tenho pouco mais de dois anos de estudos do idioma... tem muito chão pela frente. Mas acho importante mostrar que pretendo chegar naquele tipo de vaga, passando pelas outras antes.

Os planos B, C e D também estão engatilhados. Separei vagas que colhi ao longo do ano passado e pretendo ainda pescar algumas esta semana para, finalmente, fechar a pasta. Amanhã ou depois devo terminar a pesquisa sobre o orçamento para os primeiros 06 a 12 meses, e aí a pesquisa estará completa. Em seguida, farei a revisão e, depois, é só imprimir.

É muita coisa pra ler, analisar, reescrever e separar, mas, como muitos que já passaram pela entrevista disseram, você se sente mais confiante para falar sobre o país, a província, a cidade, o mercado de trabalho na sua área e para embasar montar a sua estratégia de vida lá. É claro que, lá, na hora, muitos outros fatores podem alterar tudo isso, mas não deixa de ser uma preparação importante para a vida lá.

Faltam pouco mais de duas semanas. Realmente torço pra que dê tudo certo!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Montagem do dossiê para a entrevista - Parte 2

E continua a ralação para montar o dossiê para a entrevista!



Terminei a "perfumaria", digamos assim. Ou seja, aquelas informações básicas sobre população do país, das principais cidades, nome do primeiro-ministro, do governador-geral e por aí vai. Falo "perfumaria" porque, na minha opinião, isso é o que menos importa no dossiê. Sei que, de vez em quando, rolam umas perguntas tipo "qual a população de Montreal?" ou "quais as principais cidades do Canadá?", que servem basicamente pra ver se você tem algum conhecimento do país e não está imigrando pra lá só porque alguém falou que é bom. Mas, ainda assim, levando-se em conta o projeto como um todo, isso é o menor dos problemas, na minha opinião.

Mas enfim, está lá: comecei falando do país, com os principais dados e alguns marcos históricos, além de razões para ir morar lá. Repeti o mesmo padrão para a província de Québec e para a cidade de Montreal. É claro que, como algumas razões (como segurança) se repetem para o país, a província e a cidade, procurei apresentar razões mais ligadas a cada um. Por exemplo, o Canadá é um país seguro. Dentro desse universo, Montreal pode não ser a cidade mais segura do Canadá, mas ainda está bem à frente de outras cidades do mesmo tamanho em outras partes do mundo.

A partir de agora, vou juntar os links de pesquisas anteriores a outros mais novos que andei pesquisando para entrar de cabeça no que realmente interessa: o mercado de trabalho pra minha área no Québec, as vagas, a ordem à qual posso me associar e por aí vai.

Ah, e as passagens já estão compradas! Optei por ir um dia antes pra tentar minimizar imprevistos com chuvas, aeroportos fechados, trânsito e por aí vai. Mas vai dar tudo certo!

À bientôt!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Montagem do dossiê para a entrevista - Parte 1

Então, gente, comecei a montar o dossiê para a entrevista. Isso ao mesmo tempo em que tento treinar o ouvido ouvindo rádios de notícias em francês, relendo apostilas dos cursos que fiz e pesquiso sobre os assuntos mais frequentes que surgem na entrevista. Vai ser pauleira!!!

Por enquanto, só separei a documentação que foi pedida na lista que veio com o e-mail de confirmação: são eles

1. Passaporte;

2. Certidão de nascimento;

3. Diplomas, históricos e boletins do 2º grau e da faculdade;

4. Declarações de vínculo empregatício (estou levando a declaração que meu chefe fez no ano passado, mas devo pedir outra mais próximo à entrevista; os contracheques que foram enviados na época em que enviei o dossiê, mais os dos seis últimos meses; declarações das chefias superiores sobre meu cargo, tarefas e data de início do trabalho atual; declaração do empregador de um trabalho paralelo que fiz em 2009, além do contrato, termo aditivo e recibo referentes a esse trabalho);

5. Provas de que as experiências foram adquiridas de forma legal (estou levando as declarações de imposto de renda dos últimos cinco anos, com a descrição das atividades, mais comprovante de rendimentos emitido pelo trabalho);

E é basicamente isso, já que o restante não é aplicável ao meu caso. Fora isso, não pediram, mas vou levar todos os originais de tudo que mandei no dossiê original, incluindo os certificados e declarações relativos a cursos de idiomas (lembrando que, quando dei entrada, ainda não era obrigatório apresentar resultado de teste oficial de idiomas. Bastavam declarações dos cursos ou dos professores).

O próximo passo agora é deixar isso tudo de forma mais apresentável. Já estão separadas também as vagas de emprego que separei ao longo do ano passado, mas vou procurar outras mais recentes e fazer uma planilha com os principais dados de todas. Eu vi alguém falando que levou 10 vagas e o M. Leblanc elogiou isso. Bom, eu devo ter umas 60 vagas, mas claro que algumas já são antigas e eu vou focar nas mais recentes. Quem já fez entrevista e puder falar sobre o número de vagas que levou, eu agradeço! : )

Aliás, quem tiver qualquer dica ou sugestão, pode se manifestar à vontade!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Confirmação enviada!

Pronto, gente, formulário de confirmação assinado e enviado! Agora não tem volta hehehe


Agora é enfiar a cara nos livros de francês, enfiar a orelha nas rádios em francês, organizar a papelada numa pasta de fácil manuseio e aprender tudo o que for possível sobre o Québec e Montréal... e tudo isso em pouco mais de um mês!